Thursday, January 30, 2014

Os amigos, são o meu porto de abrigo


Hoje, apesar de ter sido um "dia de cão" (mais precisamente, um "dia de cadela") recebi, em excesso, mensagens de ternura de muitos dos amigos que andam por aí espalhados por esse Mundo fora e..., também, dos resistentes cá do burgo, vulgo, os que decidiram ficar neste Portugal imenso e lindo, neste preciso momento, difícil de "engolir" e, sobretudo, de "conviver pacificamente".

Um abraço muito especial para os que comunicaram ou procuraram comunicar comigo, hoje.

Não é por nada mas,... estava mesmo necessitada destes abraços e das suas palavras!

- Markus Luso
- Miguel Lima
- Amélia Santos
- Nuno Silva
- Rita Godinho
- AnaBela
- Ana Cristina (mana)
- Fernando Pereira
- Ali Badra
- Holger Fohmann
- Gui Salgueiro
- Ricardo Luiz

Beijinhos a todo(a)s!

Como disse o meu querido Markus: foram o meu primeiro sorriso de hoje!

E viva a amizade!

Beijos,
da Princesa!


Tuesday, January 28, 2014

Ca ganda Noia! :D



http://www.youtube.com/watch?v=8ZxUOE57OhQ

Pois é, depois de um dia agitado, em termos profissionais, a consulta anual de "Saude no Trabalho" a alertar que estou a chegar à idade em que tenho de controlar a tensão arterial, de forma regular e semanal, de manter o colesterol e a visão sob vigia atenta, vingou-me o Ego abatido, a super prática de duas horas de Ashtanga Yoga (1a. Série), na minha amada Casa Vinyasa.
Depois, um regresso a casa tranquilo e sem pressas, e o ritual de preparação dos meus deliciosos vegetais, cozinhados em Ghee (manteiga clarificada, para quem não conhece o nome) e especiarias, acompanhados por uma mini ração de arroz integral.
E já na caminhada para a noite avançada, cruzei-me no "5 para a Meia-Noite", com o nosso ex-Ministro "Ganda Noia", do "Contra Informação" (fantástico programa), ou se preferirem, o nosso ex-Ministro "Marques Mentes", de palmo e meio, eheheheh...
Espantoso, como este formato de programa, consegue fazer prevalecer o lado mais simpático das celebridades (ou não) que por ali passam e, muito em especial, consegue pôr algumas personagens menos interessantes a dizer coisas assaz interessantes ou, pelo menos, com alguma lógica e sobretudo, divertidas e descomplexadas.

Gosto Disto!
Aaaahhhh, caneco..., enganei-me...
Este programa não é da RTP1 mas da SIC e, por acaso, até nem lhe acho piada nenhuma, eheheh...

Beijos,
da Princesa!

Monday, January 27, 2014

O Holocausto – Auschwitz, 69 anos depois…



http://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2014/01/27/auschwitz-69-anos-depois

“Há exactamente 69 anos o mundo assistiu, chocado e incrédulo, à libertação dos campos de concentração de Auschwitz e Birkenau. Há exactamente 69 anos que as imagens captadas pelo Exército Vermelho teimam em responder à pergunta: até onde pode ir a condição humana?”
(comentários e imagens passadas no Noticiário da noite de hoje na SIC, transmitido a partir das 20:00, Gmt Lisboa)


É fundamental não esquecer, é fundamental rever, hoje, as imagens filmadas pelo Exército Vermelho, por muito que nos pese cá dentro, por muito que nos sufoque, por muito que nos doa, é obrigatório não desviar o olhar e ver, ver com “olhos de ver”. Esta é a única forma de não permitir, nunca, em circunstância alguma, dar espaço à escalada de Movimentos inspirados na doutrina Nazi, que muitas vezes pensamos que estão longe mas, efectivamente, estão aqui tão perto…

Basta pensar em distúrbios recentes, ocorridos nas imediações de jogos de Futebol cá do burgo. Lembram-se dos acontecimentos que precederam o jogo do Porto-Sporting, em Outubro 2013? Aquele bando de cobardes, vestidos de cinzento?

http://www.youtube.com/watch?v=atYPEJkBqfs

É bom que não esqueçamos! É que no meio das Gentes pacíficas desta Terra linda, estão muitas “ovelhas ronhosas” de extrema-direita, atentas para nos surpreender a qualquer momento.
Mais do que nunca, é fundamental estar alerta, para a escalada de violência e para a abertura de espaços, a gente que não é gente.

Beijos,
da Princesa

Sunday, January 26, 2014

Ucrânia, a ferro e fogo...

E o direito à indignação e à discordância com o poder político vigente caminha, neste momento, de braço dado com o povo da Ucrânia.
São horas tensos, quase sem precedentes, em que milhares e milhares de Ucranianos saíram à rua para dizer não ao Presidente Viktor Yanukovych e exigirem a sua demissão.
A luta pela libertação da ex-Primeira Ministra da Ucrânia, Yulia Tymoshenko, presa em 2011, face a uma acusação de abuso de poder, é uma das exigências de quem está na rua a lutar, em consonância com a Europa, que impôs a sua libertação para a assinatura do acordo com a Ucrânia, no entanto, o Presidente Yanukovych tem vindo a recusar esta medida, certamente, certamente com medo que Yulia o venha a enfrentar e a derrotar, nas eleições do próximo ano.
Yulia Tymoshenko, embora presa, continua a inspirar a oposição ucraniana e tem vindo a apelar, de forma intensa e apaixonada, para que os ucranianos se unam, saiam para a rua e lutem pelo afastamento do Presidente.
Impressionantes as imagens do conflito e da força que demonstram os milhares de Ucranianos que estão na rua, em luta, debaixo daquele frio glaciar.
Um grande respeito por aquelas gentes!

Beijos,
da Princesa!

Saturday, January 25, 2014

A caminho dos 1000!


Inaugurei o Blog "Histórias de Encantar", em 2006.
Entretanto, oito anos se passaram e muitas ideias e opiniões aqui foram partilhadas, especialmente, com quem tem curiosidade em ler o que escrevo.
Este é o post 991! Mais 9 e chegarei a um número lindo, 1000.
Cinema, política, leituras, desporto, saúde, yoga, lugares por onde passei ou por onde gostaría de passar, factos do dia a dia que me tocam ou me impressionam, pela positiva ou pela negativa, de forma mais ou menos evidente.
Este pequeno intervalo, que me separa do número mágico, vai merecer uma bela reflexão.
Até lá, não vou parar de dizer o que me ocorre, no momento.

Bom fim-de-semana malta!

Beijos,
da Princesa

Os palavrões...

O título deste post foi inspirado por um frase bem engraçada, do simpático convidado do "5 para a Meia-Noite" de hoje.
Se querem que vos diga, ele tem toda a razão e, vendo bem, os palavrões são expressões fundamentais da nossa forma de comunicar, quando estamos, realmente e verdadeiramente, irritados.
Confesso que eu mesma, apesar de não ser useira e vezeira na sua aplicação, às vezes digo um chorrilho deles seguido, com muita convicção e..., confesso-vos que fico bastante aliviada. Em segundos varre-se a angústia do momento e o peso que se sente cá dentro, nas entranhas.
Uns belos palavrões, daqueles bem apimentados dedico, hoje e aqui, às "inteligências" que nos governam ou, se assim o entenderem ou preferirem, às desinteligências que nos desgovernam, no presente e no passado recente.

Beijos,
da Princesa!

,

Friday, January 24, 2014

4,6% de défice é motivo para o Governo fazer festa...

E como se este valor "bombástico" do défice de 4,6% fosse uma notícia que orgulhasse os Portugueses...
- Será que este resultado se deve ao facto do Governo ter gasto menos? Não!
- Será que este resultado se deve a um incremento e incentivo às áreas de Inovação que poderiam vir a gerar riqueza? Não!
- Será que este resultado se deve a uma gestão balanceada Despesa versus Receita? Não!
- Será que este resultado se deve a uma boa gestão dos "dinheiros públicos"? Não!
- Será que este resultado é tão fabuloso que ainda nos podemos dar ao luxo de desperdiçar o Erário Público em Referendos idiotas, como o proposto pelo PSD para a co-adopção, cuja matéria é apenas e só, passível de legislar, de forma clara, simples e inequívoca? Não!
Senhores governantes, senhores deputados e afins, será que é assim tão difícil perceber que a palavra défice é, simplesmente e tão só, significado de um saldo negativo?
Pois assim parece, porque a festa que fazem a este défice é a mesma coisa que festejar não crescer economicamente e ter saldo negativo na governação, estejamos a falar de um valor de 4,6% ou de 0,0001!
Défice é, em linguagem de gíria, "PREJUIZO"!
E sabem porque é que que o valor não é superior a 4,6%?
- Porque as camelas como eu, classe média e..., os camelos como vocês, classe média, pagaram uma fortuna a mais de I.R.S. (+35% arrecadado às famílias em 2013);
- porque todos pagámos a dita "taxa de solidariedade" (ainda não sei quem é o alvo exacto desta solidariedade);
- porque os muitos dos desgraçaditos que tinham dívidas fiscais as negociaram com perdão de juros, até ao fim de Dezembro 2013;
- porque o I.V.A. da Restauração e outras áreas de serviços e bens de consumo, subiu para 23%;
- porque, porque, porque, todos pagámos muito acima do que nos era devido.
E ao ouvir as barbaridades dos palermas dos deputados do PSD, hoje, na Assembleia da Republica, sobre esta vantagem negativa de 4,6% só me apetecia, como dizia a minha mãezinha, "só com um pano encharcado na tromba!".
Haja paciência para tanta desinteligência ou, simplesmente, não haja paciência nenhuma e lutemos pelo direito à indignação!
De fantochadas e esquemas de "Engenharia Financeira", está o Inferno cheio!
Infelizmente, o pior não está para trás! Espera-nos um futuro imediato, pouco promissor!
Até que adorava estar enganada mas, como hoje disse um ilustre político da praça, embora eu não lhe ache muita graça, confesso...
"Estamos a deitar foguetes antes da Festa!"

Bons sonhos malta! Espero que ainda consigam sonhar, eheheheh...

Beijos,
da Princesa!

Wednesday, January 22, 2014

A escrita..., um refúgio dos meus dias cinzentos ou solarengos!

Embora escreva por tudo e por nada, encontro sempre nestes momentos de concentração um refugio, habitualmente, do meu final de dia.
Em dias cinzentos ou solarengos, não importa, escrever faz-me sempre bem à Cabeça e à Alma.
Alegre, triste ou até, "médio" (como diz a minha linda Vanessa), simplesmente, não interessa.
As palavras sobem-me à cabeça e pronto! Tocam-me a ponta dos dedos, de forma compulsiva, e tenho de deitar cá para fora as ideias e os pensamentos, do momento, senão corro o risco de explodir, entupida de tantas palavras por dizer, eheheheh...
Se calhar aborreço alguns e se calhar até entusiasmo outros:
- Que raio lhe passará pelo pensamento para escrever isto? Ou então, até acham...
- Sempre em cima do acontecimento! Não lhe escapa nada!
É verdade, este post tem um cheirinho de auto-elogio e, outro, de reflexão sobre o que escrevo.
Porquê? Juro que não sei mas, se pensar muito sobre o assunto, pode ser que um dia, ainda descubra...

Bons sonhos!

Beijos,
da Princesa!

Sunday, January 19, 2014

A minha linda Camila reguila! 16 Primaveras...


A minha linda Camila faz hoje 16 aninhos...
Já ninguém faz 16 aninhos my Love! Eheheheh...
E de degrau em degrau, de vitória em vitória, na Escola e no Atletismo, lá vai ela seguindo, feliz e contente.
Digamos que o seu único e grande drama de vida é a restrição alimentar, imposta pelo treinador Tino.
- Tens de perder um pouquinho de peso para as vitórias em velocidade! Nada de cereais e derivados e nada de tubérculos, depois das 17h...
- E agora? O que é que eu como?
Ontem, ficou em primeiro lugar nos 400 m e bateu o record pessoal e hoje, a festinha dos 16 anos, como que a premiar a vitória.
Virtudes? Tem bué! Defeitos, também, terá alguns mas, mal se notam.
Solidária com a mãe a 500%, ajuda-a o mais que pode, irrequieta por natureza, determinada, esforçada, bem disposta e, sobretudo linda por dentro e por fora.
Gosta de uma produçãozinha de moda mas, sinceramente, nada de exagerado e além disso é uma verdadeira uma "pinga-amor"!
Muitos parabéns Camila e nunca te esqueças, o melhor caminho é seguir em frente, em busca dos objectivos que mais perseguimos, sem pisar ninguém para os alcançar
Adoro-te querida! Muitos Parabéns!

Beijos,
da Princesa! (e tia)



Rui Costa, um cientista Português brilhante


http://www.publico.pt/ciencia/noticia/todos-partem-e-nenhum-fica-1620193

http://sicnoticias.sapo.pt/programas/aproposito/2014/01/19/a-proposito-18-01-2014-a-ciencia-voltou-a-estar-no-centro-das-atencoes.

“Carregar no botão do elevador do nosso local de trabalho é, ao fim de algumas viagens, uma acção automática - um hábito. Mas e se tivermos que usar um elevador onde nunca entrámos? Nesse caso, carregar no botão passa a ser uma acção intencional.”

Não, não é o charmoso Rui Costa da Direcção do SLB, nem o grande Rui Costa do Ciclismo mas é, simplesmente, o fantástico Neurocientista Português, Rui Costa.
Acabei de o ver há pouquinho, na SIC Notícias, numa fabulosa entrevista conduzida por António José Teixeira, um jornalista que admiro bastante não só pela forma de abordar os temas e os entrevistados (dá para entender que os estudou e preparou com cuidado) mas, também, pelo seu discurso claro e directo.
Investigador principal do Programa de Neurociências da Fundação Champalimaud, é um dos mais conceituados cientistas portugueses. Um brilhante cientista que acaba de encaixar 2 Milhões de Euros na Fundação Champalimaud, para o seu projecto, a cinco anos, dedicado à investigação de um mecanismo da memória do cérebro.
Também ele com um discurso simples, facilmente percepcionado por qualquer tipo de espectador, com maior ou menor capacidade de entendimento.
Não perdi um minuto, não perdi um segundo e estaria por ali horas a fio a escutá-lo. Simplesmente, fiquei por ali sentada, de queixo caído, a ouvi-lo e a beber todas as palavras, embevecida.
Sempre que ouço e vejo Gente Grande como esta, subo um pouco mais a fasquia de valor na minha forma de sentir Portugal.

Bem-haja, Rui Costa!

Beijos,
da Princesa!

Saturday, January 18, 2014

As praxes...


Quando entrei no ISCTE, há milhares de anos atrás (1991), encantou-me o ambiente e a forma descontraída como as praxes eram conduzidas por lá...
Nada mais do que umas belas palhaçadas, umas caras pintadas de canetas de feltro ou, umas belas palermices inofensivas.
No horário da noite, um respeito lindo pelos jurássicos de trinta anos ou mais, como “moi même”. Tirando umas bocas foleiras disparadas ao acaso, por alguns dos cábulas da mesma idade, que até já estavam no 2º, 3º ou 4º ano, e ainda lá ficaram depois de mim sem conseguir acabar o curso, simplesmente, porque não tinham a minha garra nem a mesma vontade de terminar a Licenciatura, em cinco anos (qualquer semelhança com a actualidade é mera coincidência)..., nada mais tive que aturar. Os meus belos trinta e um anitos, foram suficientes para lhes responder rápido, da mesma moeda e, de forma certeira, ou seja, em muito menos segundos do que eles esperavam, eheheheh...
Lucky me!
Tenho uma língua afiada e uma forma de pensar mais veloz que uma gazela, a correr em campo aberto!
Chocou-me a notícia sobre as suspeitas de praxe violenta e, verdadeiramente, irresponsável exercida sobre os estudantes que morreram na praia do Meco, há poucas semanas, à mercê indefesa daquelas ondas...
As ondas não tiveram culpa, pois representam uma força incontrolável da Natureza mas, o presumível "líder praxista", esse sim, se a Justiça vier a comprovar a sua culpa, será o principal responsável pela morte de tantos jovens, tão jovens...
Oh my God!
Se assim for, que a consciência lhe pese a ele e a todos os adeptos destas "ditas praxes", simplesmente, cruéis e criminosas!
Um abraço para os que morreram, onde quer que estejam.
Espero que a Justiça aja rápido!

Beijos,
da Princesa!


Wednesday, January 15, 2014

O Sorteio das Faturas...


Estive há pouquinho a ver um programa da RT1, o "5 para a Meia-Noite", por acaso, um dos meus favoritos.
E, finalmente, hoje, consegui rir a bom rir, com a paródia ao dito "Sorteio das Facturas", caricaturado na perfeição pelo apresentador José Pedro Vasconcelos (Zé Pedro), que até é o que mais me encanta, sempre.
Ganda Maluco meu! Ganda curte!
De facto, a intenção do Estado até poderia ser boa, ou seja, fazer pagar impostos a quem deve pagar e diminuir a carga fiscal dos que passam a vida inteira a pagar, e que por acaso até são os que efectivamente e sempre trabalham..., ou seja, "moi meme" e outros trabalhadores afins ou similares mas, sinceramente, neste contexto político de desigualdade fiscal entre os que muito têm e os que pouco ou muito menos têm, só me gozam!
O sorteio simulado do carro recuperado pelo Estado e a escolha, em si, da feliz contemplada é fantástica.
Não é que a ganhadora escolheu o modelo mais potente mas que, por mero acaso, até tinha um morto na bagageira e um pacote de droga no banco da frente?
Foi um verdadeiro "must"!!!!! Ganda pinta!!!!
Há que ridicularizar o que é, realmente, ridículo e é importante não esquecer que de boas intenções está o Inferno cheio, já dizia a minha querida mãe.
Um grande abraço ao Zé Pedro e à espectadora da audiência que alinhou entrar na brincadeira.
Eu, cidadã Portuguesa me confesso, fiel cumpridora das minhas obrigações fiscais desde os 15 anos de idade e, como tal, recuso receber o prémio de um sorteio da tanga qualquer, provavelmente um carro proveniente de um leilão,confiscado sabe-se lá a quem e, porque motivos...
Para além disso, ficava ainda com a dor de cabeça de o vender e até o conseguir, com a obrigatoriedade de pagar o seguro de irresponsabilidade ilimitada obrigatório, o imposto de selo, a manutenção, and so on, and so on, and so on...
Se algum dia for preciso, prefiro andar de comboio, metro, autocarro ou, outra coisa qualquer! Até de carroça ou de burro!

Beijos,
da Princesa!

Monday, January 13, 2014

Cristiano Ronaldo, uma merecida homenagem

Esforço, dedicação, sacrifício, talento, juventude, fulgor e uma grande vontade de vencer e de ganhar, simplesmente, de ganhar...
A alegria com que joga e a entrega de si próprio não tem preço, daí os milhões e as paixões...
Bola de Ouro 2013, um prémio muito merecido para um grande atleta que se orgulha em ser Português.
Grande abraço Cristiano Ronaldo, de uma fã incondicional e muitos, muitos, muitos, parabéns!
Grande estaladão "com luvas de veludo" naquelas horríveis bochechas rosadas do álcool de Joseph Blatter e, também, na empáfia e no nariz empinado gigante de Michel Platini.
Yes! Simplesmente, adorei!
Aaaahhhhh, falha minha, quase me esquecia, afinal, os homens também choram...

Beijos,
da Princesa!

Sunday, January 12, 2014

Filmes da minha vida…

Este post é dedicado à minha jovem e talentosa amiguinha, relativamente recente, Catarina Guimarães, uma das candidatas a melhor actriz secundária 2013, com a sua interpretação no filme “Alogicamente”.
Se querem que lhes diga, concorrer ao lado da grande Maria Vieira, nomeada pelo seu grande desempenho no filme, “A Gaiola Dourada”, não é para “qualquer peixe podre”, ou seja, neste caso, “não é qualquer peixa podre”, ehehehe…
Há que improvisar expressões e formas de comunicar, já que as Línguas sempre foram, e sempre serão, dinâmicas!

Amanhã, saberemos se a Catarina ganhou, ou não. Não é nada fácil!

consultar resultados em: http://cineuphoria09.blogspot.pt/ e https://www.facebook.com/CinEuphoria

Catarina, mesmo que não ganhes, aqui fica uma prova do teu talento, para a malta ver e apreciar:

http://www.youtube.com/watch?v=NhNdHiB3igg
http://www.imdb.com/title/tt2158377/

“Break a leg” Catarina!

Beijos!
Da Princesa (e amiga)!


Ah…, já me esquecia, quanto aos filmes da minha Vida,título deste post...

- E tudo o Vento Levou (1939) Grandioso! Clark Gable e Vivien Leigh, simplesmente, soberbos!
- Aniki Bóbó (1942) Lindo e ternurento, a rondar a ingenuidade pura. Manoel de Oliveira ia dar que falar...
- Música no Coração (1965) O meu primeiro filme visto numa sala de Cinema! Não consigo descrever a emoção que senti!
- Feios, Porcos e Maus (1976) Uma visão perfeita da degradação da essência do ser humano.
- E.T. o Extraterrestre (1982) O primeiro filme que vi com a minha querida e linda Vanessa, numa sala de cinema. Desatou a chorar em altos berros, de tanta emoção, tal era o pânico de imaginar que o ET, em fuga na bicicleta, em direcção ao Céu, não ia conseguir escapar-se a tempo.
- A Escolha de Sofia (1982) Estava a ver que não conseguia aguentar tanta emoção, até ao fim…
- Indiana Jones e o Templo perdido (1984) Aventura e Acção constante. Conseguir o irrealizável!!!
- África Minha (1985) Natureza, Paixão, Imensidão, Céu, Verde a perder de vista… e, a minha diva preferida, Meryl Streep!
- A Insustentável Leveza do Ser (1988) Emoção e entendimento sobre a verdadeira essência do Amor!
- Cinema Paraíso (1988) Ternura e sensibilidade…
- Rain Man (1988) Dustin Hoffman e Tom Cruise… Um belo par.
- Eduardo Mãos de Tesoura (1990) O meu primeiro filme de Tim Burton, Johnny Depp e Winona Rider… Fascinante e Lindo!
- Thelma and Louise (1991) Friends forever, … na Vida e na Morte!
- Perfume de Mulher (1992) Aqui a verdadeira essência do cheiro,... é o Amor!
- Três Cores: Azul (1993) Juliette Binoche, again…
- Em Nome do Pai (1993) Breathless! Daniel-Day-Lewis, soberbo!
- Rei Leão (1994) A minha eterna paixão pela bonecada.
- A Caixa (1994) (do nosso grande, Manoel de Oliveira)
O inesperado da acção, a cada momento… O cego (Luis Miguel Cintra), simplesmente, brilhante!
- As pontes de Madison County (1995) Uma história de Amor fabulosa!
- O Paciente Inglês (1996) Uma história apaixonante e…, Julliette Binoche, de novo (a expressão e a paz daquele olhar e daquele sorriso, lembram-me a minha linda Vanessa. Same kind of beauty!)...
- A Vida é Bela (1997) Capacidade de resistir à adversidade, em nome da Confiança e do Amor incondicional entre Pais e Filhos!
- Matrix (1999) Uauhhhh! Simplesmente, não consegui desviar o olhar. Os efeitos especiais, nem vale a pena comentar pois, corro o risco de não elogiar o suficiente.
- Chocolate (2000) Com uma das minhas musas, preferidas: Juliette Binoche! Sem palavras…
- Belleville rendez-vous (2003) Filme de Animação, lindo de morrer!
- Charlie e a Fábrica de Chocolate (2005) O mundo da fantasia, não tem preço e a generosidade, muito menos.
- A Noiva do Cadáver (2005) Tim Burton contra-ataca em..., Cinema de Animação! Great!
- Gran Torino (2008) Ameeeeiiiiii!
- Mama Mia (2008) Simplesmente,… adoro os Abba!
Vá, podem chamar-me “cromia e pimba” que eu não me importo, absolutamente, nadinha! Eheheheh…
- O Mágico (2010) Animação, forever and ever…
- O Cisne Negro (2010) Arrepiante! Natalie Portman, soberna!
- Rio (2011) Que é que eu hei-de fazer? AMO desenhos animados!
- Sangue do meu Sangue (2011) Rita Blanco (a minha Diva Portuguesa) e Nuno Lopes (o meu Galã Português)
Denso, triste, cinzento, violento, miserável…, tal como as Vidas que retrata.
O trabalho de actores, sem palavras...
- A Gaiola Dourada (2013) Uma abordagem mais suave mas, igualmente, focada num tema preocupante…
Uma forma divertida de falar sobre coisas sérias, tais como imigração, descriminação, vergonha de assumir quem somos em terras estrangeiras...
A minha Diva Rita Blanco, o meu querido amigo e galã Joaquim de Almeida, a “rebentadora” Maria Vieira (adorei a cena do grito pelo Pedro Henriiiiiqueeeee, da destruição da parede na obra de construção e, sobretudo, o corte certeiro da coxa de frango na bancada da cozinha, para intimidar o patrão, eheheheh…
A direcção de Ruben Alves, uma agradabilííísssssiiiimmmaaaa surpresa!

Tantas paixões por aqui descritas e, tantas outras por escrever que recordarei mais tarde, quase aposto!

I LOVE CINEMA!!!!

12 Anos Escravo



http://www.imdb.com/video/imdb/vi302032921/?ref_=tt_ov_vi

http://www.imdb.com/title/tt2024544/

Um filme de Steve McQueen, denso, doloroso e dramático, muito em especial, porque o tipo de violência que retrata foi real e tão terrível, e aconteceu como a história nos conta, na perfeição.
Um excelente trabalho de actores e actrizes, embora a maioria, me fossem desconhecidos, pelo menos até hoje.
Steve McQueen (não é o piloto...), na direcção, foi uma surpresa, muito positiva!

Vão ver!

Beijos,
da Princesa!

Friday, January 10, 2014

A beleza exterior não é tudo..., embora seja altamente apreciada!


http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=3625750

"O vídeo de uma palestra da "mulher mais feia do mundo" - como tem sido considerada devido a uma doença crónica - está a sensibilizar o mundo. Na comunicação, feita no TEDx, em Austin, nos EUA, Lizzie Velasquez dá uma lição sobre a verdadeira beleza das pessoas e mostra como a discriminação de foi vítima converteu-se no seu "alimento" e fonte para o sucesso na vida. Veja o vídeo.

Lizzie Velasquez tem 24 anos de idade, mede 1,57 metros, pesa cerca de 26 quilos e é cega de um olho. Pode comer de tudo que não engorda. Na realidade, costuma fazer cerca de 60 refeições por dia sem controlo das calorias ingeridas. Mesmo assim, não consegue obter massa gorda devido ao síndrome que a impede de ganhar peso.

"Eu como a cada 15 ou 20
minutos para manter os meus níveis de energia elevados. Consumo pequenas doses de batatas fritas, doces, chocolates, pizza, frango, bolos, gelados, massas e tortas durante todo o dia", revelou.

Devido à sua magreza, as pessoas pensam que Lizzie é anorética. Contudo, o seu baixo peso é consequência do síndrome de que sofre.

Lizzie nasceu prematura, pesando cerca de um quilo, em Austin, no estado norte-americano do Texas. Os médicos fizeram as piores previsões quanto ao seu desenvolvimento e acreditavam mesmo que não sobrevivesse. Contudo, Lizzie cresceu sem problemas de desenvolvimento. O seus dois irmãos - Chris, de 12 anos, e Marina, de 15 anos - não foram afetados pela mesma doença crónica."

(in Jornal de Notícias, 10-Jan-2014)

É preciso ter coragem, determinação e, acima de tudo, uma atitude muito positiva perante a adversidade. Respeito cada palavra, cada olhar, cada respiração intermédia, cada sorriso, cada suspiro, cada gesto..., desta palestra bem animada!

"Think about that!" Sometimes external beauty is not everything!

Long Life for Lizzie Velasquez! A big smile to her! :)

Beijos,
da Princesa!

Thursday, January 09, 2014

Back to “real” Life!


Início da primeira semana de trabalho “no duro”, após duas semanas que passaram a voar entre festejos Natalícios, fins e princípios de ano conturbados e adoentados, frios e tempestades em terras Lusas, pneu de carro furado, surpresas pouco interessantes, novos anúncios de cortes e reajustes salariais, que é para a malta não folgar muito, etc., etc., etc. …

Cá por mim, já pode vir o 2015!

Beijos,
da Princesa!

Sunday, January 05, 2014

A beatização dos heróis...

Se há coisa que a minha formação académica me deixou mais apurada, foi a vontade de reflectir sobre os fenómenos sociais, sejam eles de que dimensão forem.
O dia de hoje foi passado, obrigatoriamente, a ver as reportagens televisivas sobre a carreira de Eusébio.
É impressionante recordar a capacidade que aquele jovem atleta tinha para incendiar multidões, para se superar a si próprio, na ambição de ganhar, de marcar golos e de inundar de emoções positivas um estádio, a abarrotar de adeptos.
Recordo-me dele, desde menina, desde que o meu pai me levava a ver alguns jogos no “antigo” Estádio da Luz, tinha eu para aí uns 4 ou 5 anitos.
Daí a minha relação de amor eterno com o SLB, nem que algum dia vá parar à 5ª. Divisão (que nem sei se existe, eheheheh…).
Lembro-me do ambiente alegre do estádio, lembro-me de estar próxima do relvado, de mão dada com o meu pai e, até me lembro, da mãe ter destruído o cartão de sócio do pai, pois o dinheiro das quotas do SLB fazia falta para a comidinha dos filhos.
Memórias Mãe, eu percebo… mas, naquela altura fiquei bem triste pois já não podia ir aos jogos futebol, de Domingo à tarde.
Mas o que é, realmente, importante analisar, é a capacidade daquele jovem em conseguir mover a turba, em incendiar os corações, em fazer nascer paixões e arrancar os aplausos, nas vitórias ou nas derrotas.
Quem está do lado de cá percebe sempre, vibra e, simplesmente, sente aqueles momentos únicos e inesquecíveis, que vão permanecer nas memória, “forever and ever”…
Todos temos defeitos e todos temos virtudes e, certamente, Eusébio também não terá fugido à regra mas, uma coisa ninguém lhe tira, a paixão em campo, a vivacidade e a alegria que transmitia quando jogava, pelo Benfica ou por Portugal.
Naquele pequeno e cinzento País de então, “à beira-mar plantado”, naquele desconhecido canto da Europa e do Mundo, amorfo, oprimido e triste, Eusébio encheu de alegria e de alento o coração de milhões de Portugueses, vezes sem conta.
Porquê? Não é fácil de explicar. Faltam-me as palavras certas!
Talvez o fascínio dos sonhos que nos fizeste sonhar, das emoções que nos fizeste sentir, do orgulho em ser Português, que nos recordaste, vezes sem conta...
É essa paixão avassaladora, sem explicações, sem factos pré-concebidos, sem regras e sem limites mas, apenas e só, vestida dos objectivos, que constroi os verdadeiros heróis, os mitos e os imortais deste Mundo “cruel” ou, nem por isso…

Vivam para sempre os meus heróis de infância e de agora!

Vivam as paixões incondicionais pela Vida e pela Eternidade!

Bem hajas Eusébio!

Beijos,
da Princesa!

Eusébio, o "Pantera Negra", nunca morre


http://www.youtube.com/watch?v=agmUnnjM8eQ&feature=player_embedded
(23 de Julho de 1966 - Campeonato do Mundo de Futebol - Portugal: 5/Coreia do Norte: 3)

Eusébio, uma figura imortal, que deu dimensão global ao futebol Português.
Impressionou-me a notícia de hoje mas, de facto, como já ouvi dizer várias vezes, "os heróis não morrem".
Benfiquista de paixão, também revelou uma ternura e uma dedicação extrema à selecção Nacional, não só enquanto jogou e representou o SLB, mas também ao longo de toda a sua vida.
O seu percurso é impressionante e, viveu e jogou intensamente. Ao ver alguns dos seus momentos como jogador nos vários vídeos que mostraram na TV, revejo na actualidade, a sua força, a sua garra, a sua determinação e talento no nosso, também, querido CR7.
Atletas que nunca desistem, nunca baixam os braços e que provam, exclusivamente, com o seu desempenho, que estão ali porque merecem, são talentosos e, sobretudo, porque trabalharam para isso.
A despedida, será no Estádio da Luz e lá estarei, em espírito.

Como disse Mourinho, ainda hoje: "Eusébio é Portugal!"

Um abraço Eusébio, onde quer que estejas!

Até sempre!

Beijos,
da Princesa!

Saturday, January 04, 2014

Saudades de escrever...


Um sonho de sempre, escrever, escrever, escrever...
Deixar no papel ou no espaço sideral pouco importa. O que vale é o que me vai no pensamento, é o que me vai na Alma.
Com ou sem talento, para comunicar por palavras o que penso, o que sinto, o que observo, o que ouço, o que gosto ou até o que não gosto, consegui, pelo menos até agora, manter vivo este Blog que inaugurei em 2006. Yeeessss!
Pois é, quase oito anos passaram desde que comecei a acarinhar e a construir este espaço de "Histórias de Encantar" (Das histórias do meu dia a dia, fazem parte "encantos" e "desencantos") e, por aqui me mantive activa a escrever, umas vezes bem disposta, outras, nem por isso e outras "médio", como dizia a minha linda Vanessa, em chavalinha, quando o dia não lhe corria de feição, eheheheh...
O grande problema de mortais como eu é que vivem intensamente o dia a dia próprio, os dias de tudo o que gira em sua volta, seja qual for a dimensão de análise: família, social, política, lazer, cultura, "what ever"...
Muito sinceramente e do coração, a dimensão em especial não interessa mas o que me move e me interessa de verdade é o estado de inquietação permanente em que fico se não escrever umas linhas, se não disser nada, quando os acontecimentos me tocam, pela positiva ou pela negativa.
Oh my God!!!
Agora, assim de repente, como um raio do céu que desce inesperado, veio-me à ideia o Fernando Pessoa mas, juro que não tive intenção de plágio.
- Quem mais jura, mais mente! Dizia a minha linda e querida Mãe! Miss you Mother! :(
Pois, assim é, enquanto me der na gana, vou continuar a escrever neste espacinho da Internet, umas vezes mais inspirada e outras menos, seguramente, mas... não vou quebrar esta corrente, "nem que a vaca tussa"! Eheheh! Esta, também, dizia a minha Mãe.
Um sonho..., para um futuro próximo, I hope so..., regressar à Universidade e buscar na área das Literaturas, um Mestrado que me ajude a melhorar a técnica da escrita. Aposto que vou ser uma aluna aplicada e sem espírito de sacrifício!

Bom, já devem estar fartos de me aturar. Por hoje, é tudo!

Sweet dreams!

Beijos,
da Princesa!

PS:
Tanta escrita nos últimos dias, dirão vocês...
Pois é Malta! Estou de férias e só regresso ao batente a 7 de Janeiro! :)

SOS Animal


Estive a ver no final da manhã, um programa da SIC designado "SOS Animal" e fiquei, verdadeiramente, chocada, principalmente com o resgate do animal que fechou o programa, um cão perdido ou abandonado...
Em muito mau estado, com fome e sede, cheio de dores, o pobrezinho não foi facilmente açaimado para ser sedado e transportado ao hospital, onde viria a ser avaliado e estabilizado para recuperação das fracturas que tinha.
O animal tinha ship e, entretanto, o dono foi identificado e contactado telefonicamente pela médica que assistiu e recolheu o animal da rua. A conversa do lado de lá foi das coisas mais abomináveis que ouvi.
Infelizmente, o animal regressou ao mesmo dono (que inicialmente não o queria e perguntou se ele o podia mandar abater por não em condições...) e não ficou para adopção, de alguém que o viesse a cuidar bem e a dar-lhe carinho.
Não lhe auguro um bom futuro, já que os dentes partidos e as fracturas que foram tratadas não lhe vão dar, certamente, possibilidades de manter o seu papel de cão de caça.
Eu que desde pequenina tenho animais, cães e gatos, por quem sempre me apaixonei e sempre cuidei, parte-me o coração ver e ouvir tanta insensibilidade.

Se há amor, verdadeiramente, incondicional, é o dos nossos animais domésticos!

Beijos,
da Princesa!

Friday, January 03, 2014

Em Portugal, o melhor da Arte e da Ciência, em 2013...

Confesso que às vezes até parece que ando distraída, eheheheh..., mas a verdade, verdadinha, é que não ando, mesmo!
Hoje um programa excelente da RTP2, fez-me recordar algumas das fantásticas coisas que aconteceram em Portugal e fora de Portugal, mas..., protagonizadas por Portuguese(a)s, nos planos da Arte e da Ciência!
Temos gente brilhante cá dentro e lá fora.
Bem hajam!

Passo a citar:
- Ciência: Maria Manuela Mota, ganhou o prémio Pessoa 2013 por investigação sobre a Malária (http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=702972&tm=2&layout=123&visual=61)
- Ciência: Alexandre Trindade, cientista da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa (UTL) e do Instituto de Ciência da Gulbenkian em Oeiras, vencedor do segundo prémio do concurso patrocinado pela MedImmune, que destacou a nova geração de cientistas de topo da investigação da cura contra o cancro.
- Arte: Cinema: "A Gaiola Dourada": 700.000 espectadores viram em Portugal - http://www.youtube.com/watch?v=SuZ9_9wvyt8&feature=player_embedded - e mais não sei quantos xxx.xxx.xxx viram em vários países Europeus! Actores fantásticos como Rita Blanco, Maria Vieira e Joaquim de Almeida, de quem sou fã incondicional, e com a direcção de Ruben Alves (Luso-Português) de quem passei, agora, a ser fã incondicional, também... - http://www.imdb.com/title/tt2261749/ -.
- Arte: Música: Ana Moura: “Desfado” - http://www.youtube.com/watch?v=GKCJgDCA5Bo -, o quinto álbum da fadista que em 2013 venceu o Prémio Internacional do “Sunday Times”, na categoria World Music.
Parabéns, também, ao fantástico agente da Ana, o meu amigo Paulo Marques!
Beijos Paulinho! Mereces muito! Excelente trabalho de Produção! :)

Love PORTUGAL!

Love Portuguese Talent People!

Beijos,
da Princesa!

Michael Schumacher, um herói em apuros...


Falha minha não ter arranjado alguma inspiração e tempo para escrever um pouco sobre este meu grande herói da Fórmula 1, neste momento a travar a sua maior batalha de sempre.
Desejo-lhe que a ganhe mas, só se fôr para ficar com o primeiro lugar, sem sequelas e sem marcas.
Escolhi hoje, dia do seu 45º aniversário, para lhe desejar Muito Boa Sorte!

Beijos,
da Princesa!

Thursday, January 02, 2014

Dias cinzentos...

Às vezes os nossos dias são tão cinzentos com o céu de Inverno ou como o mar revolto, cheio de espuma baça e densa, a entrar feroz pelo areal.
Hoje o meu dia foi assim..., bem cinzento.
Salvaram-me os sorrisos abertos e sinceros dos meus queridos amigos e companheiros da Casa Vinyasa, a Stefanie, a Ana, o João e o André, sempre com aquelas larachas fantásticas.
A energia da Casa Vinyasa e prática de yoga de final de dia, também me revigoraram a Alma.
Bem hajam!
Namasté!


Beijos,
da Princesa!