Sunday, January 26, 2014

Ucrânia, a ferro e fogo...

E o direito à indignação e à discordância com o poder político vigente caminha, neste momento, de braço dado com o povo da Ucrânia.
São horas tensos, quase sem precedentes, em que milhares e milhares de Ucranianos saíram à rua para dizer não ao Presidente Viktor Yanukovych e exigirem a sua demissão.
A luta pela libertação da ex-Primeira Ministra da Ucrânia, Yulia Tymoshenko, presa em 2011, face a uma acusação de abuso de poder, é uma das exigências de quem está na rua a lutar, em consonância com a Europa, que impôs a sua libertação para a assinatura do acordo com a Ucrânia, no entanto, o Presidente Yanukovych tem vindo a recusar esta medida, certamente, certamente com medo que Yulia o venha a enfrentar e a derrotar, nas eleições do próximo ano.
Yulia Tymoshenko, embora presa, continua a inspirar a oposição ucraniana e tem vindo a apelar, de forma intensa e apaixonada, para que os ucranianos se unam, saiam para a rua e lutem pelo afastamento do Presidente.
Impressionantes as imagens do conflito e da força que demonstram os milhares de Ucranianos que estão na rua, em luta, debaixo daquele frio glaciar.
Um grande respeito por aquelas gentes!

Beijos,
da Princesa!

No comments: