Monday, January 27, 2014

O Holocausto – Auschwitz, 69 anos depois…



http://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2014/01/27/auschwitz-69-anos-depois

“Há exactamente 69 anos o mundo assistiu, chocado e incrédulo, à libertação dos campos de concentração de Auschwitz e Birkenau. Há exactamente 69 anos que as imagens captadas pelo Exército Vermelho teimam em responder à pergunta: até onde pode ir a condição humana?”
(comentários e imagens passadas no Noticiário da noite de hoje na SIC, transmitido a partir das 20:00, Gmt Lisboa)


É fundamental não esquecer, é fundamental rever, hoje, as imagens filmadas pelo Exército Vermelho, por muito que nos pese cá dentro, por muito que nos sufoque, por muito que nos doa, é obrigatório não desviar o olhar e ver, ver com “olhos de ver”. Esta é a única forma de não permitir, nunca, em circunstância alguma, dar espaço à escalada de Movimentos inspirados na doutrina Nazi, que muitas vezes pensamos que estão longe mas, efectivamente, estão aqui tão perto…

Basta pensar em distúrbios recentes, ocorridos nas imediações de jogos de Futebol cá do burgo. Lembram-se dos acontecimentos que precederam o jogo do Porto-Sporting, em Outubro 2013? Aquele bando de cobardes, vestidos de cinzento?

http://www.youtube.com/watch?v=atYPEJkBqfs

É bom que não esqueçamos! É que no meio das Gentes pacíficas desta Terra linda, estão muitas “ovelhas ronhosas” de extrema-direita, atentas para nos surpreender a qualquer momento.
Mais do que nunca, é fundamental estar alerta, para a escalada de violência e para a abertura de espaços, a gente que não é gente.

Beijos,
da Princesa

No comments: