Thursday, March 26, 2009

Contra a pobreza, a ironia...

Hoje a ninha amiga Manela mandou-me quatro fotos de uma campanha publicitária, deveras interessante.
Nem sempre uma fotografia ou um retrato chocante nos obriga a reflectir sobre um tema e às vezes até funciona ao contrário, dispersando a nossa atenção.
Eu, por exemplo, sempre que vejo uma reportagem com imagens chocantes acabo por desviar o olhar. Comigo não resulta nada bem, simplesmente porque não tenho coragem de encarar o horror das imagens, mesmo quando se trata de pura ficção.
Não estou a mentir se vos disser que no cinema, muitas vezes dou por mim a tapar a cara com as mãos e a espreitar, a medo, por entre os dedos, para ver se a cena já passou.
Aqui deixo o registo das fotos desta campanha contra a probreza, recheadas de ironia na expressão dos modelos intervenientes e com uma mensagem bem clara para os receptores. Tudo isto embrulhado num sorriso que convida à reflexão.

Beijos,
da Princesa

Os meus óculos de sol
Para disfarçar o cheiro da terra













Nada melhor do que matar a sede no deserto












O branco condiz com a paisagem e com o meu tom de pele

Wednesday, March 25, 2009

Lost in translation...

Imagine how funny your life could be if ...
de repente já nem sabes bem se deves falar em inglês, ou português, ou em espanhol, eh, eh....
É o que faz trabalharmos em empresas Globais onde a "lingua matter" é o Inglês mas as redes de comunicação passam por muitas mais outras línguas.
Por vezes a velocidade a que somos obrigados a mudar o "chip", a comunicação nem sempre funciona no imediato e, de repente, podem sair as coisas mais bizarras pela boca fora, como falar em espanhol para um alemão, em português para um inglês, and so on, and so on...

- Hello guys! Can you lesson to me? I've understood you perfectly but would it be too much to ask you for repeating the last phrase? I really was lost in translation…
- Si Nat, ahora no puedo hablar. Estoy in conferencia. Te llamaré en cinco minutos. ¿Vale? ¡Xau guapa!
- Entra, entra. Em dois minutos termino a conferência. Ok? Já falamos.

Observado de fora pode ser, verdadeiramente, hilariante.
É a loucura total!

Beijos,
da Princesa

Saturday, March 21, 2009

O Derby

Desta vez o encontro é no Algarve... veremos quem melhor dança o corridinho.
Ambos os treinadores estão em posição pouco confortável no momento e a esta hora quase aposto que devem estar a rezar pela vitória.
Que as "Águias" voem mais alto!
Se assim não for, cá estarei à espera da próxima oportunidade, venha lá ela quando vier.

Beijos,
da Princesa

22 Março 2009, "O pós guerra"
E foi a bronca do século...
Bola no peito e não mão na bola... azar!
Introduzam as novas tecnologias como complemento à arbitragem dos jogos de futebol e estas polémicas acabam na hora. No entanto, ninguém parece estar muito interessado nisto, nem clubles, nem dirigentes, nem UEFA, nem FIFA, etc., etc., etc.
Então, depois o pessoal falava de quê se não houvessem casos de jogo? Ao fim e ao cabo é a especulação que alimenta o mundo futebolístico e a paixão pelo jogo.
Quanto à cena da medalha, embora se entenda a frustração é, verdadeiramente, deselegante num atleta de alta competição. Há que ter "caparro" para estas coisas!

Thursday, March 19, 2009

Jesus e os seus "Apóstolos"

O meu caro "carneiro amigo" José Nunes, tem o dom de me por bem disposta logo de manhã cedo, ou não fosse ele um dos poucos comentadores desportivos que mais gosto de ouvir.
Qual o segredo? Bom, o segredo é que ele diz as mesmas verdades que os outros mas com uma grande diferença, o tom em que as declara e a linguagem que utiliza para as expressar, um pouco “rosqueira” confesso... mas os “gags” e os trocadilhos que usa resultam na perfeição. Na verdade, nada que não condiga com a linguagem e o “ambiente” do futebol nos estádios.
Precisamente hoje, quando no meio daquela tourada toda que é o comentáro desportivo das "Manhãs da 3", em que falava que o Braga “ia dar na boca" ao Paris Saint-Germain e garantir entrada nos quartos-de-final da Taça UEFA e se comentavam as "brilhantes" declarações do treinador, do tipo "O PSG vai ser igualzinho ao de Paris, mesmo que mudem os jogadores", o "carneiro" amigo José Nunes dava os seus votos de boa sorte a “Jesus e os seus Apóstolos”... simplesmente, lindo! Não acham?
Já agora, independentemente das bacoradas linguísticas do treinador Jesus, o seu trabalho de lider e estratega central da equipa do Braga, tem sido brilhante e isso pessoal, nem o charme do Quique Flores, nem a bimbalhisse do Paulo Bento, nem a arrogância do Jesualdo Ferreira, lhe tiram.
Vai uma onda ao Jorge Jesus? Uuuoooohhhhh...!!!
Vai uma onda ao Braga? Uuuoooohhhhh...!!!
Espero que ganhem!

Beijos,
da Princesa

Monday, March 16, 2009

Reflexionar sobre migración desde la perspectiva del arte

Záyin Villavicencio Sánchez
Miércoles 11 de Marzo de 2009

La condición de migrantes además de la reflexión obligada respecto a este fenómeno, será el tema central del Encuentro de artistas en situación de migrantes, mismo que se desarrollará del 14 al 21 de marzo.
Este encuentro, es una propuesta independiente que se efectuará bajo coinversión de la Secretaria de Cultura de Michoacán y la Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo a través de la Escuela Popular de Bellas Artes.
Ana Lourdes López, coordinadora de este proyecto señaló que el objetivo de este es realizar un encuentro de artes visuales con creadores extranjeros residentes en México y artistas nacionales que han migrado a otro país.Entre los creedores que participarán en condición de extranjeros migrados en México, están Loulia Akmadeeva (Rusia), Ana Soler (España), Walter Cruz (Uruguay) y Vanessa Santos (Portugal).
Así también Artemio Rodríguez, Verónica Cazares, Pablo Lugo y Alejandra Pérez, participarán como artistas nacionales que han experimentado el fenómeno de la migración.
Las perspectivas artísticas que surjan de estos ocho participantes de distintas nacionalidades, en técnicas como instalación, fotografía, grabado, arte objeto, arte acción y pintura, serán objeto de una exposición internacional itinerante que culminará en la ciudad en el mes de septiembre.
En este sentido, lo que la organización civil Cooperación Social y Arte pretende, es según Lourdes López, establecer redes solidarias entre los artistas quienes gestionarán en sus países de origen que se exponga esta muestra y “entonces tendremos exposiciones en los países originarios de cada creador”.
Además de la creación artística, dicho encuentro que se desarrolla a la par de las Primeras Jornadas de Migración y Cultura Chicana, cuentan en su programa con una conferencia y una mesa de discusión llamada Cruzar fronteras “donde los creedores platicaran de las fronteras culturales con las cuales se han enfrentado”, señaló López.
La ponencia inaugural, que sustentará Juan Carlos Orejudo respecto al problema de la identidad, será impartida en la sala Silvestre Revueltas de la EPBA el sábado a las 14 horas, mientras que la mesa de discusión de los artistas se efectuará en la Ágora del EPBA ubicada en Ciudad Universitaria edificio AIII, el 19 de marzo a las 11:00 horas.
Al mismo tiempo de que este tema de la migración en el estado está muy presente y se está poniendo en boga respecto a su análisis, en el arte la migración e internacionalización es parte de su perspectiva. “El arte sí quiere practicar con otros espacios, internacionalizarse, no quedarse en lo local, por eso la migración entre artistas es bien palpable”, apuntó la académica de la EPBA.
Por otro lado, Adriana Rovira directora de la EPBA señaló que la escuela en sí misma es un sitio donde la migración es determínate para su transcurrir cotidiano ya que profesores y alumnos sufren este fenómeno y por ende se permea tanto en la enseñanza como en la creación.

http://www.cambiodemichoacan.com.mx/vernota.php?id=97136

Sou pior que o "Big Brother"!
São as saudades...

Beijos,
da Princesa

Saturday, March 14, 2009

Sobrinho Gui "em alta"

Cada encontro com o meu querido sobrinho Gui é um momento de intercâmbio.
O "teen" passa-me umas novidades e eu passo-lhe outras. Falamos, trocamos ideias e contamos as histórias recentes de cada um. Ontem quem mais aprendeu fui eu!
O Gui apresentou-me os "Nine Inch Nails" e o "Tigre de Papel"... Bué nice indeed!!!
Tia inculta é o que eu sou, às vezes...
- Não conheces os "NIN" tia?
- Não, por acaso não.
- Mas são do teu tempo tia. Anos 80... Anos 90...
- Põe lá o CD para eu escutar.
- OK!
- Ópera? Orquestra? Que som!
- Nããhh.. tia ... (sorriso). O vocalista é muito bom e é um excelente compositor e músico. Sabes, estudou música desde muito jovem e essa cultura musical nota-se nas suas criações.
- Ummhhhhhh! Um pouco barulhento talvez mas, gosto bastante. Lembra-me uma mistura dos "Metálica" com a voz do Tom Waits.
- Eh,eh.. pode ser tia... muito power e voz rouca.

Lights In The Sky (NIN - 2008)

I tried to stay away
Just in case
I've come to realize
We all have our place
Time time has a way you know
To make it clear
I have my role in this
I can't disappear
Or leave you here

Watching you drown
I'll follow you down
I am here right beside you
The lights in the sky
Are waving goodbye
I am staying right beside you
...
Bonito não é? As coisas que a gente aprende... sacana do puto!!!

E o "Tigre de Papel"?
Uhmmm... o Tigre não é nenhum personagem de banda desenhada ou de literatura de ficção mas, um adolescente de quinze ou dezasseis anos (dizem...) que escreve bem p'ra caraças num dos muitos Blogs da Internet.
As coisas que a gente descobre! Fiz-me seguidora do "Tigre", claro!

Musical 7 - King Size Medley (Tigre de Papel - 8 de Março 2009)
Esta semana, deu que falar... O Festival da Canção! Que ALEGRIA que vai por esse lado! Eu, não sei o que dizer...Vencedora é a Flor de Lis, uma rapariga que espero que vá a Moscovo sem aquela coisa que ela levava na cabeça, que parecia uma espécie de alga vermelha que dá muito estilo às Falésias do Guincho mas não na cabeça de gente, ainda por cima roliça. Só me deu para pensar numa espécie de Úrsula da Pequena Sereia sem tentáculos e com acordeões.
Eu estou desgostoso da Luciana Abreu, ela merecia menos do júri, mas tudo bem. Também, desde que ela pôs aquela... não vou chamar prateleira, mas sim mesa... ela passou a ser queridinha dos portugueses. Eu nunca tinha visto o Obama a ser tão mal tratado. Sinceramente... Meter o slogan político numa canção, não augura nada de bom. Mas é então que eu vejo dois melões com pernas, vestidos de casa alentejana a avançarem pelo palco como um mastodonte em fúria a berrarem como uma sirene do Blitz. Segue-se um cházinho de tília. Se era naquilo que a Luciana Abreu disse que nós devíamos pensar todos os dias antes de nos deitarmos... eu não sei. Só se for para termos pesadelos muito negros. E foi nisto que 28% de Portugal votou... é triste. (...)

Gui 2 - Tia bué... abraços!
Era o que eu mais tinha ontem para dar, além do admirável "carolo" da praxe, né my friend? ;)

Beijos,
da Princesa!

Wednesday, March 11, 2009

Somos mais números e menos gente...







Hoje apetece-me falar de sentimentos... sim porque hoje, mais do que nunca, representam um bem de valor incalculável. Um bem raro nos meios em que nos movimentamos, nomeadamente no laboral, onde a ética, a consciência e a humanidade se vão perdendo, a todo o momento.
Tenho percepcionado coisas nestes últimos tempos que são verdadeiras aberrações comportamentais e autênticos hinos à ausência de sentimentos e à falta de humanidade.
Sem dúvida, quando o medo e a adversidade se instalam na "República do Salve-se quem Puder", o que se destaca é o pior do ser humamo.
Felizmente, nem tudo é mau nestes momentos...
Hoje depois de me cruzar, aqui e ali, com alguns dos colegas de trabalho em processo de negociação de saída, segui em direcção ao ginásio e dispensei o almoço para mais tarde.
Há que suar a raiva contida que cá anda por dentro...
Tudo me recorda um processo laboral bastante difícil que felizmente ultrapassei bem, há cerca de 11 anos atrás.
Engraçado... há pouco, mesmo há muito pouco, quando me lembrava que a Vanessa está hoje em viagem para Michoacan, recebi uma notícia da minha outra "filha mais velha", a minha querida amiga Anabela, actualmente a trabalhar e a viver em Montreal.
A sua Hanna, nasceu há pouquinho tempo e já tem um sorriso lindo de morrer, como o da mãe (podem constatar pelas fotos de ambas)!
Ainda bem que a Vida também não desiste de nos brindar com estas boas surpresas.
Belutska... tudo de bom para ti, para o Jesper e para Hanna!
Algo de muito interessante se vai construir numa família constituída por uma portuguesa, um sueco e uma canadense.
Bem vinda ao Mundo das Mães!
Acredita que vai ser uma viagem fantástica!

Beijos,
da Princesa

Monday, March 09, 2009

Uma boa ideia, para um filme chato


Estou a referir-me ao filme "O estranho caso de Benjamin Botton", de David Fincher... uma história que poderia ser interessante face à ideia original em que se baseia, mas que vira uma verdadeira seca face à forma chata como se desenrola o filme.
Sinceramente não consigo entender o porquê das nomeações para os Óscares e, na minha sincera opinião, nem as prestações de Brad Pitt e de Cate Blanchett merecem um destaque especial. Quanto à estratégia de narracção escolhida é bem "dejá vu".
Como se costuma dizer... nem muito mau, nem muito bom, vê-se.
Beijos,
da Princesa

Friday, March 06, 2009

Fim-de-semana Upavasa - Blue Buddha

Hoje, mais do que nunca, é tempo de nos voltarmos para o nosso lado espiritual. A pressão em volta é muita e o mero prazer da posse de bens materiais já não preenche a vida de ninguém.
Um amigo arrancou há pouco com um projecto muito interessante, o "Blue Buddha Hostel"... lá para as bandas da Ericeira.
Nos fins de semana de Março e Abril vão estar activos vários Workshops dedicados a áreas muito interessantes.
Aqui vão as informações...

13 a 15 de Março e de 24 a 26 de Abril
Fim-de-semana Upavasa - Fasting e Meditação

22 de Março
A Caminho do Equilíbrio

16 e 17 de Maio
Curso Intensivo de Astrologia e Senhores do Carma

Se quiserem experimentar ou divulgar têm a informação ao vosso dispôr em: http://www.bluebuddhahostel.com/.

Os contactos podem ser feitos para o mail: bluebuddhahostel@gmail.com.

Beijos,
da Princesa

Tuesday, March 03, 2009

A nova Colômbia... de África

E já lhe chamam a "Nova Colômbia" do Continente Africano... essa mesmo que estão a pensar: Guiné Bissau.
Se refletirmos um pouco sobre os recentes acontecimentos tudo leva a crer que a repentina morte do Presidente e do Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas da Guiné tem origem nas longas e emaranhadas teias da droga que proliferam nos corredores dos militares.
Vem aí um período de grande agitação e instabilidade social, for sure...

Beijos,
da Princesa

Monday, March 02, 2009

Esse desemprego...

Se há coisa que percebemos ao trabalhar num mercado como o actual é o sentimento de insegurança generalizada dos trabalhadores nas empresas e o agora constante sentimento de medo reflectido nos seus olhares, gestos e atitudes.
As conversas de corredor exalam a desconforto, as posturas dos corpos são curvadas e sem jeito, as rugas na testa cada vez mais vincadas e o sobrobolho sempre franzido...
O som das palavras é baixo e contido, quase como se a projecção de voz tivesse que ser oposta ao habitual, isto é, para dentro e não para fora.
Preocupante, deveras preocupante...

Viver, às vezes, pode ser lixado!

Beijos,
da Princesa

Esse Desemprego (Bertolt Brecht)
Meus senhores, é mesmo um problema
Esse desemprego!
Com satisfação acolhemos
Toda oportunidade
De discutir a questão.
Quando queiram os senhores! A todo momento!
Pois o desemprego é para o povo
Um enfraquecimento.
Para nós é inexplicável
Tanto desemprego.
Algo realmente lamentável
Que só traz desassossego.
Mas não se deve na verdade
Dizer que é inexplicável
Pois pode ser fatal
Dificilmente nos pode trazer
A confiança das massas
Para nós imprescindível.
É preciso que nos deixem valer
Pois seria mais que temível
Permitir ao caos vencer
Num tempo tão pouco esclarecido!
Algo assim não se pode conceber
Com esse desemprego!
Ou qual a sua opinião?
Só nos pode convir
Esta opinião: o problema
Assim como veio, deve sumir.
Mas a questão é: nosso desemprego
Não será solucionado
Enquanto os senhores não
Ficarem desempregados!