Saturday, February 19, 2011

O Discurso do Rei (The King's Speech)



Fui ver há precisamente uma semana e... adorei!
Conta-nos a história do rei Jorge VI, de Inglaterra, na sua forçada ascensão ao trono e Na luta feroz que travou contra uma gaguez que o oprimiu desde criança.
Tom Hooper (Director) conseguiu captar a fragilidade de uma das mais comuns inseguranças humanas, de uma forma brilhante e sensível, sem nunca desprezar o fantástico "british humor".
Colin Firth (Jorge VI) superou-se neste filme e interpreta o papel mais brilhante da sua carreira de actor, pelo menos na minha opinião.
Geoffrey Rush (Lionel Logue, o terapeuta da fala que acompanha o rei) interpreta, igualmente, um papel brilhante, cheio de força e de criatividade.
A relação que ambos estabelecem ao longo do percurso que leva Jorge VI ao trono, forçada pela abdicação do seu irmão, é plenade sentimentos contraditórios mas, também, de cumplicidade. Através de ténicas inovadoras para a época, com suporte numa amizade profunda, Bertie (Jorge VI) vai ser capaz de encontrar a sua voz ao longo da liderança do seu país em guerra, tendo como pano de fundo a ameaça constante da segurança do discurso de Hitler.
Eu, que várias vezes me vejo confrontada, na minha profissão, a enfrentar a necessidade de falar para audiências vivas, digo-vos que não é mesmo nada fácil.
Entendi a sua insegurança e os seus medos apesar de não ser gaga pois expôr a nossa sabedoria e as nossas ideias em público é, sem sombra de dúvida, uma tarefa árdua que exige uma disciplina e um controle mental muito fortes.
Vão ver, porque... simplesmente, vale a pena e vão adorar!

Beijos,
da Princesa

No comments: