Tuesday, September 15, 2009

23 suicídios em ano e meio...

www.olhares.com - Foto: Fátima Machado
Verdadeiramente chocante o actual debate em torno do suicídio de 23 funcionários da empresa France Telecom...
Incrível o que às vezes nos "passa ao lado" quando a pressão laboral é sentida nos grandes gigantes do mundo do trabalho, independentemente do facto das suas situações financeiras não apresentarem grandes riscos ou indícios de dificuldades financeiras.
Em nome da crise Mundial, os métodos utilizados pela má gestão refugiam-se sobretudo em medidas de gestão preguiçosa, aplicadas para apresentar resultados fictícios.
Vejamos o exemplo das famosas reestruturações onde se negoceiam, habitualmente, as saídas de quem era incómodo e não a de elementos que não prestam, a "mobilidade de recursos" sem lei nem regra, a que chamam delicadamente "reintegração e polivalência", enfim...e muito mais haveria para contar.
Foram necessários 23 suicídios consumados e outras tantas tentativas frustadas para que o governo francês, representado neste caso pelo Ministério do Trabalho, convocasse para hoje um reunião de emergência, com o presidente da France Telecom.
Que raio de desculpas irá ele apresentar? Será que lhas vão exigir?
Como é possível pousar a cabeça na almofada com tanto peso na consciência e, acima de tudo, como é possível ter em tão fraca e leviana conta o ser humano e a vida?

Beijos,
da Princesa

1 comment:

Rogério Charraz said...

Também li a notícia, e também fiquei chocado, mas não surpreendido...

É o que dá vivermos para a economia, em vez de vivermos para as pessoas!