Monday, March 07, 2016

59 Anos de RTP...


http://www.imdb.com/title/tt0052451/

http://herdeirodeaecio.blogspot.pt/2008/10/quando-o-telefone-toca.html

Estávamos em 1957, ano em que nasci, quando a televisão, a preto e branco, veio revolucionar o mundo Português e o seu espaço e dinâmicas de lazer.
Escrevo um aniversário sobre o qual vale apena escrever já que tenho algumas belas recordações de infância, ainda bem vivas no meu pensamento, sobre o que a televisão representou, na dinâmica e vida da família.
Antes do seu aparecimento, os serões eram sempre passados a ouvir a rádio, na cozinha, depois do jantar, enquanto a mãe lavava a loiça e arrumava a cozinha.
O programa de eleição era "Quando o Telefone Toca", feito a partir de discos pedidos pelos rádio-ouvintes, que para lá telefonavam. As escolhas das canções eram motivos de debate entre o pai, a mãe, eu e o meu irmão. Falávamos sobre as que mais, ou menos gostávamos e, íamos sempre a votos.
Quando chegou a televisão, não se mudaram os rituais da semana mas, os de fim de semana sofreram, seguramente, uma alteração profunda.
A reunião das famílias, passou a ser feita no café mais próximo de casa, ao Sábado à noite e ao Domingo, à tarde e, a caixa mágica, transformou, também, o potencial de negócio daquele espaço de convívio.
Momentos que eram uma, verdadeira, diversão para os miúdos e para os graúdos e, também, um belo pretexto para o animado convívio entre as famílias que ali se juntavam, em jeito de ritual de festa.
Quando o programa não interessava à canalha miúda, íamos todos brincar para a rua às corridas, à barro do lenço, à macaca... enfim, uma verdadeira festa!
Por volta dos meus 12 ou 13 anos, finalmente, consegui convencer a minha adorada mãe Júlia (o pai Américo, não era preciso convencer, já que ia sempre por arrasto, pois a última palavra, fosse qual fosse o tema que implicava gastar dinheiro, era sempre a da mãe, eheheheh...) a investir as poupanças que fomos acumulando no mealheiro, das prendinhas de aniversário, ao longo do anos.
Foi uma festa naquela casa, quando tivemos a nossa própria televisão mas, para o pai, ver a bola ao Domingo à tarde no café, foi um ritual que se manteve, por muito tempo.
Recordo com ternura, os desenhos animados do Tio Patinhas, do Pato Donald, da Margarida, da Minie, do Mickey e, do destravado cão Pluto.
As noites dos "Festivais da Canção", eram momentos de glória, muito ansiados e, a série dos cowboys "Bonanza" (confesso que era perdidamente apaixonada pelo 'Little John"... ) e as "Tardes de Cinema", aos Domingos à tarde, outra das grandes paixões.
A televisão a cores, voltou a revolucionar mas, bem mais tarde.
Quando entrou em minha casa, já era casada e minha adorada Vanessita, tinha cinco anitos.
Ganhei-a num concurso televisivo em que o número da minha taxa de TV, foi sorteado, eheheheh...
Em resumo, sou uma verdadeira jurássica!
Belas memórias!

Beijos,
da Princesa!

No comments: