Friday, December 12, 2014

Sustentabilidade e Ambiente



Há mais de 268.000 toneladas de plástico a boiar nos oceanos (in Jornal Publico, 11 de Dezembro 2014)


Mesmo consciente dos crimes ambientais que se cometem, todos os dias, às claras e quase sem impunidade, ao ler esta notícia fiquei chocada com os números publicados, resultantes de um estudo global que analisou a distribuição do plástico em todos os oceanos do planeta Terra.

Pensando bem, confronto-me com este flagelo sempre que desço à praia, seja ela qual for. Dou sempre por mim no regresso, a recolher da areia vários objectos de plástico, que por ali deixaram ou que ali chegaram, à boleia das marés…

Garrafas de água ou refrigerantes, embalagens de iogurtes, bidões de combustível, restos de amarras e de redes de pesca, pacotes de batatas fritas e outras iguarias afins, and so on, and so on, and so on….

Choca-me a atitude displicente e desinteressada das pessoas que classificam a suave areia das praias, como balde do lixo Nacional e, pelos vistos, Mundial!

Tanta ausência de pudor e de consciência ambiental, até dói!

Neste caso, muito específico, sou defensora do efeito dissuasor das multas, de preferência, bem pesadas, que deveriam ser aplicadas, sem excepção, ao flagrante delito.

É urgente salvar este Planeta Terra, no presente e no futuro!

 
Beijos,
da Princesa! (e fã da Reciclagem, deste há muitos anos)

No comments: