Thursday, March 06, 2014

Comprar com o coração...




Hoje li um artigo assaz interessante e inovador, publicado a 3 de Março, no Hipersuper, que é o Jornal de Negócios para profissionais das cadeias de Distribuição e Retalho. O título original "Comprar com o coração. Vem aí a era das emoções", despertou-me a curiosidade, mesmo não sendo leitora habitual deste tipo de publicações.
A evolução da tecnologia vai revolucionar a forma de identificação dos hábitos de consumo e o consumidor "em si" vai deixar, para sempre, de ser um cidadão anónimo.
Como o próprio artigo refere "pela primeira vez, os retalhistas vão ter acesso a um perfil único do consumidor - físico e digital - para oferecer uma experiência de compra integrada e mais emocional do que racional" e isto é, verdadeiramente, fantástico mas, simultaneamente, assustador pois, parafraseando de novo o artigo "vamos passar da era da oferta de produtos ou serviços que satisfazem o consumidor para a era da oferta de emoções e verdadeiras experiências de consumo, onde o consumidor será reconhecido como um individuo único".
Desde que entramos no espaço da loja, vão saber reconhecer o nosso perfil único de consumidor (físico e digital) e saber quem somos, o que habitualmente compramos, quais as nossas tendências e gostos, and so on, and so on, and so on...
Vamos ter o empregado a seguir-nos e a tentar anular o nosso impulso de compra, na tentativa de nos convencer a levar o que já levámos, nas últimas três ou quatro visitas à loja.
Acabou-se a privacidade, o gosto e do direito de decidir no momento, ou seja, estamos lixados! Oh my God!!!
Please save me e arranja-me uns bugs informáticos, ainda bem mais inovadores que a "Inovação", que baralhem os dados do meu perfil.
Para já, aqui deixo o aviso a todos os empregados de loja: Livrem-se de me melgar, e dizer-me o que devo ou não devo comprar, porque eu "rosno" forte e feio e, daqui a uns anitos, ainda vou ser bem pior, eheheheh...
Grrrrrrhhhhhh!!!

Beijos,
da Princesa!

No comments: