Sunday, May 12, 2013

World Press Photo 2013, em Lisboa!


Visitei a exposição há uma semana, com a minha mana Ana Cristina mas, ao contrário do habitual, não me apeteceu logo falar sobre as emoções do que vi, através dos olhos e das lentes fantásticas, de quem captou as imagens e os momentos eternizados, para sempre, mais ou menos cuéis, especialmente no que refere as fotos de guerra e de repressão, política, social ou, qualquer outra...
Mais do que a guerra e a morte, marcou-me a imagem da mulher e da filha, queimadas voluntariamente pelo marido e pai, com ácido. Simplesmente, arrepiante! E não é que mesmo portadoras daquelas caras queimadas e disformes, sem os traços suaves das nossas expressões comuns de alegria ou de tristeza, dos nossos vincos ou rugas, como lhes quiserem chamar, me conseguiram transmitir a verdadeira compaixão e resignação com a Sorte e, sobretudo, o Amor entre Mãe e Filha, especialmente naquela foto do abraço?
E coisa mais bela no Mundo..., não há.
Apesar de tudo e da emoção, prefiro deixar-vos aqui uma imagem diferente, a de Wei Zheng: Synchronized Swimmer".
A anterior é demasiado sofrida e já ficou na minha memória, desde que a vi.
Vão ver!

(Museu da Electricidade, em Lisboa... Entrada gratuita!)

Beijos,
da Princesa!

No comments: