Tuesday, August 31, 2010

Portugal em chamas!!!

Pergunto-me a mim própria que mais haverá a dizer sobre este tema?
Diariamente somos confrontados com notícias dramáticas sobre os fogos em Portugal. Vezes sem conta os noticiários repetem os discursos sobre o desespero das populações em risco, as áreas e paisagens protegidas que se perdem, as suspeitas ou as confirmações de fogo posto, os diferentes motivos que levam os criminosos a cometer tais actos, as especulações sobre os afectados e os culpados que beneficiam com as heranças que os fogos legam, os negócios que giram em volta das chamas.., desde os aviões de combate, às ligações a empresas que negocieiam materiais de prevenção, and so on... and so on... and so on...
E que poderíamos fazer para prevenir? Ninguém sabe!
Mandam-se uns palpites aqui e ali para ficar bem na fotografia e, também, para “tapar o Sol com a peneira”, como dizia a minha mãezinha.
- Que tal reativar os postos de vigia florestal?
- Que tal abrir caminhos de contra-fogo que possam ser uteis nem que seja só para facilitar o acesso das viaturas no combate aos incêndios?
- Que tal investigar os negócios paralelos de “comandantes de bombeiros”?
- Que tal investir em equipamento de combate (aviões, por exemplo...) que fosse propriedade do Estado? Em vez de submarinos ou equipamento de combate, já que não estamos em guerra... sei lá?
- Que tal investigar "seriamente" os negócios à volta dos madeireiros?
- Que tal se... voltarmos aos tempos da Inquisição e mandarmos os culpados para a fogueira? Não só os que ateiam mas, principalmente os que pagam para atear...
Chiiii!!!! Estou a ficar demasiado cruel!

Beijos,
Da Princesa

1 comment:

zmsantos said...

Demasiado cruel? Estamos é cansados de ver ficar impunes quem comete estes crimes.
Fogueira com eles. Eu encarrego-me de trazer um pouco de petróleo, só para pegar melhor.

Beijinho.