Saturday, April 25, 2009

25 de Abril, sempre!

www.olhares.com
Recordo-me vagamente da sensação de estranheza quando no emprego nos mandaram para casa a 25 de Abril de 1974.
'Houve golpe de estado militar contra o regime da ditadura de Américo Tomás', diziam alguns em surdina...
'Deus queira não haja derramamento de sangue', diziam outros...
Muito sinceramente, nessa altura, não estava a perceber patavina do que se estava a passar. Um pouco ansiosa, um pouco assustada, um pouco zonza talvez, lá fui eu rumo a casa.
De repente, vinha-me à memória um episódio vivido em Lisboa uns meses antes, na praça do Rossio. Um polícia de choque barrara-me a passagem à saída do Metro.
Tinha para aí uns dois metros de altura, viseira e escudo e perguntou-me, com voz de poucos amigos:
- Onde vais?
- Eu, eu, eu... vou ao cinema. Disse, engasgando a resposta com o susto.
- Não podes voltar a entrar por aqui. Ouviste bem?
Engoli em seco e acenei-lhe em sinal de acordo.
Nunca tinha subido as escadas do Metro do Rossio tão depressa.
Mais tarde soube que tinha sido dia de conflito com os estudantes universitários.
Não me recordo o motivo do conflito de então mas, a 25 de Abril de 1974, entendi que, naquele dia meses atrás, algo de estranho tinha ficado no ar e ... também, no meu pensamento.

Viva o 25 de Abril, sempre!

Beijos,
da Princesa

2 comments:

Anonymous said...

Faz tempo que te nao vejo...
Tantas as conversas,tantas as saudades de ti,alguem que sempre me quis tao bem!
Um beijo.
O sapito!!!

Princesa Isabel said...

É verdade! Quanto tempo...
Não faz muito perguntei por ti à tua tia Mena.
Uma beijoka e um abraço!