Friday, August 01, 2008

Tropa de Elite - "Missão Dada é Missão Cumprida"


Ficha Técnica
Título Original: Tropa de Elite
Género: Acção
Tempo de Duração: 118 minutos
Ano de Lançamento (Brasil): 2007
Site Oficial:
www.tropadeeliteofilme.com.br
Direção: José Padilha
Roteiro: Rodrigo Pimentel, Bráulio Mantovani e José Padilha
Produção: José Padilha e Marcos Prado
Música: Pedro Bromfman
Fotografia: Lula Carvalho
Desenho de Produção: Tulé Peak
Figurino: Cláudia Kopke
Edição: Daniel Rezende


Elenco Central
Wagner Moura (Capitão Nascimento)
Caio Junqueira (Neto)
André Ramiro (André Matias)
Milhem Cortaz (Capitão Fábio)
Fernanda de Freitas (Roberta)
Fernanda Machado (Maria)
Thelmo Fernandes (Sargento Alves)
Maria Ribeiro (Rosane)

Tropa de Elite“ retrata uma realidade “brasileira” dura de roer.
Apesar de ficcionada na tela e de ser um pouco tendenciosa (os polícias aparentam uma imagem mais "branqueada" como se os seus métodos tivessem, algures um fim mais justificado...) ela representa uma “violência gratuita” banalizada por ambas as partes, "polícias e ladrões".
Este filme consegue, através de uma fotografia fabulosa e de planos de filmagem bastante simples, dar-nos a imagem da real imensidão das favelas instaladas nos morros do Rio de Janeiro e da sua estrutura física, em termos de construção.
É esmagador o misto de emoções e sentimentos que nos ficam cá dentro do peito e ao mesmo tempo surpreendente aquela mancha de construção caótica que se instala, como se fosse o resultado da confluência de vários rios, serpenteando pelas montanhas que emergem a partir do mar.
A violência feroz da guerra entre a Tropa de Elite (BOP), os narcotraficantes e os favelados que estavam ali num dado momento pelo acaso da sorte ou do azar, faz-me pensar o quanto se vem banalizando a vida humana, com o mero exercício da violência pela violência.
O Capitão Nascimento, o André Matias, o Neto, a Maria e a Rosane são personagens de um meio ambiente tenso e duro, onde se batalha no dia dia com sentimentos e sensações controversas.
As personagens vão evoluindo ao longo da história e é surpreendente a forma como André e Neto vão moldando as suas personalidades num curto espaço de tempo, alterando radicalmente a sua postura e comportamento, desde o início da carreira na Polícia Militar até à entrada nas BOP.
Não percam!

Beijos,
da Princesa

No comments: