Monday, February 25, 2008

O prazer de cozinhar




Se há actividade em que me sinto como "peixe na água" e em que facilmente atinjo o máximo da minha criatividade é cozinhar. Não sei bem explicar porquê, ou se calhar até sei mas… são tantas as razões que me perco.
Gosto
- do cheiro das ervas aromáticas
- do toque e da cor dos alimentos
- de cortar os vegetais em pedaços rudes
- de saladas cheias de cor
- da descoberta dos aromas
- da minha intuição perfeita para misturar sabores, mesmo os desconhecidos
- do prazer de saborear alimentos bem cozinhados
- de uma mesa bonita
- de travessas decoradas
- de todas as especiarias
- de picante
- de experimentar receitas do Mundo
- de cozinhar para mim e para os outros
- de aprender e experimentar coisas novas
- de "comer com os olhos"
- do momento de "pausa interior" sempre que preparo uma refeição
- de fazer um banquete a partir de "quase nada"

Estas são algumas das razões que me ocorrem no momento para vos explicar a minha veia de cozinheira.
Bom apetite!

Beijos,
da Princesa

2 comments:

Cravo a Canela said...

E o prazer que não é comer esses teus "actos criativos"?! A "vaca mole", a salada de fruta com aquele molhinho especial...hmmmm...

zmsantos said...

Princesa e cozinheira. Definitivamente, a tradição já não é o que era. E ainda bem que não!
Eu também encontro na culinária muitas das tuas razões pelos quais se enformam os prazeres dos sentidos. Especialmente se cozinhar para os amigos.

Beijinho, Princesa gourmet