Wednesday, January 30, 2008

Brandos costumes...


Eu, cidadã portuguesa, sinto-me incomodada quando ouço o meu país, habitualmente apelidado "de brandos costumes" e de acérrimo defensor dos direitos humanos, ser acusado de cumplicidade com os norte-americanos, no transporte de presos sem culpa formada, para a base de Guantanamo. Será que as Lages proclamaram a independência e a gente não soube nada deste lado do Atlântico?
Reprieve, a ONG acusadora, presta habitualmente assistência jurídica a presos a quem a justiça foi negada por governos poderosos do Mundo. De acordo com a informação divulgada no seu site, os advogados da Reprieve apoiam, habitualmente, gente que enfrenta a pena de morte, muito em especial nos Estados Unidos, ou cidadãos do seu país que enfrentem este tipo de condenação.
Tudo o que fazem é em nome da "Guerra ao Terror".
Os dados sobre o envolvimento de Portugal no transporte de mais de 700 prisioneiros, foram divulgados com base num Relatório designado "The Journey of Death" e datado de 28 de Janeiro de 2008.
Com este tipo de acusações quase consigo entender que tipo de sensações os alemães poderiam estar a sentir quando há dois anos me cruzei em Nuremberga com vários, durante a minha visita à exposição "Fascination and Terror".
Beijos,
da Princesa

No comments: