Wednesday, April 11, 2007

O poder da comunicação

Hoje estive presente numa acção de formação sobre um tema fascinante: a Comunicação.
Confesso-vos que a expectativa com que parti para a mesma era mediana pois recentemente tenho frequentado algumas acções sobre este tema que pouco exploram a sua verdadeira essência, preocupando-se apenas com meia dúzia de estereótipos do plano comunicacional e com a enumeração teórica de técnicas recomendadas mas pouco interessantes.
Hoje, para grande alegria minha, tive o privilégio de ouvir falar alguém de forma apaixonada e profundamente conhecedora do tema.
Helmar Rodríguez Messner, assim se chama o meu colega da subsidiária da SAP em Madrid, que nos fez reflectir a todos quanto ao potencial de cada um de nós no uso das palavras e da comunicação não verbal, nomeadamente a transmitida pelo corpo e pelo carisma pessoal.
Independente de todos os princípios, modelos e sistemas de representação hoje abordados, ficou muito claro que um comunicador bem integrado no espaço físico onde se move e simultaneamente detentor de uma boa capacidade de comunicação (oral e corporal), tem reunidas todas as condições para captar a sua audiência, seja ela conhecida ou desconhecida.
- Helmar! Um dia deveras interessante.
Beijos,
da Princesa

2 comments:

Cravo a Canela said...

Não me digas que o Helmar tem assim tão bom aspecto como o da foto?! Está explicado o poder da comunicação...

Princesa Isabel said...

Não ... nem de perto. Ui, ui, se assim fosse nem sei... acho que me tinha mandado para o chão, eh, eh!