Thursday, April 25, 2019

25 de Abril… Sempre!




Ainda me recordo do 25 de Abril de 1974, como se fosse hoje.
Com dezasseis aninhos, jovem secretária assistente do Diretor de Marketing, da CERGAL - Cervejas de Portugal.


Uma manhã, aparentemente, igual a tantas outras, entre as coleguinhas de trabalho, também, jovens como eu, entretidas nas habituais tarefas e rotinas da semana.

De repente, alguém entra na sala, já não me lembra quem…

- Depressa, saiam todas e vão para casa! Rebentou uma revolta do exército e parece que invadiram, montados em chaimites, o Largo do Carmo. Não há notícias de tiros, nem de feridos mas, é mais seguro irem para casa.

E lá arrumámos a papelada das secretárias rapidinho, não sabendo bem o que dizer ou fazer mas… lá fomos todas escadas abaixo, a correr em direção aos carros, para sair dali, bem depressa.

Depois foi o dia inteiro colada à televisão, a tentar entender o que estava a acontecer.

Engraçado, as armas dos soldados que apareciam nas imagens, estavam enfeitadas de cravos e conforme as horas avançavam, juntava-se uma multidão de gente feliz.

Fascismo nunca mais! Viva o 25 de Abril! Viva a Revolução dos Cravos!

Sinceramente, na altura não entendia bem o significado daquela alegria mas, vieram-me à cabeça lembranças engraçadas, de quando a minha Mãe se incomodava com algumas conversas de rua do meu Pai, alto e bom som, sobre o regime de Salazar.

- Américo!!! Está calado!!! Olha se alguém te ouve e denuncia à Pide!!!
- Oh Maria Júlia… lá estás tu a exagerar!!!

Foi então que pensei… isto só pode ser bom!!!
E bem feliz, lá fui eu... passados uns dias, celebrar o meu primeiro 1 de Maio, em Liberdade.

45 anos já se passaram e… é obrigatório, não esquecer e celebrar!!!


- Viva a Democracia!!!

- Viva o 25 de Abril, sempre!!!
 

Beijos,
da Princesa! (eterna defensora da Democracia e da Liberdade!)

No comments: