Friday, June 08, 2018

Os Oceanos estão a morrer...


Muitos alertas se têm ouvido sobre a crescente falência dos mares, rios e oceanos, não apenas ligadas ao sobreaquecimento global mas, também, às toneladas de lixo e plásticos que impunemente se atiram para as águas, em qualquer parte do Mundo. Todos estes fatores adicionando, ainda, a sobrepesca e a pesca ilegal, estão a contribuir para a falência da biodiversidade e para uma sobrevivência decrescente, das mais variadas espécies de vida marítima.

Ainda, não há muito tempo, assisti a um documentário na televisão, que me impressionou bastante. O tema central era a morte de uma extensa parte da Grande Barreira de Recifes de Coral, situada nas costas da Austrália e da Nova Zelândia. É, verdadeiramente, assustadora a velocidade com que estão a ser devastados estes tesouros da biodiversidade marinha, face ao papel fundamental que detêm no abrigo e alimento das espécies.

E, apesar de tantos alertas, os líderes Mundiais mantêm-se surdos ou… quase surdos, pois a legislação ativa mantem uma política suave de punição. Adicionalmente, a atitude dos humanos, embora com algum nível de evolução positivo, mantem uma postura passiva e, recorrentemente, transgressora. Basta olhar para um areal de praia no final de uma tarde de Verão e… dá para perceber.

Dados divulgados recentemente, na SIC Notícias, indicavam que 95% dos resíduos que flutuam no Mar Mediterrâneo são plástico e, a ONU divulgou que 8 milhões de toneladas de plástico, invadem anualmente os nossos oceanos. Estes são números, verdadeiramente, assustadores que vamos conhecendo aos poucos, cada vez com maior precisão e, como tal, é fundamental ter em conta que as micro partículas geradas pelo lixo plástico são muito difíceis de extrair das águas, o que implica a sua contaminação crescente e, consequente, redução da biodiversidade envolvente.

Há que ser duro com a legislação e com as formas de penalização, já que os maiores poluidores são, sem qualquer margem para dúvida, as pessoas!

A esperança não pode morrer e há que lutar por um Mundo melhor, já que há quem se inspire no desperdício e no lixo, para fazer Arte…

E viva o nosso talentoso artista Português, Bordalo II.

Beijos,
da Princesa!

No comments: