Sunday, April 19, 2015

700 náufragos, em busca de um futuro melhor...


Senti um frio que me gelou o corpo, enquanto ouvia, esta manã, a notícia na rádio.
As lágrimas saltaram teimosas, ao pensar naquelas gentes desesperadas, que mesmo enfrentando um elevado risco de morte, do qual têm certamente consciência, não desistem da busca de uma vida melhor, num futuro incerto que, mesmo assim, se lhes afigura melhor que o presente que os leva a arriscar tanto.
O Mediterrâneo é o cemitério presente, de milhares de homens, mulheres e crianças, desprezados e desprotegidos, pelos governos dos seus países de origem.
Esta noite, foi-lhes de novo madrasta e dos cerca de 700 náufragos, menos de 50 foram salvos.
De novo, as frias águas da costa Italiana se transformaram na sua sepultura, engolindo os seus sonhos e a sua esperança de uma vida mais digna.
De acordo com os dados oficiais, na última semana, cerca de 10.000 migrantes foram resgatados.
É urgente que o Mundo faça algo e, muito em especial, é urgente que a União Europeia, conjugue esforços para um patrulhamento diferente, pelo menos, ao longo das rotas mais utilizadas, ao largo de Malta e Itália.
Ao final da tarde, acendi uma vela em homenagem aos que morreram e, tambéns, aos que sobrevivem ao mar e à tristeza de permanecerem nos campos de refugiados migrantes, durante semanas ou meses!
Que futuro?

Beijos,
da Princesa! (que ainda tem esperança, num Mundo melhor e mais justo...)

No comments: