Tuesday, January 20, 2015

A “Internet das Coisas”


 
Uma verdadeira revolução que pode interferir na vida futura, do comum dos mortais, nas mais variadas dimensões, desde as ligadas ao teor mais prático do funcionamento de objectos inertes,  às que podem invadir o nosso eu mais privado.
A “Internet das Coisas” é um conceito associado a uma das muitas revoluções tecnológicas do momento, cujo objectivo central é ligar os mais diversos objectos do nosso dia a dia, à rede global de computadores. Uma televisão, uma aparelhagem sonora, um candeeiro, uma fechadura, uma maçaneta de porta, uma máquina de lavar roupa ou loiça, um sistema de rega, um carrinho de bébé, enfim, tudo o que a vossa imaginação vos permita sonhar...

Uma simples ligação à Internet, através de dispositivos como um Ipad, um computador ou um smartphone. Um simples comando digital, escrito ou sonoro, uma password e voilà..., a execução da ordem pode ser efectuada a milhares de quiilómetros de distância, no preciso momento em que queremos que se cumpra..., naquela hora, naquele minuto, naquele segundo. Tem tanto de mágico, como de assustador.
Passando para a dimensão mais humana do fenómeno, as capacidades de avaliação de todas as possibilidades ao nosso alcance, ainda se tornam mais assustadoras, se pensarmos que já existem Apps que activadas, a partir de um smartphone, podem ajudar a percepcionar emoções e sentimentos humanos, isto é, podemos estar na presença de um interlocutor que tem o poder de avaliar, com algum rigor, o nosso estado de espírito do momento...

Se estamos lixado(a)s com ele(a)..., estamos frito(a)s porque o dispositivo, "escondido na manga", vai-nos denunciar.
Pois é malta, lá se vai a nossa privacidade..., até a das emoções e dos sentimentos, supostamente, só nossos (http://www.marketwired.com/press-release/muzzleys-iot-platform-enables-intelligent-predictive-behavior-1981497.htm).

Dá que pensar!
 
Beijos,
da Princesa!  
(amante das novas tecnologias, também, por inerência, da carreira profissional mas..., q.b.)

 
PS
Terminou, na passada Sexta-Feira, a Feira Mundial da “Internet das Coisas”, em Las Vegas - http://www.publico.pt/tecnologia/noticia/empresas-foram-a-las-vegas-vender-a-internet-das-coisas-1681757 -, com presença Portuguesa, pois claro! 
Próxima Feira, penso que será Barcelona, em 2016.

No comments: