Monday, April 22, 2013

O encanto do "adeus"


Hoje, quando viajava para o Porto cruzei-me na auto-estrada com um transporte escolar que ia, provavelmente, fazer um daqueles passeios, pomposamente designados como "visitas de estudo", sempre muito bem-vindas e desejadas pela "arraia-miúda", eheheheh...
Fiz pisca para a ultrapassavam e vi a malta do banco de trás - no meu tempo era o "banco dos palermas" - a rir e a acenar uma montanha de mãos descontroladas.
Um belo adeus convincente a quem passava, ou ultrapassava...
Sorri para a malta jovem, sem tirar a mão do volante.
De repente, veio-me à memória, não aquela frase batida do Sérgio Godinho, mas... recordações de juventude e de ambiência escolar.
Lembro-me muito bem quando me tocava a mim e aos amigos da turma do Secundário, ansiar e desejar aqueles divertidos passeios escolares, fosse qual fosse o destino.
E lá íamos nós felizes e contentes, com a merenda que as mães tinham preparado com amor e carinho.
Cantando e rindo que nem loucos e..., claro, sempre a dizer adeus sem parar, a todos os que passavam por nós.
E aquelas viagens de comboio, entre Amadora e Cacém e vice versa, em que decidíamos gritar que nem loucas à janela e a dizer adeus sem parar, até nos cansarmos daquela loucura espontânea,
Afinal, dizer adeus..., nem sempre é triste!
Beijos,
da Princesa!

No comments: