Thursday, December 06, 2012

"Gangnam style"… mover multidões na “Era do Vazio”

http://www.youtube.com/watch?v=0YnGM-kl1Q8

Há alguns bons anos atrás, li um livro de Gilles Lipovetsky: A Era do Vazio.
O tema central desta obra centra-se nas mudanças comportamentais das sociedades de Ocidente da, por ele classificada, como Era Pós-Moderna, onde cresce o individualismo, alimentado pelo facto de estarmos cada vez mais fechados sobre nós próprios (concentrados no sucesso do nosso Eu) e isolados do Grupo. Segundo o autor, este comportamento tem potenciado o vazio que nos envolve, a todos os níveis, principalmente nos planos Social e Político.
É no meio deste "vazio" que conseguem emergir fenómenos sociais, que dificilmente se explicam, face ao poder Mediático que rapidamente conquistam e, aparentemente, sem qualquer razão especial que justifique um protagonismo quase imediato.
O fenómeno “Gangnam Style” é um caso perfeito para o ilustrar: a música do sul-coreano PSY tomou de assalto (sem ser à mão armada) a cultura popular na Coreia do Sul e veio até ao Ocidente montada em skate turbo.
A coreografia do videoclip "chegou, viu e venceu", como habitualmente dizemos na gíria Portuguesa e daí até à fama foi "um segundo".
Segundo constam as estatísticas do momento, já foram efectuadas centenas de milhões de visualizações no Youtube, para além de todo o Merchandising associado, que apareceu de repente (t-shirts, camisolas, blusões, óculos, telemóveis, capas para os mesmos…).

O cantor é giro? Não!

A letra tem conteúdo? Algum, com cheirinho a crítica social ao "plástico" estilo de vida do bairro Gangnam.

A música é gira? Não, é uma seca mas,… entra no ouvido de tão repetitiva que é.

A coreografia é gira? Não… é completamente, idiota. Põe as pessoas aos pulinhos e a balançar as pernas e as mãos de forma desconjuntada!

Toda a gente já viu ou ouviu? Sim! Que remédio…, de vez em quando lá nos aparece na rádio ou na TV (noutro dia o vídeo-clip e uma mini-reportagem até foram notícia de Telejornal…).

What? Então e...?

Dá que pensar…!

Beijos,
da Princesa

1 comment:

Celes said...

mejor que ese fenomeno coreano, surgio en españa el 15-M, como movimiento alternativo a los partidos politicos.