Thursday, August 18, 2011

Sex symbol...

Hoje, logo cedinho, prestei atenção a uma coisa muito engraçada que o Nuno Markl disse no programa das manhãs da RC, sobre a relação entre a imagem e o conceito de “Sex Symbol”.
Feitas as considerações iniciais e ditas as larachas do costume, dei comigo a pensar com os meus botões: “Eh pá! Nunca tinha visto as coisas por esta perspectiva!”
O exemplo escolhido foi brutal, eheheh..., nem mais, nem menos que, o famoso Mick Jagger, um verdadeiro “sex symbol” desde os anos 70, estatuto que conseguiu à conta da sua condição de “Rock Star”.
De certeza absoluta, tal nunca teria acontecido, dizia o Markl, se aquela carantonha “feia como os trovões”, estivesse atrás de um balcão de atendimento numa Repartição de Finanças, com aquela boca descomunal a dizer coisas comuns como: “Os seus impostos não estão em ordem; a senhora tem de ser inspecionada”.
Juro que nunca tinha imaginado o Jagger atrás do balcão de uma Repartição de Finanças...
Depois de uma bela gargalhada ao volante, correndo o risco de passar por maluquinha junto dos carros vizinhos, pus-me a pensar no exemplo dado e, de facto, nada é mais verdadeiro.
A projecção Mediática de uma imagem, em qualquer meio cultural e artístico, faz com que, qualquer personagem, seja ela vulgar ou invulgar em termos de fisionomia, se venha a constituir num “icon” de referência, a partir de uma imagem trabalhada e projectada para as massas. Muito fácil!
Depois é só esperar que o imaginário e a ambição que a maioria dos mortais tem em ser famoso, subir a um palco, surgir num écran de novela ou de cinema, atravessar uma passerelle de moda..., faça o resto.
E assim se constroem os fenómenos Jagger e outros afins...

Beijos,
da Princesa

No comments: