Thursday, July 07, 2011

Inside Job - A Verdade da Crise (Novembro 2010)



Título Original: Inside Job
Intérpretes: Matt Damon
Realização: Charles Ferguson
Género: Documentário
Site Oficial: http://www.sonyclassics.com/insidejob/

Sinopse:
Através de uma pesquisa exaustiva e entrevistas em profundidade com os principais envolvidos na pior recessão desde a Grande Depressão dos EUA, traça a ascensão de uma indústria de malfeitores que corrompeu a política, regulamentação e a estrutura economia americana e mundial.

Filme vencedor de 1 Óscar de 2011 na categoria de “Melhor Documentário”

Quem viu “Inside Job” talvez possa entender, um pouco melhor, o que está por detrás da negociata das agências de rating e quais os motivos obscuros que terão levado a Moody’s a ter a audácia de mandar Portugal para o “caixote do lixo” (BA2). Este brilhante documentário desmascara as “golpadas” e as “trafulhices” deste tipo de Organizações.




Não podemos esquecer que estamos a falar de Entidades ditas “independentes” mas que são pagas pelos países, municípios e empresas para os classificarem com uma avaliação (rating) num dado sentido, a qual pode ou não ser tornada pública, consoante a classificação atribuída, cumpra ou não as expectativas do seu comprador.
Que nível de credibilidade há nisto? Já pensaram na “elevada competência” da Moody’s que “por mero acaso”, classificou com “AA” o Lehman Brothers, na véspera da queda em 2008?
Estou completamente de acordo com a posição do deputado do PCP , Agostinho Lopes”, quando afirma “Como é possível que, depois de tudo o que tem acontecido com estas agências de “rating”, os países, no conhecido e repetido filme de acalmar os mercados, continuem a orientar as suas decisões em funções do que estas entidades sem qualquer credibilidade vão decidindo sobre estes países?"
Esta é de facto uma atitude totalmente "incompreensível e inaceitável", como o próprio Agostinho Lopes refere.
Estas agências não têm o mínimo de credibilidade para classificar alguma coisa e é, realmente, lamentável que os governos Europeus compactuem com estas palhaçadas e alinhem as suas políticas económicas e as suas formas de governar os países, em função destas “avaliações”, que nem sequer têm concorrência Europeia organizada para as combater.
As agências dos EUA estão ligadas entre si por capitais partilhados e as três maiores do mercado Americano são um exemplo disso.
O Capital Group, através da Capital World Investors, é só o maior acionista da Standard & Poor’s e, certamente, por “mera coincidência”, tem uma das maiores participações na Moody’s.
Já dizia a minha mãezinha, “Ai filha, o Mundo está perdido!”

Senhores governantes da Europa, alinhem forças e exijam o fim destes Orgãos especuladores JÁ! Não acredito que também tenham quota nas Agências de Rating, certo?


Beijos,
da Princesa!

1 comment:

Princesa Isabel said...

Então os gajos até tiveram a lata de classificar como "lixo" as cidades de Lisboa, Sintra e as Regiões Autónomas dos Açores e Madeira!!!!
Só se esqueceram de dizer é que estão a ser ponderadas as hipóteses de cancelamento dos contratos com a Moody's!!!!
Bem feito!!!! Nunca os deviam ter celebrado!
Espero que a Europa "em peso" siga o exemplo dos Portugueses, eheheheh...
Avante camaradas, avante!