Tuesday, February 08, 2011

O Cisne Negro (The Black Swan)



Um filme de cortar a respiração, simplesmente "breathless"...
Nina Sayer (Natalie Portman), uma bailarina frágil, psicótica e simultaneamente luminosa, vive uma busca constante da “perfeição”, não olhando a meios para a conseguir.
Num corpo frágil e demasiado magro, a rondar os padrões da anorexia, confunde sonho e realidade. Pressionada por uma mãe castradora e frustrada (Barbara Hershey) e pelo director da companhia de bailado (Vincent Cassel) que lhe impõe uma virilidade dominadora e constante, Nina, uma quase boneca de porcelana, foca todo o seu Eu no sonho de atingir um único clímax, ser perfeita.
Darren Aronofsky, imprime uma dinâmica arrepiante à acção e obriga-nos, conjuntamente com a protagonista, a viver um pesadelo inquietante e a virar a cara para o lado em muitas das cenas mais intensas.
A câmara move-se ao longo de toda a acção de uma forma brutal e há imagens que são verdadeiras obras de arte, como por exemplo a transformação da pele de Nina, ao incarnar o papel de cisne.
Natalie Portman tem aqui uma prestação irrepreensível e espantosa, quer pela performance física que apresenta, quer pela dimensão emotiva que deu à personagem de Nina, com um misto perfeito de fragilidade e de inquietude.
Impossível não ver!

Beijos,
da Princesa

No comments: