Friday, July 30, 2010

António Feio...

Um grande actor que "morre cedo demais", como li hoje num comentário, feito por um dos autores de muitos dos textos que interpretou.
A mensagem de António Feio sobre o filme "Contraluz", disponível no Youtube, faz todo o sentido e é um ponto obrigatório de reflexão.
http://www.youtube.com/watch?v=dRTqFjflgto
Lembro-me de muitos dos momentos de boa disposição e de risada que me proporcionou, como sua fã.
"As Conversas da Treta", das personagens ZéZé e Toni, permanecerão imortais.

Até um dia!

Beijos,
da Princesa

Thursday, July 29, 2010

32 anos... de verdadeira Paixão

Lamole (Florença, Julho 2010)

Faz hoje 32 anos que a Vida me deu de presente um precioso tesouro, a minha querida filha Vanessa.
Pela primeira vez não festejamos juntas o seu aniversário e tal como já comentei com ela é, de facto, uma sensação muito estranha.
Apesar de a ver feliz e de bem com a Vida, nunca me canso de ter saudades dela, do seu sorriso franco, da sua alegria, da sua gargalhada espontânea, da sua calma, da sua forma de estar, da sua paz interior, enfim, são tantos os “de... do... da” que não chegaria este simples post para os descrever.
E sempre com o Atlântico e um Continente pelo meio, a dimensão não é suficientemente grande para nos separar, nem para diminuir a paixão que nos liga desde que nos conhecemos, a 29 de Julho de 1978. Era eu, entretanto, “una bela ragaza” de 20 anos...
Que os Deuses e as Energias Positivas do Universo te protejam!
Parabéns querida filha!

Beijos,
da Princesa

Wednesday, July 28, 2010

Orquestra Buena Vista Social Club






Pois malta este foi um dos grandes concertos que vi este ano, pelo menos até agora.
Integrado no CoolJazz Fest 2010, o concerto da Orquestra Buena Vista Social Club realizou-se na noite de 23 de Julho, no Jardim do Cerco, em Mafra.
Uma noite suave e amena, cuja temperatura foi subindo à medida que decorria o “show” onde, para além da excelente Orquestra, brilhou uma convidada muito especial, Omara Portuondo.
E passados poucos minutos de entrar em palco e atacar com alma uma bela canção pôs aquela malta toda (entre a qual eu me incluo) a levantar o rabo da cadeira e a dançar.
Alguém que se atrevesse a ficar sentado morreria de vergonha, depois de ver Omara já com uma bela idade a dançar e a cantar com aquela energia toda, hehehe...
Um espectáculo muito musical, cheio de balanço, com excelentes intérpretes e uma “performer feminina” que punha a assistência “roxa” de inveja, sempre em destaque no palco, plena de sensualidade e ritmo.
Simplesmente... adorei!

Beijos,
da Princesa

Tuesday, July 27, 2010

Por terras Italianas III (The end...): Florença





























E é neste dia de despedida da minha querida companheira de viagem que decidi terminar a narrativa da nossa estadia, em terras italianas.
Florença, foi o destino final e as expectativas eram muito altas. Ainda me lembro da sensação que experimentei quando vi o filme “Quarto com Vista Sobre a Cidade”, (James Ivory, 1985) filmado em Florença e de ter jurado a mim mesma que um dia estaria ali para conhecer aquela cidade mágica e arrebatadora que as imagens me davam a conhecer. Já lá vão vinte e cinco anos e nunca mais limpei da memória a beleza daquelas ruas e praças, dos monumentos, da luz que a cidade emanava, enfim... foi paixão à primeira vista.
Pois actualmente as coisas não são bem assim e independentemente do pitoresco das pontes que atravessam o rio, principalmente da Ponte Vecchio, famosa pela numerosa quantidade de lojas que acompanham, em ambos os lados, a extensão do seu arco sobre o rio Arno, das esculturas de referência renascentista concentradas em algumas das praças próximas do Duomo, da traça dos edifícios do Centro Histórico e da zona da Academia, as ruas sofrem uma pressão de transito muito forte que tornou a cidade muito mais cinzenta em todos estes anos.
Valeu no entanto o convívio com a Arte, valeu ter o privilégio de ver o famoso David “ao vivo” e outras tantas esculturas inacabadas de Miguel Ângelo que nos fazem interrogar sobre a genialidade do escultor, perante o tipo de utensílios que disporia na época (sec. XV-XVI).
Das visitas culturais a Museus e Exposições destaco uma das Exposições que vimos no Palazzo Strozzi, que concentrava uma mostra de trabalhos de De Chirico, Magritte, Max Ernst e Balthus... muito, muito bonita, de facto e das imediações da cidade as cidades de Sienna e San Gimignano, na região da Toscana, e da comuna de Fiesole que tem uma vista da cidade de Florença, verdadeiramente impressionante.
Pois valeu tudo e principalmente a proximidade dos momentos que vivemos juntas nestas mini-férias de nove dias.
As fotos, falam um pouco por si mesmas...

Beijos,
da Princesa

Monday, July 19, 2010

Por terras Italianas II: Veneza















































Veneza sim,... Veneza tem um encanto especial e é diferente de tudo o que conheci até hoje.
Uma cidade que se organiza e pulsa em função das ligações feitas por barco, onde os canais são o coração e as entranhas da cidade, onde as ruas estreitinhas fazem lembrar o labirinto de um jogo de suspense.
Depois de correr a pé todas as laterais que ladeiam os canais centrais e atravessar qualquer ponte em direcção aos bairros interiores, a qualquer momento podemos virar uma esquina e encontrar um beco sem saída, um estreito túnel entre as pitorescas casas ou, até mesmo, um pátio amplo e cheio de luz, como por exemplo o do “Ghuetto”( Sestiere Cannaregio), onde comemos una bela insalata y una bela pizza, num dos simpáticos Restaurantes que aí encontrámos.
A cada passada uma nova surpresa... de rua em rua, de bairro em bairro, vamos conhecendo uma cidade encantada, os os pequenos canais que a atravessam fazem lembrar as veias onde circula o sangue do nosso corpo e que nos faz viver enquanto fluir.
O que gostei mais da cidade? Tudo, excepto a famosa praça de S. Marcos, actualmente cheia de obras, cujos paineis de proteção são de fraco gosto, em termos de enquadramento com a arquitectura do local.
A visita às ilhas de Murano, Burano e Torcello (a mais selvagem das três) mostrou-nos como se pode viver o nosso dia a dia, sem um único carro a circular pelas ruas. Interessante, né?
Todas as viagens são, obrigatoriamente, asseguradas por barcos de peridiocidade regular e a travessia entre as ilhas ao largo de Veneza, é bastante bonita.
O mais engraçado é que seja qual for a cidade ou vila, il Duomo (Igreja Catedral), é sempre um ponto de referência e elevada importância.
Os doces e as máscaras de Veneza são um tema mágico e como já devem calcular, não resisti a comprar o meu “gato dourado”.
Madonna mia! Che bella e Venecia!
Um dia volto!

Beijos,
Da Princesa

Friday, July 16, 2010

Por terras Italianas I: Milão















E como já vos tinha prometido, iniciarei hoje a saga documental sobre Itália e a primeira cidade será Milão, a que nos batizou à chegada.
Pintaram-me cobras e lagartos da dita cidade mas, efectivamente, não concordo.
Não sendo uma cidade explendorosa tem o seu encanto e algumas zonas residenciais bonitas, embora mais afastadas do centro, cujo “ex-libris” é a famosa Galleria Vittorio Emanuele onde "apetece andar descalça", como dizia a Vanessa. Apesar do tráfico intenso, esta zona de Milão está muito mais protegida e preservada da circulação de veículos que a zona similar de Florença, cidade das Artes por excelência.
Esta é uma cidade de forte pressão económica, onde sentimos o peso do dinheiro e dos negócios de alta finança. O apelo ao gasto em bens associados ao comércio de restauração, moda e ao mobiliário de design, é uma constante.
As casas de Alta Costura e as marcas “in” de toda a Europa estão fortemente concentradas no Centro e em zonas estratégicas, no entanto, encontramos a mesma oferta em Lisboa, embora localizada em zonas menos explendorosas em termos urbanísticos.
A comida é fabulosa, nesta e em todas as cidades que conhecemos “a la pate”, a caminhar entre seis a oito horas por dia, debaixo dos constantes 34-37Cº... .
Numa das fotos, podem apreciar a zona pedonal da Galleria Vittorio Emanuele, onde se localiza um dos muitos e belos restaurantes, o “Galleria”. Aí comemos, eu e a minha hijita guapita, um belo jantar a festejar a nossa primeira noite em Itália... simplesmente, uma delícia e o vinho era "fantastique"!
Quanto aos grandes monumentos..., daqueles mesmo muito à séria não há, ou então não vimos. Distração nossa, talvez... ou falta de tempo. Para além do castelo e dos jardins envolventes, apenas se destacou um monumento de carne e osso, inspirado em Portugal... o nosso amigo CR9.
Modelo de eleição da marca Georgio Armani é o novo “ex-libris” da cidade, surgindo em painéis de dimensões gigantes, em vários dos pontos mais estratégicos de Milão, para além das fotos expostas nas montras de todas as lojas do famoso costureiro.
Posso mesmo afirmar que ele foi a nossa estrela polar, a nossa bússola e o guia das nossas caminhadas por aquelas ruas imensas.
“Oh filha, será que estamos a ir na direcção certa? Vê aí o mapa.” (dizia eu)
“Sim, vamos mãe, não é preciso mapa. Então não vês que o Cristiano Ronaldo está ali naquela parede grande por onde passámos quando vinhamos para cá, portanto é para a direita” (risada da Vanessa e minha claro...).
Ah.., já me esquecia! Embora possam achar algo bizarro e nós, confesso, também achámos, à porta de todas as lojas de moda, hotéis de luxo e também na loja da Ferrari, encontrámos também outros monumentos assaz interessantes...
À espera do cliente de carteira mais choruda e de uma delicadeza de aspecto impressionante, estavam sempre pretos de 2 metros, com ar de Top Model, super bonitos e elegantemente vestidos com fato preto. Não encontrámos nenhuma explicação plausível para tal fenómeno "monumental" a não ser o facto da imagem ser esteticamente e visualmente molto bela e ter um toque fancy e fashion.
Muito sinceramente, penso que se as casas de Alta Costura tivessem para receber os clientes aqueles italianos comuns, baixotes e de ar rude, com que me cruzei em todo o lado, por mais bem vestidinhos que estivessem a malta do papel não teria a ousadia de entrar em tais lugares, onde o vestidinho "Prada", do mais simples que possam imaginar, custava a módica quantia de 900 euros e os sapatinhos e mala que completavam a toillete outro tanto, fora os acessórios... claro!
E cá estão as fotos originais prometidas há uns dias atrás.

Beijos,
da Princesa

Tuesday, July 13, 2010

Back to civilization!!!

Dentro de umas miseráveis 32 horas volto "ao batente".
Para trás ficaram Milão, Veneza, Murano, Burano, Florença, Siena, San Gimignano, Florença, Fiesole...
Arte, Arquitectura, História, Pintura, Escultura, Imaginário, Magia, Realidade, Expectativas, Sonhos, Miguel Angelo, ...
e a partilha de um espaço muito especial, os laços de Amor mais fortes do Mundo...
Mãe e Filha!

Beijos,
da Princesa

Wednesday, July 07, 2010

Intervalo

Peço desculpa por esta interrupçao... o blog tera de seguir dentro de alguns dias!
As historias sao muitas e as reportagens também mas, de facto, so havera espaço para as contar em Portugal.
Apenas levanto uma ponta do véu...
Em Milao o monumento mais célebre é inspirado por Portugal.
Ja estou em Veneza e amanha parto para Florença.

Beijos,
da Princesa

Thursday, July 01, 2010

E quando uns sonhos se acabam, outros começam...

My last day "bulindo"... antes de férias.
E se tudo correr como desejado e planeado, Sábado lá vou eu con mi hijita querida rumo a um sonho antigo das duas... conhecer Veneza e Florença!Quem espera, sempre alcança... lá diz o ditado.
Daremos notícias, ou não... tudo vai depender da vontade de ligar-me à Internet, em tempo de lazer.
Até breve! Ciao!
Beijos,
da Princesa