Friday, March 05, 2010

O Planeta está zangado com o Homem

"2010 começou com 14 grandes sismos." (Agência Lusa, 1 de Março)

São os terramotos de escalas cada vez mais elevadas, os tsunamis, as chuvas torrenciais, os ventos ciclónicos devastadores, a ausência de regularidades nas estações do ano... não há dúvida, o Homem está a pagar uma factura cada vez mais elevada pelas suas intervenções desordenadas sobre a Natureza.
A ligeireza com que se decidem os ensaios nucleares ao largo dos Oceanos, a devastação de grandes áreas de floresta, sendo a Amazónia o exemplo mais gritante da falta de visão sobre o futuro do Homem, a construção desordenada e intensiva sobre os grandes centros urbanos, a ausência de estudos "sérios" e verdadeiramente úteis sobre o impacto ambiental, o fechar de olhos das autoridades municipais ao incumprimento das regras de segurança e de localização das construções... enfim, um rol gigante de atitudes irresponsáveis, corruptas e da busca do lucro fácil e rápido.
"Que se lixe", devem pensar as bestas que fecham os olhas a tanta agressão ao Ambiente.
Claro que se estão a lixar, já cá estarão para ver os dramas de um futuro que certamente não está muito longe e aquelas cabeças de cérebro minusculo nem sequer param um minuto para pensar o legado que vão deixar aos filhos e gerações sequentes. A ambição desmedida sempre gerou cegueira mental!
Este ultimo terramoto do Chile alterou o eixo da Terra e encurtou os dias. Impressionante, não é?
Tantas vidas perdidas, tantos dramas sem fim, tanta destruição. Dá para entender a violência e a revolta muda do Planeta pois a cada catástofre a forma de o demonstrar é cada vez mais avassaladora.
Dá para perceber quão zangado o Planeta está! Será que quem decide todas as barbaridades assim não o entende?
Que a Terra lhes seja pesada!
Beijos,
da Princesa

No comments: