Sunday, February 08, 2009

Xutos e Pontapés, em Sintra




Pois é pessoal, fui uma das privilegiadas que assistiu a um dos concertos dos Xutos e Pontapés, no passado fim de semana, em Sintra.
A última vez que os tinha visto foi no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, também na companhia do meu sobrinho Gui e do amiguinho, ou seja, do amigão (face o tamanho e a dimensão), o Gustavo.
O concerto tinha sido anunciado como acústico mas, acústico, acústico... não era. Estava lá o baixo e a viola eléctrica e, muito importante, faltava o contrabaixo, como disse o meu querido e sapiente Gui. Bom, a do baixo e a da viola eu já tinha topado logo durante o concerto mas, a da ausência do contrabaixo juro pelas alminhas que não sabia. Até me babo quando o ouço dizer estas coisas lindas.
"E malta sempre a esticar..."

Acústico, semi-acústico, não interessa... foi um excelente concerto!
Todos vibraram, desde os catraios com os olhos revirados quando saltou um termo menos convencional da boca do Kalú - "a puta da minha vida" (a caninas que estava ao meu lado olhou para a mãe a 500km/hora) - aos pais e avós que por lá estavam e de repente perceberam que a alma da música dos Xutos os fazia sentir os vintes e os trintas, de novo...
Eu, mantive-me no balanço bem a jeito mas, de repente, quando se cantou o "Maria" levantei o rabo da cadeira, saltei e gritei com gosto: "Maria"!
Muitas canções nvas e velhas passaram por ali mas as que mais mexeram agora e sempre com as minhas entranhas mais poéticas e mais sensíveis, ficam registadas aqui nas minhas memórias escritas...

O Homem do Leme
Para Ti Maria
Chuva Dissolvente
O Que Foi Não Volta A Ser
Fim do Mês
Contentores

e, a apoteose final...

Minha Casinha

Parabéns pelos 30 anos e pelos próximos...
Xutos e Pontapés... aqui lhes deixo a minha homenagem, para a posteridade.

Beijos,
da Princesa

No comments: