Friday, February 20, 2009

"Duch", finalmente no banco dos réus

A 17 de Fevereiro começou no Camboja o julgamento do famoso "Duch", lider do Khmer Vermelho, responsável pelas atrocidades de há 30 anos, cometidas pelo regime comunista de então.
Actualmente aos 66 anos está finalmente a ser responsabilizado pelo comando do maior centro de tortura e detenção do Khmer Vermelho, localizado em Phnom Penh.
Os números, agora publicados, apontam para cerca de 2 milhões de pessoas - 25% da população - perseguidas, torturadas e mortas durante o governo comunista de Pol Pot que entre 1975 e 1979 impôs um regime terrível de massacre a todos os que eram denominados "traidores da revolução".
Os testemunhos fotográficos e os relatos dos poucos sobreviventes, são provas terríveis sobre este crime contra a humanidade.
Intelectuais de todas as áreas, homens, mulheres e crianças de todas as idades foram sujeitos à repressão em massa, despida de qualquer sentido de humanidade. Escolas e fábricas foram fechadas e a população urbana foi enviada em massa para fazendas coletivas, onde a tortura e a morte eram os seus destinos finais.
Este julgamento é um marco importante para os os raros sobreviventes ao massacre. Apenas detido em 1999, pelas autoridades do Camboja, "Duch" foi levado a um tribunal especial patrocinado pela ONU em 2007 e poderá agora vir a ser condenado a prisão perpétua. A hipótese da sua condenação à pena de morte foi totalmente excluída do julgamento.
A foto que aqui publico é de Ben Kierman (1980) e mostra a exumação de uma vala comum em Choeng Ek. Esta foi uma das primeiras provas concretas exibidas ao Mundo sobre a verdade dos massacres ocorridos naquela época, nos Campos de Morte do Camboja. É importante continuar a mostrar para que não esqueçamos o ocorrido.
É impressionante as similaridades que encontrei com a imagem do filme "A Lista de Schindler" que mostra a pilha gigante dos acessórios de valor dos judeus mortos nos campo de concentração... os mesmos horrores vistos por perspectivas diferentes.
Estranhamente, a população cambojana está totalmente desinformada sobre o julgamente em curso.
Será que o actual regime teme que as gentes tentem fazer justiça pelas "próprias mãos"?
Fim aos ditadores!

Beijos,
da Princesa

No comments: