Tuesday, January 20, 2009

João Aguardela morreu...

Foto: Rita Carmo, Fevereiro 2006

Artigo publicado na "Blitz"

Morreu João Aguardela, fundador dos Sitiados e membro d' A Naifa

Músico português desapareceu aos 39 anos, vítima de cancro. "Foi uma força muito positiva", disse Zé Pedro, dos Xutos & Pontapés, do homem detrás de numerosos projectos nas últimas duas décadas.

"Era uma força muito positiva no meio musical". Foi com estas palavras que Zé Pedro, o guitarrista dos Xutos & Pontapés, homenageou hoje João Aguardela. O músico faleceu ontem, Domingo, no Hospital da Luz, em Lisboa.
O fundador em 1987 dos Sitiados e mentor durante as últimas duas décadas de projectos como Megafone, Linha da Frente e mais recentemente A Naifa, desapareceu aos 39 anos, vítima de cancro.
Além de Zé Pedro, Viviane dos Entre Aspas e Carlos Moisés dos Quinta do Bill recordaram à Lusa o músico e amigo.
"Era um músico singular que teve uma profunda paixão pelas raízes da cultura e da música portuguesa e isso reflectia-se na música que fazia", lembrou Viviane.
"Era um criativo à procura de novos roupagens para as nossas raízes da música tradicional", acrescentou Carlos Moisés, a voz de "Filhos da Nação".
A cerimónia fúnebre terá lugar amanhã, Terça-feira, pelas 16h00, no cemitério do Alto de São João, em Lisboa.
"Firme nas convicções, determinado nos objectivos, invulgar na forma de ser e estar na vida, desde sempre grangeou respeito e admiração no meio musical, ainda que nunca tivesse procurado o estrelato", escreveram família e amigos em comunicado no site d'A Naifa.
Em 1994, João Aguardela foi distinguido com o Prémio Revelação da Sociedade Portuguesa de Autores.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

A notícia apanhou-me de surpresa quando a ouvi esta manhã na Antena 3. Não fazia a mínima ideia que João se encontrava doente.

Sempre gostei da sua aborgem pop à música tradicional portuguesa e da criatividade patente nos seus projectos algo irreverentes, algo inovadores.

Que o lado de lá da Vida lhe permita manter o seu espírito criativo...

Beijos,
da Princesa

No comments: