Saturday, September 13, 2008

Como Água para Chocolate




Estou a ler um livro fabuloso!
- Título: "Como Água para Chocolate"
- Autora: Laura Esquivel
Ainda vou no terceiro capítulo e já me apaixonei pelo discurso e pelos cheiros que exalam do texto.
Aqui consegui encontrar todas as minhas referências pessoais associadas ao prazer de cozinhar, os meus cheiros preferidos (mesmo os que desconheço, quase aposto como cheiram...), as sensações do toque dos alimentos, o conhecimento das texturas bizarras, o corte rudimentar dos vegetais, a intuição das misturas de sabores e de cheiros sem fim...
Tudo o que disfruto sempre que "meto as mãos na massa", ou seja, sempre que meto as mãos nos legumes, nas frutas, nas ervas aromáticas, nas especiarias, nas saladas, nas leguminosas e... sei lá em que mais.
Uma das actividades que mais me acalma, me esvazia o pensamento, me descontrai e me entusiasma, é cozinhar!
Tanto faz que seja só para para mim, para dois, para três ou para quatro ou, até mesmo, para milhões...
É-me completamente indiferente!
E vem-me sempre à memória, não uma frase batida mas, os cheiros que mais adoro:
Coentros, manjericão, ananás, manga, tomate, cebola, marisco, gengibre, abacate, flor de anis, zarpão, massa fresca, arroz de feijão, arroz de tomate, caril, cebolinho, pau de canela, vinho tinto, lima, guacamole ... e, tantos, tantos outros cheiros e sabores.
O meu nome não é Laura Esquivel mas Isabel e, quase aposto que as minhas lágrimas têm o mesmo composto químico das da Tita. Se o meu amor de eleição algum dia se atrever a casar com outra, vai ser um vomitório geral, idêntico ao do romance.
A noiva, essa vai ficar com o vestido num estado tão miserável, tão miserável... que, de certeza, vai cheirar a vómito azedo, para sempre.
Minhas amigas e meus amigos, gostem ou não gostem, não deixo por menos!
Azar! Sou frontal, directa e não estou cá com aquelas tretas do costume do tipo "que sejas muito feliz" e blá, blá, blá...

Tretas! Só da boca p’ra fora...
Beijos,
da Princesa

1 comment:

Carol said...

Isabel,

A primeira vez que o li foi há anos e já o reli anos depois, com outra maturidade ... mas sempre com um prazer renovado e duplicado !!

É de facto um livro fantástico ... espero que gostes dele como eu ... até à última página !! ;)

Bjs,