Thursday, August 28, 2008

O novo filão dos Media: os assaltos em Portugal






Fotos disponíveis no blog "A Biblioteca do Jacinto"

E nunca ouvimos tanto falar de roubos, assaltos à mão armada, assassinatos por "dá cá aquela palha", como nas últimas semanas.
Em paralelo com os Jogos Olímpicos de 2008, os Media não se cansaram de noticiar os detalhes dos assaltos às bombas de gasolina, os episódios de "carjacking", os tiroteios nos bairros sociais de Loures, os assaltos a Bancos, etc., etc., ...
Convenhamos que o assalto à dependência do BES e o resgate dos sequestrados, filmado em directo, mete qualquer "Reality Show" a um canto e, além disso, não sei bem porquê mas quando vejo acontecimentos deste tipo tratados desta forma - "em directo" - sinto que me querem"americanizar". Sem qualquer comparação temática possível mas, apenas como mero exercício de imaginação, é exactamente a mesma sensação que tenho quando vejo as belas das "marjoretes lusas" que agora "abrilhantam" os intervalos dos jogos de futebol nacionais, com aqueles "belos" esquemas de dança... ai, ai, ...
Numa análise de carácter mais simplista não tenho dúvidas que os "gangs" se estão a instalar cada vez mais em dadas áreas do País, marcando um território bem delimitado. Caminhar calmamente pela rua sem olhar por cima do ombro, parece já não ser uma realidade nossa.
Por outro lado, o leque de temas que vendem notícias são cada vez mais escassos e até parece que já nada de bom ou de positivo acontece neste meu querido País.
E lá vem, de novo, uma grande verdade:
- Good news, no News!

Beijos,
da Princesa

No comments: