Wednesday, July 23, 2008

Conta-me como foi

















Uma série fabulosa!
Produção portuguesa (RTP) de excelente qualidade, com realização de Fernando Ávila e Pedro Miguel, a fotografia é de Rui Prates e o genérico musical de José Cid.
Um retrato do meu querido Portugal pós 1968 que tem a família Lopes como ponto de referência e de enquadramento social.
Um elenco de luxo: a mãe (Rita Blanco, simplesmente fabulooosa!!!!), o pai (Miguel Guilherme), os filhos, a sogra e o restante elenco (Catarina Avelar, Luís Ganito, Rita Brutt, Fernando Pires, Francisco Madeira, Manuel Alves, Margarida Carpinteiro, Mariema, Ana Guiomar, José Pinto, Manuel Wiborg, José Raposo, Maria João Abreu, Luís Alberto).
O filho mais novo do casal (excelente narrador em off da série) vai-nos contando a história da família, a partir das suas dúvidas e incertezas, tristezas ou alegrias. Os seus amiguinhos de escola e de brincadeira são, igualmente, "Supercalifragilespialidoso".
À medida que acompanhamos a história e a narrativa de fundo, vamos também seguindo a evolução social, económica e política do país e do mundo daquela época. É evidente o recurso da produção da série aos arquivos e às reconstituições dos conteúdos de rádio e de televisão, integrando-os na perfeição no guião.
Sempre que olho aqueles cenários, a decoração da casa (os naperons e as fruteiras de plástico...), as roupas (as mini saias, as botas brancas, ...), os diálogos, os dramas familiares, as dificuldades do dia a dia (o dinheirinho contado até ao fim do mês...), enfim tanta coisa em que consigo rever-me ou não estivesse eu à beira dos 51 (grrrrrrrrrrrr... até me dá um frio na espinha!)!!!
***
Vem viver a vida, amor
Que o tempo que passou
Nâo volta, não
Sonhos que o tempo apagou
Mas para nós ficou
Esta canção
***
Beijos,
da Princesa

No comments: