Thursday, April 10, 2008

O Analfabeto Político

Sempre que ouço alguém dizer, com ar de empáfia, "eu não percebo nada de política... nem quero saber pois nem ligo a essas coisas", lembro-me de Brecht.
O grande drama é que continuo a ouvir barbaridades destas, quase todos os dias.
Como, habitualmente, não estou em circunstâncias que me permitem dar dois berros, a irritação desce-me até às profundezas do corpo e logo de seguida começo a "sentir as unhas dos pés a crescer".
Beijos,
da Princesa


O pior analfabeto
é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala,
nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida,
o preço do feijão, do peixe, da farinha,
do aluguer, do sapato e do remédio
dependem das decisões políticas.

O analfabeto político
é tão burro que se orgulha
e enche o peito dizendo
que odeia a política.

Não sabe o imbecil que
da sua ignorância política
nasce a prostituta, o menor abandonado
e o pior de todos os bandidos
que é o político vigarista,
malandro, corrupto e lacaio
dos exploradores do povo.

(Poema "O Analfabeto Político" de Bertolt Brecht, 1898-1956)

1 comment:

Cravo a Canela said...

Grande texto! E muito a propósito! É cada vez mais comum as pessoas não terem opinião sobre nada, a não ser futebol, porque é fácil opinar sobre algo que não aquece nem arrefece as nossas vidas.

Queres saber uma coisa engraçada, sou cada vez mais apelidado de "intelectual". Eu que tenho o 12º ano, que leio tão pouco, que tenho uma cultura geral absolutamente mediana, sou visto como um intelectual apenas porque tenho opiniões próprias e não tenho pejo de as divulgar. Não me escondo em chavões como esse do "eu não percebo nada de política" ou "eles são todos iguais, querem é poleiro". A pobreza de espírito e de falta de espírito crítico imperam...