Tuesday, February 12, 2008

O tique do século XXI

Gosto de observar as pessoas em locais públicos (defeito de Socióloga, eh, eh...) pois, sempre que procuro entender posturas e comportamentos estou a espevitar a minha imaginação.
Actualmente, por mais que os lugares ou os ambientes sejam diversificados, há um ponto de referência comum nos comportamentos da quase totalidade dos mortais.
Machos e fêmeas, todos têm o mesmo tique: olhar constantemente para o visor do telemóvel, quase sempre transportado na mão. É impressionante o número de vezes que este gesto é repetido, daí ter-me lembrado de o baptizar como "tique do século XXI".
A dependência do telemóvel nos dias de hoje é tal que o simples facto de o esquecer em casa pode virar "drama" e arruinar o decurso do dia.
A mim, olham-me com um misto de pena e de espanto quando saco o meu querido NOKIA 620 da mala, para atender ou fazer uma chamada.
- Eh pá, isso é do tempo da idade da pedra!
- Francamente... na tua posição até parece mal, essa coisa já não se usa há bué!!!!
Pois é, verdadeiramente impensável para qualquer yupie que se preze usar um "fóssil" destes ou, até mesmo impensável para qualquer miudeco de Escola.
E eu, pecadora me confesso:
- Não sofro do tique!
- Normalmente, uso o telemóvel para o que considero mais útil, receber e fazer chamadas ou, receber e enviar SMS.
- Ah… quase me esquecia de dizer, transporto-o sempre muito quentinho, dentro da mala.

Beijos,
da Princesa

No comments: