Friday, February 15, 2008

O outro lado da noite... de S. Valentim

(Foto de Emanuel Almeida - www.olhares.com)

Pois é, ontem passei para o lado de lá do balcão da Taverna...
À medida que trabalhava fui apreciando o desfile de pares, tri-pares e quadri-pares, de mão na mão e olhares encadeados (como a loura tigresa, minha Deusa)…
Aqui e agora deixo registados alguns apanhados do meu pensamento, captados ao longo da noite, aqui e ali, a partir de alguns gestos, olhares ou palavras:
- Mais um dia para jantar fora de casa (não tenho que fazer comida, eh, eh...)
- E por que Diabo a terceira idade não havia de sair à rua para namorar?
- Trouxemos os putos para namorarmos todos juntos. Fixe!
- Nada melhor que encontrar um pretexto para namorar uns bons vinhos e comer um belo repasto (malta da corda...) .
- Ai, ai... (suspiro) mais um dia para cumprir calendário…
- Tá quieta Júlia! Tira a mão dos brigadeiros! Raio da rapariga que é tão gulosa.
- Donzília, c......, f......, c.......
- Agora vou mas é provar a tarte de amêndoa para ver se está boa e beber um chá. Já mereço!!!! (Ai minha Nossa Senhora... que eu não devia comer isto.)
- Phonix... (eu já usava o termo há muito logo, passo a publicidade…) tanta loiça!!! Estão mesmo no lodo!!! - Querido, põe aí as flores ao lado do bacalhau com natas.
- Ai, quando sinto este cheirinho a comida fico a morrer de fome. E essa sopa, ai que bom aspecto… nem quero ver!!!! (tadinha da Rute...)
- Oh puto! O queijo não se corta assim. (Isabel, és muito durona com os putos...)
- Relax pessoal! Muito relax, que tudo se faz com calma. (adivinhem quem disse...)
- Sobremesa deseja? ‘Sim, sim! Quero pudim! ‘ Ah que pena, hoje não há pudim. Temos mousse de chocolate, ‘Não, não’ arroz doce? ‘Também não’ mousse de maracujá? ‘Não, também não’ cheese cake? ‘Não, não… café para mim. E tu querida queres o quê, nada não é? ‘…

E como o pessoal da pesada não podia namorar e tinha que "bulir a sério", trabalhei ao lado deles. No fim da noite distribuí, “por graça”, uns palitos de chocolate com laranja que tinha comprado para celebrar a data.
Eu, para variar, comi uma saladinha muito fixe às onze e meia da noite e o "Príncipe", como está a dieta, comeu um belo prato de vazia assada com castanhas, acompanhada de migas, tudo muito suave e de fácil digestão...
E claro, um bom vinhito a acompanhar pois a gente também merece (não é só a pequena da tarte de amêndoa!).
Très romantique... o xi-coração final.
Até ao próximo S. Valentim!

Beijos,
da Princesa

No comments: