Monday, January 07, 2008

Saúde

Depois de ler o artigo "Pouca Saúde" que a Clara Ferreira Alves publicou na revista Única do Expresso de 5 de Janeiro, fiquei fã da dura frase de destaque central:

"É preciso um certo heroísmo para se ser um doente num lugar destes"

Por muito que nos custe esta é a frase certa para muitos dos doentes que ficam perdidos por aqueles corredores de hospital, com ar de século passado.
Porque a minha presença foi constante, nos últimos anos, em lugares deste tipo e, também no Amadora-Sintra, apenas quero deixar aqui expresso um agradecimento especial a todos os médicos, enfermeiros e pessoal auxiliar que fogem ao "padrão" do médico acusado no artigo. Felizmente, em muitos momentos e circunstâncias adversas, encontrei gente muito boa, carinhosa e com uma relação fantástica com os doentes mais debilitados e indefesos.
Deixo, no entanto aqui registado, que de facto é deplorável que em Portugal, onde se usa e abusa da palavra "Europa" nos discursos políticos, qualquer que seja a facção ou tendência, é vergonhoso manter em pleno século XXI, hospitais com aparência e infra-estruturas de há dois séculos atrás.

Beijos,
da Princesa

No comments: