Monday, January 21, 2008

Ana Safer, mulher e pintora

Ana partiu ontem... 20 de Janeiro de 2008... 10h:05m da manhã...
Nascida a 11 de Agosto de 1952, Ana Isabel dos Santos Fernandes, adoptou há cerca de três anos, o seu actual nome artístico: Ana Safer (durante muitos anos foi conhecida pelo nome Ana Horta).
A partir de hoje descansa, em paz, no cemitério da Guia, em Cascais.
Deixa para trás diversas paixões, entre as quais a pintura que aqui destaco, dado ser o seu lado da vida que melhor conhecia e aquele que será, verdadeiramente, eterno.
Há cerca de um mês, quando a vi pela última vez, adivinhava-se-lhe a morte num corpo e num rosto, então tão bonitos, agora tão maltratados pela doença.
Tínhamos estado sem nos ver muito tempo pela força de circunstâncias, agora pouco importantes. Felizmente recuei na minha teimosia, a tempo de a ver antes da morte. Senti que estava feliz por a ter procurado de novo e por estar ali, junto dela.
Pediu desculpa pela sua fragilidade daquele dia... tinha acabado de chegar a casa, depois de várias semanas no Hospital de Emergência Médica do Instituto de Oncologia, em Lisboa. Confessou que estava desejosa de poder voltar a pintar.
Tinha ultrapassado a sua fase criativa escura e depressiva de tempos amargos e a sua pintura dos últimos dois anos era mais luminosa e menos densa.
Os quadros mais recentes, onde o mar é uma presença constante, inspiram-nos um misto de força e de tranquilidade.
Aqui fica o link de uma exposição de Abril de 2006, na Casa do Artista, para nos lembrarmos da obra e do seu sorriso: http://www.youtube.com/watch?v=7RqrcO_qd3A .

"Deus quer, o Homem sonha, a Obra nasce!"
(Fernando Pessoa)

Beijos,
da Princesa (e amiga)

3 comments:

Anonymous said...

Foi com surpresa que li este texto sobre a minha amiga Belinha.Desejo deixar aqui a minha sincera homenagem a tão saudosa amiga com uma canção que ela gostava tanto:
Herman’s Hermits - End Of The World.Encontra-se no meu blog:
http://luisdel.wordpress.com/page/3/

Princesa Isabel said...

Um abraço Luis!
É sempre agradável que a vida nos surpreenda com pequenos nadas!
A minha Ana e a sua Belinha vai estar do lá de lá da Vida feliz por ser recordada.
No meu quarto estão duas obras a recordá-la, na minha sala uma e na entrada de minha casa uma foto de um momento feliz.
Que descanse... em paz.
Um abraço!
Isabel

Sound Master said...

Ana, muita querida Ana.
Mulher de uma determinação e força incríveis. Conheci-a em 2005 e tive o privilégio de conhecer várias facetas da sua vida. Desde pintora, a decoradora, mas também de compositora, de mulher de fé, de grande amiga, de alguém que faz falta e que mesmo nas horas de dor no hospital ainda tinha força para encorajar os outros. Uma MULHER encantadora.