Hoje ao ler uma notícia no DN lembrei-me de algumas das mais brilhante decisões da minha vida, deixar de fumar e ter começado a praticar Ashtanga Yoga.
O abandono do tabaco foi radical: hoje fumas e amanhã não!
Pelo profundo conhecimento que detenho da minha pessoa (embora às vezes me falhe!!!) seria a única forma possível de me controlar a mim própria.
Segundo o artigo do DN o tabaco matou cerca de 12.600 portugueses em 2005 e mesmo para os ex-fumadores, embora com menor incidência, há patologias com riscos significativos, nomeadamente as doenças respiratórias ou cardiovasculares.
A jornalista refere que "Se nunca se tivesse fumado, a percentagem de muitas doenças (sobretudo cancros) cairia entre 17,6% e 89,9%, nos homens, e de 3,2% a 63,8% nas mulheres. A percentagem não seria tão grande para os fumadores cessantes. Mas há doenças que podiam reduzir-se até 50% com o abandono." (sic DN)
Além dos níveis de redução de risco de doença, com os quais me alegro, da minha experiência pessoal destaco duas grandes mudanças, nomeadamente, o aumento brutal das minhas capacidades de controlo respiratório (fundamentais em tudo e muito em especial, para a prática desportiva intensiva actual) e das minhas minhas capacidades olfativas (curiosamente passei a detectar e a não suportar a proximidade de um hálito a tabaco, coisa que raramente acontecia antes, isto é, dar beijos a pessoal que fume agora é muito complicado, eh, eh, ...)
Já passou ano e meio e a conquista foi grande.
Cheira-me a vitória!
Beijos,
da Princesa
2 comments:
Boa, já aprendi qualquer coisa hoje! O quê? Que a probabilidade de vir a ter algumas doenças (como o cancro)é menor entre 17,6% e 89,9%!!! ;)
Mas, curiosamente, embora nunca tenha fumado não me incomoda beijar fumadoras (algumas, atenção, não todas!!!). Confesso que o que mais me desagrada no tabaco é o cheiro que me fica na roupa quando frequento bares (o que acontece muito, como é óbvio) e a quantidade de dinheiro que gasto a mandar limpar casacos...
Ah, e parabéns!!!
Essa do cheiro na roupa também é horrível ...
Quanto às fumadoras, acho que consigo entender ;)
Post a Comment