Monday, March 12, 2007

O futebol no banco dos réus

Às vezes dou comigo a pensar como raio o futebol, movimenta tantos conflitos, consensos, desejos e paixões.
Facilmente entendo a forte movimentação das massas enamoradas dos seus ídolos, o brilho das grandes jogadas, a emoção de ver um bom jogo ao vivo e o ambiente ao rubro de um estádio cheio.
Não consigo entender a piada de ver um jogo isolado, frente ao ecrã de televisão, enterrados num sofá e ausentes das capacidades de comunicação normais.
Adepta da Selecção Nacional e do SLB, desde pequenina, eu pecadora não me confesso…
Beijos, da Princesa

2 comments:

Cravo a Canela said...

Bom, acredito que existam motivações diferentes, eu posso explicar a minha. No outro dia ao relembrar bocados da minha infância, dei por mim a chegar a uma conclusão que nunca antes me tinha ocorrido. Rebobinando a cassete para trás, percebi que grande parte das minhas brincadeiras de miudo e adolescente giraram em torno de dois assuntos: futebol e música. É difícil transmitir o verdadeiro mundo de fantasia que eu criava a partir de caricas, papel, canetas de feltro, um campo e uma bola do famoso jogo "Subbuteo". Desde muito pequeno que acompanhei o meu pai ao estádio, onde vibrava com cada jogada, e ao chegar a casa transpunha todas essas intensas emoções para o meu mundo imaginário onde não faltavam os golos, as vitórias e as derrotas, chegando até a pormenores como transferências!
Creio que essa é a minha grande explicação, o futebol faz parte do meu imaginário desde sempre, e o Benfica em particular. Claro que prefiro ver o jogo no estádio, se pudesse ia a todos, em casa e fora. Não tem comparação a emoção que se vive numa bancada, "in loco". Mas não tendo vida para poder estar sempre presente, não consigo deixar de ver o jogo no sofá. E este é um dos aspectos em que prefiro estar sozinho a "mal acompanhado". Por mal acompanhado entenda-se ter ao lado alguém que não vibra da mesma forma e logo não entende aquilo que sente e tem tendência para provocar a distracção e o incómodo.
Para mim o futebol é uma paixão, e é para mim muito agradável poder passar duas horas da minha semana sem pensar em mais nada, sem me preocupar com o resto do mundo, absorvido num mundo que conheço desde miudo.
Creio que isso não faz de mim melhor nem pior que ninguém, apenas diferente!
Um beijo!

Princesa Isabel said...

Belo ponto de vista! Gostei!
O meu pai também me levava aos jogos do SLB desde muito pequenina, daí a paixão pelo Glorioso SLB!
Beijo!