Monday, February 19, 2007

Diamante de Sangue

Tendo como pano de fundo o caos vivido na Serra Leoa no decorrer da guerra civil dos anos noventa, o filme “Diamante de Sangue” conta a história de um ex-mercenário do Zimbabué, Danny Archer (Leonardo Dicaprio) e de um pescador da etnia Mende, Solomon Vandy (Djimon Hounsou).
Embora as raízes e o coração de ambos estejam em África, os seus percursos de vida conduzem a valores culturais com diferenças muito vincadas.
O destino de ambos cruza-se na luta pela posse de um diamante rosa, que se vem a revelar como um veículo que permitirá ganhar ou perder, uma “real” possibilidade de vida.
A desmontagem dos meandros da rede comercial dos “diamantes sujos”, o recrutamento de crianças para a guerrilha armada, as precárias condições de vida do meio, a violência a todos os níveis e a ausência de valores estão retratados de uma forma violenta e poderosa.
Independentemente das óptimas interpretações de Dicaprio e de Hounsou, cabem à realização (Edward Zwick) e à fotografia (Eduardo Serra) um papel de elevado destaque na revelação das histórias reais através da ficção.
A não perder!
Beijos, da Princesa

No comments: