Thursday, November 23, 2006

Conflitos em Oaxaca

Como é possível que em pleno século XXI ainda tenhamos de nos confrontar com realidades deste tipo?
Chegaram-me notícias mais frescas do outro lado do mundo e por isso esta referência escrita de hoje.
Desde há alguns meses que o estado de Oaxaca (México) vive um raro momento de história em que o povo decidiu dizer basta e se insurgiu contra toda a opressão acumulada.
Em Junho passado, ocorreu uma greve de professores, fortemente reprimida pelo governador do Estado, Ulisses Ruiz e, desde então várias entidades e cidadãos mexicanos constituíram a Assembleia Popular dos Povos de Oaxaca, exigindo a saída do governador, acusado de ter desviado mais de 10 bilhões de dólares destinados a diversos programas sociais de apoio.
A insurreição popular tem vindo a crescer e o actual governo federal de Vicente Fox decidiu enviar forças da Polícia Federal. Dezenas de cidadãos foram mortos e outras várias centenas encontram-se presas ou desaparecidas.
O povo do estado de Oaxaca continua a resistir, exigindo a saída do governador Ruiz, a libertação dos presos políticos e a punição dos assassinos. Apesar da distorção noticiosa dos Media institucionais a cobertura feita pelos Media independentes tem sido significativa, possibilitando algumas acções de auxílio à resistência da população local.
Estas são verdadeiras histórias de "desencantar" onde os príncipes se transformam em vilões e a magia do dia a dia se transforma em resistência.
Beijos, da Princesa

No comments: