Friday, March 23, 2018

Rodrigo Leão & Scott Matthew @ CCB




https://www.youtube.com/watch?v=i487FmVnJp4  (Life is Long)

E foi mais uma noite sublime, em doce companhia e, desta vez, no grande auditório do CCB. 

De braço dado, nós e… dois grandes senhores da Música, Rodrigo Leão & Scott Matthew, acompanhados em palco, por uma banda de músicos fabulosos que, também, arrasaram.

As melodias e harmonias das composições são mágicas e fluem, no espaço sem fim, antes de pousarem, em queda suave, no nosso coração.

Aaaaahhhh... e quando Scott Matthew cantou "Terrible Bown"... fechámos os olhos e sentimos o calor das luzes que envolveram…
o piano e a guitarra, inconfundíveis, de Rodrigo Leão,
a voz potente, quente e melódica, de Scott Matthiew,
a mestria dos sons agudos arrancados ao violino, por Viviane Tupikova,
a beleza dos graves, que se escapavam pelo trombone, de Marco Alves, e…
o abraço final, da viola de Bruno Silva, que estava de braço dado com a bateria, de Frederico Gracias.

E agora, se calhar até estão a pensar...
 
Como é que a Princesa sabe tantos nomes de músicos, de cor e salteado? Não, realmente, não sei mas, reconheço os gestos, os rostos, os olhares, as sensações, as expressões apaixonadas e, também, sei pesquisar para não cometer gafes.

E tal como li, num artigo recente…

É impossível resistir a um par tão exótico! 

Beijos,
da Princesa!

Wednesday, March 14, 2018

1986... by Nuno Markl

 



http://media.rtp.pt/extra/estreias/1986-serie-nuno-markl-ja-trailer/
 
Fiquei rendida a esta série, que estreou ontem, na RTP1, o primeiro, de treze episódios.

Uma viagem aos anos 80, conduzida por um personagem central ternurento, o Tiago, um jovem nerd tímido, nostálgico, órfão de mãe e, agora a viver sozinho com o pai, uma personagem agitada, embora sensível, mas que “ferve em pouca água”.

1986 é o ano das eleições presidenciais em Portugal mais renhidas de sempre, face à disputa final entre os candidatos Freitas do Amaral e Mário Soares. A guerra política entre ambas as fações apoiantes vai interferir, de forma acesa, no fluir do quotidiano de vida, de todos os personagens.

Entre as mais variadas peripécias e discussões com o pai, um comunista ferrenho obrigado a “engolir sapos vivos” por ter de votar em Soares, o Tiago e as personagens que com ele se cruzam na escola, fazem-nos atravessar esta época de acesas guerras políticas, do culto pela música e pelo cinema e a ingénua e doce busca do amor, de uma forma bem divertida.

E todos vamos andar de braço dado com o Tiago e com a sua paixão de adolescente… a doce e idealista Marta, que ambiciona um dia vir a ser astronauta, com o seu melhor amigo, o metálico Sérgio e…, com a gótica Patrícia, entre outros tantos, bem engraçados e divertidos.

Os cenários, a ambiência e as decorações dos interiores, os detalhes e cores de cada objeto, as dinâmicas de rua e de exteriores, o antigo Vídeo Clube Turim, estão retratados de tal forma, que estamos por lá a viver, a falar, a rir, a chorar e, também, a sonhar com eles e… com a busca do amor perfeito. 

É óbvio que…, para assim sentir, tivemos que ter vivido intensamente… 1986! 

Simplesmente, a não perder!

Parabéns a todos os que contribuíram para a realização e produção desta excelente série! 

Parabéns, muito especiais, para… o Nuno Markl, of course!
 

Beijos,
da Princesa!

Sunday, March 04, 2018

E a sede de poder... parece não ter fim



E tantos exemplos por aí à solta, integrados em localizações e culturas bem diversas mas que, nas suas formas de prepotência e abusos de poder, as diferenças de atitude são quase nulas.

Aposto que, tal como eu, já estão a pensar nos três nomes mais Mediáticos, mais recentes… o Europeu (Vladimir Putin), o Sul Americano (Nicolás Maduro) e o Norte Americano (Donald Trump), cujos discursos não deixam de ser arrepiantes, face ao que invocam ser a sua força maior e, venha o Diabo… e escolha! 

Putin, no seu mais recente discurso, em tom de pré-campanha eleitoral, anunciou, em jeito de ameaça aos EUA, of course…  que a Rússia tem um novo míssil, capaz de atravessar continentes, a uma velocidade vinte vezes superior à do som…

Maduro, apesar da desgraça em que mergulhou o País, onde a população vive em regime de sobrevivência, prepara-se de novo para ganhar eleições ao tomar uma decisão unilateral de antecipação das presidenciais antes de 30 de Abril, com base numa estratégia que lhe garanta o assento no poder por muitos mais anos, o que será decisivo para um negro futuro da Venezuela. 

Trump, no seu melhor…, considerou que dar armas aos professores e formação para a sua utilização, era a melhor forma de prevenir atentados a escolas, como o da passada semana, ocorrido na Flórida e, também, há pouco tempo afirmou que o “seu botão nuclear” é maior que o da Coreia do Norte… 

E de aberração, em aberração… este Mundo vai sobrevivendo, um pouco aos tropeções mas, por quanto tempo mais?
 
Será que um dia destes, alguém carrega no botão e dá o pontapé de saída, para a 4ª Guerra Mundial?

Beijos,
da Princesa! (acérrima defensora dos Direitos Humanos e da Paz no Mundo!)