Sunday, November 16, 2014

A magia do cinema..., em Dark Shadows (2012)


 
Um filme de Tim Burton, com Jonhy Depp and Michelle Pfeifer, três dos meus ícons de referência do cinema contemporâneo. 
Aaahhhhhh..., como eu adoro a magia do cinema, as histórias de encantar e os contos de fadas e feiticeiras!
É este meu lado infantil, que nunca me abandona, e me espicaça desde criança.
Lembro-me bem dos momentos em que ficava por ali parada, colada ao écran da TV (não havia dinheiro para ir ao cinema), a devorar o que os sonhos e a imaginação me permitiam, através daquele quadradinho mais pequeno, pintado a preto e branco.
Este filme é mais um dos momentos mágicos da imaginação de Tim Burton. Na banda sonora central, umas das canções mais emblemáticas da minha breve adolescência e dos meus dos bailes de Domingo à tarde, porque à noite era pecado sair.
Pois é malta, os bailes de Domingo à tarde agora são, quase sempre, quando anunciados, um incentivo para malta mais senior mas, há quarenta e picos anos atrás eram a fuga da supervisão dos pais, para os jovens namorados de 15, 16 ou 17  anitos.
Uma referência de então, desta jurássica convicta, que agora recordei, com um sorriso nos lábios..., quase como se fosse uma piscadela de olho, a mim própria.
Tantas vezes que dancei naquelas matinés dançantes ao som de...
Beijos,
da Princesa! (Jurássica e cinéfila, convicta!)

Saturday, November 15, 2014

As coisas mais simples, são as mellhores desta vida...


Umas belas conversas, umas belas gargalhadas e, também, a cumplicidade de verdadeiras amizades...
Saber ouvir e saber escutar, também, são grandes virtudes, sobetudo se gostamos de alguém, que fala pelos cotovelos e que está alimentada a pilhas, cheias de energia, para dar e vender...
Tantos amigos  que falaram comigo, me abraçaram e me beijaram neste fim de semana, que ainda não terminou! Falta o Domingo, ainda...

God bless you alll!

What a great weekend!

Beijos,
da Princesa!

Thursday, November 13, 2014

What a day...


O dia de hoje começou bem cedo, às 06:45m da manhã e terminou há pouquinho,  com um ultimo telefonema de cliente.
Trabalho "puro e duro"!
Now, just relax..., finalmente!
E correndo o risco de parecer uma grande chata, também, repetitiva no discurso, confesso-vos...
Salvaram-me as minhas duas horinhas sagradas da prática de AY @ Casa Vinyas, no final da tarde, of course!
Mas hoje, tive um brinde de luxo...
Vi a minha linda Kailani cenourinha e abracei a minha querida Mercês, que já não via há bastante tempo, ao vivo e a cores.
Estás linda Mercês!
E para variar um pouco, antes do começo da prática, fui promovida, por unanimidade, a fotógrafa oficial das mamis e dos filhote(a)s!

Simplesmente, adorei!

Beijos,
da Princesa!

Wednesday, November 12, 2014

Ashtanga Yoga, forever and ever...




E nunca me canso de falar da prática do Ashtanga Yoga, que faz parte integrante da minha vida, desde há oito anos, e vai continuar a fazer, enquanto o meu corpo conseguir reagir a esse estímulo, tão desafiante e regular.
Hoje, quando iniciei a prática, já tinha um dia de quase dez horas de trabalho em cima, com uma breve paragem para disfrutar um almoço leve e rápido mas, na companhia de coleguinhas querido(a)s e fantástica(o)s!
Passo a citar..., a Cláudia, o Pedro, a Ana, a Josefa, a Marta, a Paula, a Anabela... e acho, não esqueci de ninguém.
O que se consegue conversar, rir e dizer, naqueles breves 20-30 minutos é muito bom! Cinema, Espectáculos, Ópera, Medicina Dentária e Bombons de Chocolate especiais e ainda brejeirices, eheheheh... Bem-hajam, toda(o)s!.
E agora, retomando o meu rumo inicial de escrita, volto à prática de Ashtanga Yoga, do final da tarde de hoje.
Corpo tenso e cansado da jorna (esta é do Paco Bandeira) começou a mover-se lento mas, de forma intensa e sentida, em direcção ao mat.
Passados os primeiros minutos, a energia sente-se fluir, o desejo de ir mais longe já está por ali a espicaçar-me e, sobretudo, os sorrisos lindos das maestrinhas Isa, Liz, Stefanie e Ana (que não estava hoje mas..., esteve ontem) que passeiam entre os nos corpos a observar e a ajustar as posturas, os incentivos em voz doce e em tom bem baixinho, são um dos bens e dos carinhos mais preciosos que tenho, na minha vida...
"Boa Isabelita! Conseguiste! Houve um desbloqueio, por aí!"
"You did it! I saw it yesterday! You did it alone!"
Como eu adoro o amor e a energia positiva que se sente na Casa Vinyasa!
Reconheço-me como uma das pequeninas peças daquele grande puzzle de energia e amor pela prática do Ashtanga Yoga!
Uma motanha de peças de gente linda, que partilha aquele espaço mágico, comigo.
Tenho muito orgulho nisso e às vezes não sei bem como expressá-lo, daí que resolvi deixar por aqui, neste meu cantinho de escrita, o testemunho das minhas palavras sentidas.
Obrigada, pelo grande contributo para o meu bem estar actual!

LOVE YOU ALL!!!

Beijos,
da Princesa! (Yogi, convicta!)

Legionella... Depois de casa roubada, trancas à porta...


E tanto se falou e ainda se fala, principalmente desde a passada sexta-feira, da bactéria Legionella.
278 casos identificados, 5 mortos até à data... Simplesmente, vergonhoso!
Então e as inspecções sanitárias periódicas que deveriam ser obrigatórias por lei e não ficarem, em cirsunstância alguma, ao critério da decisão unilateral das empresas?
É que, sistematicamente, se invocam as contenções de custos, consoante a crise é maior ou menor e tal justificação, não é aceitável, nem credível, em questões de saúde publica.
Agora, estará em causa um crime ambiental, que aponta a empresa "Adubos de Portugal" como sendo a possível responsável pela origem do surto de Legionella , com origem nas suas torres de refrigeração.
Porquê só agora, a acção de inspecção "extraordinária"?
Só nos gozam e, ainda mais grave, também nos condenam à morte..., inesperada.
E já a minha mãe dizia...
"Depois de casa roubada, trancas à porta!"

Beijos,
da Princesa!

Monday, November 10, 2014

O que os meus olhos descobrem não é, necessariamente, o mesmo que os outros percebem...


Há pouco, revi a entrevista que Mário Zambujal deu, na passada Sexta-Feira, na SIC Notícias e, voltei a deliciar-me com a sua forma de comunicar o que lhe vai lá por dentro, na alma e no pensamento, quando escreve um livro.
Histórias de vida, cirscunsttâncias, momentos, que interpreta com outros olhos e com outra sensibilidade, bem diversa daquela que salta à vista imediata, do comum dos mortais, que não conta histórias.
Ao escutá-lo, de novo, revi-me naquelas sensações e no modo como olho o que me rodeia, de forma muito própria e, também, muito particular.
Embora a centenas de léguas do seu talento, revejo-me naquela tentação, diria quase que inata, de olhar para além da cena imediata que está por ali, ao alcance da minha particular forma de ver e, também, ao alcance de que não vê.

Grande Mário Zambujal! Como eu o entendo!

Beijos!
da Princesa! (e amante da escrita e dos olhos que espreitam, para lá da cortina...)


PS
A entrar no capítulo VII, dao seu ultimo livro... "Serpentina".

 

Sunday, November 09, 2014

Nada como uma bela tarde de Outono, entregue à preguiça...


Se há coisa que mais adoro são os poucos momentos que tenho para preguiçar, nesta vida intensa de trabalho que levo, embora, com muito prazer.
Hoje, estou a disfrutar da temperatura amena do lar, da cadeira confortável em que, habitualmente, me sento para escrever, ou ver um filme, ou ler, ou o que quer que seja..., agora, foi a vez de rever um belo filme, "Assim é o Amor"!
Normalmente, antes de começar a ver um filme ou antes de me deitar, tenho a mania de pegar num dos muitos livros que me rodeiam, prosa ou poesia tanto faz, e leio um pouquinho.
Hoje, foi de novo, a vez do "Mar de Abril", da minha querida amiga Maria Morgado.
Abro sempre ao calhas e hoje saiu-me a página 57, ironia do destino...
Aqui fica a transcrição querida Maria Morgado, porque merece muito, ser divulgada.
O poema é lindo e pleno de sentimento.
Como te compreendo bem, Maria...
Eh lá, esta fez-me lembrar o meu querido Professor Julio Machado Vaz, a falar com a sua eterna, imortal e ternurenta, Maria...
Maria..., acho que já li quase todos os poemas do teu livro mas aposto, que vou reler alguns...

CEGUEI
Ceguei
de tanto te amar e tanto te querer
Ceguei
de te olhar todos os dias e não te ver
Ceguei
de ter o teu cheiro em mim e não te sentir
e tu emudeceste
porque falo contigo e não me respondes
porque te beijo e não sentes nada
porque te estendo a mão e nem sequer a vês!
Cegaste...


Beijos,
da Princesa! (e amante da leitura, num lugar tranquilo e em paz)

O direito à morte digna...



https://www.facebook.com/brittney8maynard

Brittany Maynard, uma jovem Americana de 29 anos, portadora de um cancro cerebral, escolheu o suicídio assistido para por fim à sua vida, no início deste mês de Novembro.

Esta é uma escolha polémica, desde sempre, embora comova o Mundo.

Controversos os valores religiosos e morais que em defesa da perservação da vida humana, a qualquer preço, se recusam aceitar esta decisão e a condenam publicamente, independentemente das escolhas ou das razões que levam o doente a decidir a antecipação da sua morte.

Respeito todas as opiniões e convicções, no entanto, admiro Brittany pela sua coragem e determinação e, sobretudo, entendo o seu medo de prolongar um sofrimento atroz, que tal morte natural pode infligir, por tempo indeterminado.

Comoveu-me a sua declaração de despedida que partilhou com o Mundo, em defesa dos que como ela, gostaríam de poder recorrer à morte assistida, quando em situações de gravidade extrema e de morte anunciada, implacável e sofrida.

"Adeus a todos os meus queridos amigos e família que amo. Hoje é o dia que eu escolhi para morrer com dignidade por causa da minha doença terminal, este terrível cancro cerebral,  que tomou contade mim... mas que poderia ter tomado muito mais.” (...)

"Tive a oportunidade de desfrutar o meu tempo com as coisas que mais amo na vida: a minha família e a natureza. A experiência, no entanto, não foi totalmente positiva pois é impossível esquecer o meu cancro. As fortes dores na cabeça e no meu pescoço estão sempre por perto.”

Para além das declarações escritas que deixou, Britanny criou uma plataforma para angariação de fundos, que reverterão para os que defendem o direito à morte digna.

Http://www.youtube.com/watch?v=yPfe3rCcUeQ    
 

Saturday, November 08, 2014

Metade dos Portugueses vai ao dentista menos de uma vez por ano (Publico, Sáb 8 Nov 2014)


"Falta de dinheiro é o principal motivo para não consultar este médico, segundo um barómetro nacional divulgado ontem"

Ler notícias destas incomoda-me sempre, ou não fosse eu, por inerência da minha maior fragilidade física (os dentes), uma assídua frequentadora da cadeira do dentista, no mínimo, três ou quatro vezes por ano.
Felizmente, encontrei uma médica fantástica (Dra. Angelica Guidini) e um implantologista brilhante (Dr. Demer Reame) em quem confio plenamente. Ambos me acompanharam nos últimos doze anos e salvaram-me de desgraças maiores.
Haver pessoas com incapacidade financeira para pagarem, pelo menos, uma consulta anual é, no mínimo, constrangedor.
De qualquer forma, a desinformação é muito grande, principalmente o desconhecimento de Instituições que apoiam as Comunidades no âmbito da medicina dentária, disponibilizando-se para consultas gratuitas ou a preços muito reduzidos, a pessoas carenciadas ou com menor capacidade financeira, nomeadamente a Faculdade de Medicina Dentária das Universidades de Lisboa e Porto.

http://www.fmd.ul.pt/portal/page?_pageid=408,1099959&_dad=portal&_schema=PORTAL

http://www.publico.pt/sociedade/noticia/milhares-de-pessoas-optam-por-tratar-os-dentes-nas-faculdades-1438526

Hábitos regulares de higiene oral, desde o berço, são os maiores obstáculos à progressão da degradação e/ou doenças dentárias o que, infelizmente, nem sempre acontece.

Uma bela escovadela de dentes, sejas jovem ou adulto, pelo menos três vezes ao dia, acompanhada do uso sistemático de fio dentário, podem precaver quase a 100% os problemas mais comuns e evitar a perca dos dentes originais, com a excepção dos sisos, em que a coisa nem sempre corre bem.

Toca a lavar os dentes malta junior e senior e lembrem-se, se houver pouco dinheiro no bolso, o mais importante é mesmo a água, a escova e o fio dentário, claro. A pasta, embora recomendada, serve apenas, em quase todas as variantes vendidas no mercado, para nos proporcionar o hálito fresco e a sensação de bem estar e limpeza.

Beijos!
da Princes! (viciada em fio dentário, eheheheh...)

Friday, November 07, 2014

A amizade


A verdadeira amizade é, sem dúvida, uma das coisas mais belas e mais gratificantes, da nossa vida afetiva. Não existem segredos, não se cultivam traições e, sobretudo, cuidam-se o respeito pela individualidade de cada um de nós e, também, a cumplicidade do que nos une, em espírito, em convicções e em carinho.
Todos os dias que vivo, são sempre motivo de celebração das minhas, verdadeiras, amizades.
Sinto-me grata pelas poucas que me restam e que ainda permanecem, vencendo a batalha do tempo e, também, pelas mais recentes e ternurentas que fui ganhando e solidificando, nos últimos anos, nomeadamente as que comigo partilham o espaço da Casa Vinyasa.
Ser amigo de alguém é partilhar os momentos bons e menos bons das nossas vidas, partilhar ternura, dar e receber e, acima de tudo, cultivar a solidariedade, a lealdade e a verdade.
Hoje jantei com uma amiga querida, do coração, que por aqui estará sempre a meu lado, tenho a certeza.
Soube-me bem estar contigo!
Bem hajas Menita!

Beijos,
da Princesa! (e tua amiga, do coração)

Thursday, November 06, 2014

Primeira noite de Outono, com salamandra acesa...



Se há coisa que mais adoro, quando as temperaturas do início de Outono começam a baixar à noite, é o calor da lenha seca a queimar lentamente, naquele quadradinho lindo, da salamandra.
Adoro o aconhego do lar, principalmente, quando chego a casa, depois de mais um dia intenso de trabalho, e amo, de paixão, aquele cheirinho a lenha queimada, que me conforta o corpo e a alma.
Tantas coisas boas que este fogo me inspira..., até a vontade de escrever mais umas linhas, mesmo que sejam poucas e até sobre as coisa mais vulgares, do nosso dia a dia.

Beijos,
da Princesa! (e amante do calor do fogo ou, o amor não fosse... "fogo que arde sem se ver")

Tuesday, November 04, 2014

Portugal e Espanha, Têm licenciados a mais....



Não gosto da prepotência de Merkel, nem da forma como se tenta impôr nesta Europa do Euro e, também, não gosto políticos, como o "nosso" PM que a seguem, de forma subserviente, independentemente do que possa ser mais importante para Portugal.

Todos nós sabemos que o ensino vocacional é importante, mas para ir à luta em qualquer Mercado de Trabalho é fundamental, ter uma Licenciatura, um Mestrado, um MBA, what ever...

Merkel, está fora do tempo e está fora do contexto, neste Mundo real.

Beijos,
da Princesa (e a caminho de ser Anarquista, convicta)!


PS
O ensino vocacional, é uma aposta complementar e não de eleição, prioritária.
So "DUMB", Ms. Merkel!

Monday, November 03, 2014

A tristeza


Hoje li um pequeno artigo no jornal diário "Destak", sobre a permanência, no tempo, de alguns sentimentos ou sensações que nos podem acompanhar, em qualquer momento.

Devorei as palavras a correr, enquanto tomava o pequeno-almoço. O texto afirmava, com base científica, fundamentada e comprovada, que a tristeza é o sentimento que mais perdura, até que a consigamos varrer para sempre.
Pelos vistos nem a vergonha, nem o tédio, nem a alegria, batem a tristeza na batalha contra o tempo. Porque será?

Aqui vos deixo um artigo de opinião escrito, também para o jornal "Destak", por Luisa Castel-Branco, a 19 de Março de 2012.

Grande Luisa! O texto é, simplesmente, lindo!

Beijos!
da Princesa! (e quando a tristeza tenta atacar..., a Escrita e o Ashtanga Yoga, afogam-na, eheheheh)


Tristeza
Hoje acordei enrolada em tristeza. Sem porquês. Pelo menos não mais do que ontem ou os dias anteriores. Mas acordei curvada. Com o peso da vida nas costas. Com o rosto fechado e a imagem que o espelho me devolve não sou eu, mas outra que um dia existiu.

Hoje acordei com saudades de todos os que amei e partiram. Porquê hoje? Não sei. E não sei porque o meu corpo se recusa a mover e para aqui fiquei. Lá fora está sol. Um calor agradável e eu tenho frio. Um frio dentro dos meus ossos, dentro das minhas entranhas.Hoje não há sonhos possíveis. Apenas uma neblina que me tolda os olhos que as lágrimas não vêm. Porque haviam de vir? Sentada aqui sinto-me rodeada por tanta gente, pelos que já partiram e contudo nun-ca deixam de pertencer à nossa vida, aos nossos dias, alegres ou tristes.

Quem sou eu para sentir este peso, esta tristeza? Tantos estão muito piores do que eu, muito mais sós, muito mais perdidos. E, contudo, sinto-me a desaparecer na paisagem. Por entre as ruas e as pessoas que caminham apressadas. Como se fosse possível diluir-me nos minutos e horas que perfazem o dia. Ordeno ao meu corpo que se mova e à minha mente que desperte deste pesadelo, deste estado de sonambulismo, em que estou aqui e não estou. Mas não me obedecem e para aqui fico, com as horas a passarem, sei que passam porque ouço o tic-tac do relógio. Hoje acordei envolta em tristeza, recordações e lágrimas que um dia chorei. Amanhã quando me levantar vou sacudir o pó das memórias, vou sair de passo acelerado, mesmo não indo a sítio nenhum. Só para ter a certeza de que estou viva.

Sunday, November 02, 2014

"Podemos", uma ameaça concreta ao bi-partidismo Espanhol


 

Em Novembro 2015, que se cuidem o PSOE e o PP do Governo Espanhol, de Mariano Rajoy.
Apenas a um ano das eleições legislativas em Espanha, este jovem partido impulsionado por Pablo Iglesias, um jovem de garra, deve estar a contribuir para um vasto número de insónias dos dirigentes dos "principais" partidos políticos Espanhois considerados mais "importantes", pelo menos até ao momento, eheheheh...

Uma sondagem assustadora e terrífica, para os "donos do Poder"! Tremem as hostes!

Viva a garra dos que têm a coragem de ousar combater o poder instalado e, viva quem tem a capacidade de alimentar a esperança e a vontade de rejuvenescer o reino dos acomodados que mandam, ou melhor, que pensam que mandam...

Quando as gentes querem, as gentes alcançam e o Mundo avança..., "como bola colorida entre as mãos de uma criança."

Vivam as forças que impulsionam a mudança, para um Mundo melhor!

Beijos,
da Princesa! (e amante das forças que impulsionam a Mudança, já que mudar é reviver e rejuvenescer!)


PS
Quase aposto a vida que os actuais acomodados do Poder Espanhol se estão a recordar, mais do que nunca, que os Espanhóis mudaram, radicalmente, a sua intenção de voto, no espaço de 1 ou 2 semanas, quando correram Jose Maria Aznar da liderança do Governo, ao perceber que ele lhes tinha mentido.

St. Vincent (2014)



Bill Murray, Jaeden Lieberther, Melissa McCarthy e Naomi Watts, no seu melhor!

Uma história fantástica e quase improvável, ou não estivéssemos nós em pleno século XXI, onde milhares de mães não têm grandes alternativas, para além de trabalharem horas a fio que nem umas desalmadas, sem qualquer ajuda e, por vezes, até com algumas desajudas..., para sustentarem os filhos sozinhas.

A história do pequeno Oliver, filho adoptivo de pais em processo de divórcio conflituoso (o que, infelizmente, é o pão nosso de cada dia) é eternecedora.

Recém chegado a uma nova cidade, onde irá viver com a mãe, enfermeira de profissão, acaba por encontrar no vizinho do lado, um verdadeiro amigo e mentor, apesar da improbabilidade do facto, já que Vincent (o vizinho) não passa, aparentemente, de um indivíduo execrável, alcoólico, apostador compulsivo nas corridas de cavalos (apesar de perdedor recorrente), amante regular de prostitutas e com um estilo de vida caótico.

A adaptação de Oliver à nova escola, aos novos ritmos, aos novos desafios, está contada de uma forma brilhante.

Moral da história, para que não vos corte o desejo de ver este filme fantástico, divertido e ternurento...

Há sempre um lado bom, em todos nós!
Só temos que acreditar e estar atentos aos sinais que a intuição nos oferece, de bandeja!

Vão ver!

Beijos!
da Princesa! (cinéfila, de coração!)


FICHA TÉCNICA (principal)

Direcção & Argumento Escrito (screenplay)
 Theodore Melfi

Actores e Atrizes principais
- Bill Muray (Vincent)
- Melissa McCarthy (Maggie)
- Naomi Watts (Daka)
- Jaeden Lieberher (Oliver)
- Dario Barosso (Ocinski)

Musica
. Theodore Shapiro

Saturday, November 01, 2014

Maus tratos em Melilla

(Foto de eldiario.es, 24 de Outubro 2014)


O artigo publicado hoje no Jornal O Publico despertou-me, de novo, a atenção para um tema que me choca sempre e que me comove, verdadeiramente.
Segundo o conteúdo do texto...

“Dois terços dos que tentam passar os arames de Ceuta e de Melilla vêm de países em guerra: Síria, a República Centro-Africana e o Mali."
“Até agora, em 2014, 4000 imigrantes entraram na cidade autónoma, metade destes através da vala. (...) 14000 tentaram fazê-lo em Melilla e outros 3000 em Ceuta. Ontem, 200 tentaram fazê-lo e uns 30 conseguiram passar; na quarta-feira passaram 3 em 350. ”

“Segundo Splinder, da ONU, dois terços dos que tentaram passar os arames de Ceuta e de Melilla são originários de países em guerra ou à beira dela, incluindo a Síria, a República Centro-Africana e o Mali, pessoas que fogem da violência e de perseguições. “Este ano, até agora, mais de 5000 pessoas penetraram nos enclaves, incluindo 2000 que fugiram do conflito da Síria, 70% destes mulheres e crianças.”
Continuam a crescer as entradas, através das valas de Ceuta e Mallila porque, continuam a crescer conflitos por esse Mundo fora. Guerras e violência sem fim, em nome de causas apelidadas de "nobres e imperativas" mas que, em nada justificam o que se faz de cruel, de forma contínua, sem olhar à dignidade do ser humano, quer nos países de origem dos imigrantes em fuga e em busca de uma condição de vida mais digna, quer nos países receptores da Europa a que pertenço, e da qual me envergonho quando vejo imagens com a da foto (classificada de "demagógica", por Espanha) e do vídeo que destaco, no início deste post dorido mas que, em consciência de cidadã de um Mundo Global, me obrigo a divulgar.

Tanta desumanidade que nunca conseguirei entender, em circunstância alguma.

Beijos,

da Princesa! (sempre solidária com os mais fracos que sofrem estes horrores e a impiedade dos Estados, onde pertencem e onde chegam, habitualmente, mascarada pelas complexas malhas da dita Diplomacia...)

Thursday, October 30, 2014

O reinado da deslealdade e da incompetência...


Não adianta tentar pintar de rosa (e perdoem-me os que hoje vestiram a  camisola desta cor, em solidariedade contra o cancro da mama) o que é bem cinzento, a rondar o negro, mais profundo.
Fazer sistematicamente declarações contraditórias, tentar lavar a imagem de altos profissionais da Economia e das Finanças, nomeadamente auditores do Banco de Portugal, ministros, administradores, e outras altas patentes afins, que encobriram conscientemente os negócios sujos de todos os envolvidos na falcatrua gigante do BES, é uma verdadeira pulhice.
Quem permitiu os jogos de Bolsa naqueles fugazes três dias, para salvaguardar os ganhos fabulosos de uma minoria, quem afirma que não se apercebeu das jogadas e negócios sujos "escondidos", bem às claras, merece castigo.
Os Portugueses em geral e, principalmente os minoritários 5% das famílias de classe média (com rendimentos anuais brutos entre os 40.000-45.000 Euros, o que não é uma grande fortuna, antes pelo contrário) que suportam 50% dos ingressos fiscais do Estado, através do IRS e do IVA, vão ter que arranjar forma de se rebelar e dizer não, de uma vez por todas.
E o raio deste Primeiro Ministro troca-tintas e desta Ministra das Finanças, que mais parece uma peça de refugo ou contrafação vendida numa loja Chinesa, de uma vez por todas, parem de nos dizer que o Tribunal Constitucional é que tem a culpa do incumprimento do défice...
Parem de mentir e de "dourar a pílula" ao povo Português, pois merecemos maior respeito. De uma vez por todas, sejam honestos e verdadeiros no discurso pois estes cambalachos vão sair bem caros ao Estado e quem os vai pagar, somos nós.
Não é por acaso que o número global dos ricos e das grandes fortunas quase triplicou, nos últimos cinco anos, classificados pelos governantes e gurus da Economia, como "tempos de crise" e, também, não é por acaso que, cada vez mais, se acentuam as diferenças entre os poucos que têm muito e os muitos que têm tão pouco.

A mentira é um pecado mortal!

Beijos,
da Princesa (quase a virar Anarquista, com um raio...)!

TIFFOSI “One size fits all”

http://www.dn.pt/especiais/interior.aspx?content_id=2070848&especial=Made%20in%20Portugal%20-%20M%EAs%20da%20Moda&seccao=ECONOMIA

 

Sempre que leio notícias que divulgam empresas Portuguesas de sucesso, fico feliz e, quando a notícia é sobre a recuperação, em poucos anos, de uma empresa que estava em maus lençóis, ainda mais feliz fico.

Confesso-me uma feroz defensora do consumo, preferencial, de bens e produtos Nacionais, seja qual for o ramo de negócio em que se integram: alimentar, vestuário, calçado, mobiliário...
Continuo a afirmar a excelente qualidade de marcas como a Salsa, Tiffosi, Hera, Cubanas, Biofrade, Lojas Celeiro e tantas outras.

Para além do factor qualidade  que é fundamental para uma base sólida de sucesso nas empresas, aprecio, igualmente, a capacidade de crescimento e expansão de negócio, nacional e internacional, associados à visão de futuro, inovação e criatividade apoiados, obrigatoriamente, por uma boa gestão financeira.

Os meus parabéns e a minha admiração sincera, pelo talento e pela criatividade, pintadas com as cores de Portugal!

A ideia da Tiffosi para os novos jeans “One Size” é, simplesmente, brilhante! Um verdadeiro "ovo de Colombo"!

Beijos,
da Princesa ( & Portugal <3 )

Tuesday, October 28, 2014

“Um tipo todo torto que insiste em ter uma vida normal” (Reportagem, Jornal O Publico, Outubro 2014)


http://www.publico.pt/sociedade/noticia/um-tipo-todo-torto-que-insiste-em-ter-uma-vida-normal-1673713

Li esta reportagem há 2 dias e fiquei, verdadeiramente, impressionada.

Há amores que não têm condição, não têm regras, não têm a dita "normalidade" das coisas assumidas como banais ... e, sobretudo, há amores raros, que estão acima de todos os preconceitos, de todas as normas, de todas as barreiras socias.

João e Sofia são um verdadeiro exemplo, da real essência do AMOR, escrito em maiúsculas.

O Estado Português, como recompensa, tráta-os da pior forma possível, para variar...

Simplesmente brilhante, nesta matéria, a Lei Portuguesa!

(...)
"O Estado decidiu que, casando, ou eu e a minha mulher viveríamos na miséria ou a minha mulher ganharia muito bem, o que não é o caso, e teria de me sustentar. Teria de ser um fardo. Não teria direito a ter qualquer dinheiro no bolso a não ser por caridade da minha mulher."

(...)
"João Sousa e Silva sentia-se “casado” sem notário e padre, mas Sofia Casal e Silva queria ter firmeza nos passos e acreditava que essa firmeza seria maior se houvesse reconhecimento de humanos e bênção de Deus. Nunca pensaram que, casando, ele perderia direito à pensão social de invalidez."

(...)
"A pensão destina-se a quem tem rendimentos inferiores a 167,69 euros. Se for casado, 251,53 euros. “Um político pode acumular até dois mil euros. Um deficiente pode acumular até 251,53."

O Amor vence qualquer barreira, mesmo a das mentes mais tortas!

Um grande abraço ao João e à Sofia!


Beijos,
da Princesa! (vou estar atenta ao desenrolar desta história de Vida)

Monday, October 27, 2014

Gratidão, é um sentimento nobre!


Sentir-me grata pelo que a vida me tem proporcionado de melhor e relevar, o que esta mesma vida, me tem oferecido de pior...

Hoje foi um dia bem especial, na minha vida profissional, de 42 anos de batente, sempre no duro, desde os 15 anos... Criar uma filha sozinha, desde os oito anos de idade, espicaçou-me e desafiou-me, sobretudo, para tentar melhorar as minhas capacidades pessoais, académicas e profissionais.

Nunca desisti, nunca baixei os braços, nunca choraminguei as minhas aventuras e desventuras, embora me tivesse cruzado com alguns maus bocados.

Para a frente é o caminho. Assim foi e sempre será! "Cross my heart"!

Estou, de facto, grata por me reconhecerem a garra com que parto para os desafios profissionais, de tantos e tantos anos a fio, só interrompidos pela minha baixa de parto de 3 meses, no final dos anos setenta.

Um obrigada, muito especial, à SAP Portugal que me admitiu já com 41 anos de idade, "sem medos", e acreditou, sempre, que ainda lhes poderia dar o meu melhor, a curto, médo e longo prazo!

Um abraço a dois dos meus ex-chefes, que já não estão por cá neste Mundo, por vezes cruel..., o Zé Amaro e o Rui Almeida. Hoje estavam ali comigo a celebrar, tenho a certeza.
Um grande abraço, também, muito especial, ao Gonçalo Leitão, ao Sixto de Castro e  ao Francisco Pacheco Serrano, meus ex-Directores, com quem me relacionei super bem.
E para terminar, um grande abraço ao meu actual Director, Bernhard Luecke, que me nomeou para este prémio e ao Paulo de Carvalho que dirige esta subsidiária Portuguesa, com muita garra!

Beijinhos a todos os meus colegas, ex-colegas, clientes e, simultaneamente, amigos que me brindaram com o seu carinho!

Beijinhos, também, a todos os meus amigo(a)s que nada têm a ver com a SAP Portugal e fizeram questão de hoje, me dar um abraço, também!

LOVE YOU ALLL!!!

Beijos,
da Princesa! (que não faz parte de realeza alguma)


PS
Este é o meu post 1130, do Blog "Histórias de Encantar" :)
Long live the inspiration for my writings! <3

Sunday, October 26, 2014

Rogério Charraz & os Irrevogáveis apresentaram o album “Espelho”, a 25 de Outubro 2014, no CCOC, em Sintra



«Quando olho para este disco, revejo-me na imagem sonora que ele reflete. As melodias, a harmonia, as palavras, os arranjos, tudo isto sou eu em forma de canções. Este é o meu espelho, espero também que seja o vosso, e que se revejam nas emoções que nele partilho.»
(Rogério Charraz)

Querido Rogério, o “Espelho” é, de facto, um trabaho muito bonito, pleno de sentimento e de musicalidade.
Estou feliz por ter estado a ver, a ouvir, a cantar e a bater palmas entre aquela plateia de Sintra, que te acolheu a ti, aos “Irrevogáveis” e aos convidados especiais  da noite, com igual sentimento e, acima de tudo, muito, muito e muito carinho.
Conheço-te há muitos anos, ou não fosse eu uma jurássica e quase sexigenária assumida e orgulhosa de o ser, eheheheh...
Lembro-me, como se fosse hoje, do tempo em que partilhavas o outro lado profissional, completamente diferente  e a Música, que já amavas, do fundo do coração.
Felizmente, decidiste arriscar tudo, nesse sonho , para o que desse e viesse e admiro-te, sobretudo, por essa coragem.
Pois é querido amigo, deu no que deu... e o resultado, é lindo e está à vista de todos.
Só é mesmo cego, quem não quer ver!
Gostava de ter ficado “Um pouco mais”, para dar um abraço apertado a todos, ao vivo e a cores mas, infelizmente, por outras razões que nada têm a ver com o que se passou em palco, não me foi possível.
Já te dei alguns abraços e beijos e o que te devo deste concerto, ainda vai acontecer, em qualquer outro momento, em qualquer outro lugar.
Deixo-te aqui este abraço escrito e muito sentido, para me redimir.
Um beijinho muito grande para ti e para todos os que te acompanharam em palco:
- o Luis Pinto (Baixo e Voz),
- o Miguel Veras (Guitarra e Voz),
- o Paulo Loureiro (Teclas, Acordeón e Voz),
- o Jaume Pradas (Bateria),
e ainda...,  para os teus convidados bem especiais:
- o Dany Silva (Adorei revê-lo e gosto muito dele),
- o Sensi  (Que surpresa boa! Não o conhecia confesso..., mas juro que o vou passar a conhecer),
- a Joaninha e o bailarino que dançou com ela, do qual, infelizmente, não me lembro o nome.
Beijinhos, também,  para quem esteve no som, nas  luzes e tudo o resto, fundamental, para a produção de um belo espectáculo.
Desculpa a fotografia do post não ser do espectáculo mas fiz parte daquela minoria, bem comportada, que desligou os telemóveis e,  infelizmente, não tinha a minha máquina fotográfica comigo.

Os sonhos, são as melhores e as mais saudáveis proteínas da Alma e do Desejo.

Não esqueças, nunca!

Beijos,
da Princesa! (& Music Lover)


Saturday, October 25, 2014

"A ética é estar à altura do que nos acontece" (Gilles Deleuze)


 
Sempre que leio esta frase, inscrita na parede da estação de Metro “Parque”, soa-me a algo que se identifica, demasiado, com o meu já longo percurso de vida.
Tantas e tantas vezes confrontada com atitudes pouco éticas, que contam à partida com a minha brandura e com a minha forma de estar nas relações com os outros, habitualmente atenta e cuidadosa, respeitando a individualidade e o espaço de cada um e, sobretudo, procurando não interferir de forma a magoar ou a machucar alguém.
Todos somos diferentes e todos somos iguais e, talvez por entender isso demasiado bem, tenho-me confrontado, felizmente não muitas vezes, com algumas atitudes muito pouco éticas e até de mau gosto que, por estranho que pareça, me continuam a surpreender, pelo seu lado mais negativo.
Desabafos dos meus cinquenta e sete anos, já muito vividos e,  à espera que os próximos, sejam muitos e de boa saúde, suaves, felizes e em paz com os outros e, sobretudo, em paz com a Vida.

Bom, nada que os dois belos banhos de mar desta manhã, com água a rondar os 23-24ºC, não curem, já que me o Sol e o Mar me rivigoram, sempre, a energia do corpo e me lavam a Alma.

Que a ética, nunca me abandone!



Beijos,
da Princesa! (e..., eterna apaixonada do Sol e do Mar)

Friday, October 24, 2014

Amar, sem dar tabefes, é a melhor receita para cultivar a compreensão e cumprimento das regras básicas, na infância...


E nunca, ninguém, me vai convencer que a bela da "palmada", no momento certo, se for repetida vezes sem conta vai resultar, algum dia ou alguma vez...
Uma das coisas que mais me orgulha, no meu passado de mãe muito jovem (aos 20 anos) e, totalmente, inexperiente e insegura, é nunca ter recorrido ao tabefe e à palmada, para provar o meu ponto de vista à Vanessa.
Ainda hoje me lembro, e ela também, pois já mo confessou, do único tabefe que lhe dei na vida, desde que nasceu, linda, há 36 anos.
Aconteceu por volta dos 8 anitos de idade, quando eu já desesperada, no início de uma noite qualquer, a fui procurar à rua.
Percorri, feita louca, o percurso que ela sempre fazia quando saía da escola secundária, até casa. Naquele dia ainda não tinha chegado e já era noite, bem escura!!!!
Depois de muito correr à sua procura, estava eu ainda na rua, próxima da entrada do prédio onde morávamos e eis que a vejo chegar, com as amiguinhas de então (uma delas a Madalena), descontraída, com um belo sorriso nos lábios, como nada se tivesse passado e aquela fosse a melhor hora do mundo, para chegar a casa. Tinha sido, só e apenas, um passeio mais longo que o habitual, com as amiguinhas de escola e de brincadeira.
Levantei da mão e zás, acertei-lhe em cheio numa das bochechas rosadas. Foi um gesto mecânico, de puro desespero, no momento, que depois me deixou de rastos, a mim e a ela, durante umas horas a fio e que me deve ter doído mais a mim que a ela, ou não...
O sentimento de culpa esmagou-me por dentro no momento imediato e levou tempo a passar, bem como a dor inesperada que ela sentiu, daquele tabefe, que teve de ser explicado, com muito cuidado, para a fazer entender que o meu desespero era tão grande que não consegui controlar o impulso agressivo.
Amar, incondicionalmente, um filho passa por ter carradas de paciência, capacidade de comunicação, muita, mas mesmo muita, conversa, muita e muita explicação dos porquês, muitas palavras, palavras e palavras e muitos beijos e abraços e, às até vezes, alguns silêncios...
Vanessa..., não me arrependo, nem um segundo, de não te ter dado mais do que aquele tabefe!
És uma pessoa linda e a prova viva de que os tabefes e as palmadas, por tudo e por nada, na infância ou na adolescência, não fazem falta alguma na Educação de, absolutamente, ninguém!
Aaahhh...., já agora e para que aqui fique registado neste rol de memórias de mãe, também, me lembro daquela tua frase célebre, ainda pequenita, quando me perguntaste:
- Oh mãe, mas porque é que não posso?
- Porque não, disse eu...
- Porque não não é resposta mãe! disseste tu...
É claro que fiquei embatucada e tive que dar a explicação, bem cuidada, no momento, eheheheh..

Beijos,
da Princesa! (e mã... que te adora)

Portugal no seu melhor, neste quente Verão de Outono...


E com este clima de Ver(ono), como diz a malta das "Manhãs da Comercial", o calor e as temperaturas ao rubro, mantemos a escalada de grandes declarações políticas, desde o Primeiro Ministro até ao Ministro da Educação, neste caso específico da des-Educação, quase a condizerem com as elevadas temperaturas da última semana.
Cada tiro, cada minhoca!
As declarações e as afirmações que ouvimos todos os dias, nos Media , quase a fazerem concorrência desleal aos 30ºC deste Verão, fora de tempo...
Também estes governantes, de meia tigela (mal paridos e inventados nas Juventudes politico-partidárias) incompetentes, burros e sem visão de presente ou de futuro estão, completamente, fora do tempo e das realidades que se vivem, neste Portugal fustigado e castigado, à conta de tanta anormalidade.
Que tenham insónias e suores frios, todos os dias, ao pousarem a cabeça dura e oca, na almofada de penas, é o que lhes desejo, do fundo meu coração!

Beijos,
a Princesa!

Sunday, October 19, 2014

O desamor...



"Menina de 13 anos salvou os irmãos do fogo mas não conseguiu salvar-se"
(in PÚBLICO, Sábado 18 Out 2014)

Quando li esta notícia fiquei, verdadeiramente, chocada.
Tantos casos de desamor e de abandono, intencional e premeditado, que por aí proliferam sem que as "ditas" Instituições de Protecção a crianças como esta não façam rigorosamente nada, mesmo quando identificam casos de risco.
Com treze anos apenas, encontrava-se sozinha em casa, a cuidar de quatro irmãos bem mais pequenos. Uma responsabilidade que nem eu mesma sei se conseguiria aguentar, como ela.
Agora, depois de morta, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ), instaurou um processo...
Absolutamente fantástico e "on-time"!
Crianças em risco já identificadas e sinalizadas desde 2009. Incrível, não é?
E em cinco anos o que fez a CPCJ? Nada! Rigorosamente, nada!
Ficaram como histórico inutil burocracias idiotas e merdas de papéis que não valem nem mais, nem menos, que o amontoado de lixo que se encontrava, no espaço imundo, entre aquelas quatro paredes.
Espero que os "juizes" deste caso de Desamor e de Abandono dos ditos "pais", nem sequer dignos desse nome, tenham insónias eternas, sempre que poisarem a cabeça na almofada, para tentarem uma noite de sono.

Ser Pai e ser Mãe, é amar, incondicionalmente! Não é, simplesmente, conceber e parir!

Que o Céu te guarde e te console, Menina linda!

Beijos,
da Princesa!

Os Gatos não têm vertigens (2014)

 
Vi ontem e juro que não me vou arrepender nunca, de ter visto este filme.
Uma história linda sobre o Amor e o Desamor, sobre a solidão de ser já “velho” e não ter com quem partilhar ou comunicar, sobre a verdade interior, sobre o desejo de  ser amado e a imcompreensão de ser rejeitado, sobre a marginalidade ali bem perto de todos nós, sobre a frágil e forte fronteira das relações afetivas, sobre a precaridade, sobre a vontade de um não sei quê, bem especial.
Grande filme de António Pedro de Vasconcelos, com música linda de Luis Cília (“esse gajo ainda meche? Ouviu dizer hoje...) , abrilhantada pela foz fantástica de Ana Moura.
Os protagonistas da história, Rosa, interpretada pela fantástica actriz, Maria do Céu Guerra, e... o jovem Jó, interpretado pelo João Jesus, até agora desconhecido, pelo menos para mim, mas de agora em diante, um ponto de referência a seguir.
Também adorei o Fintas (Tiago Delfino), o Alberto (Vitor Gonçalves) e a Tita (Joana Barradas), igualmente, desconhecidos para mim, pelo menos até ontem.
 
Daniel (Ricardo Carriço), Luísa (Fernanda Serrano) e Joaquim (Nicolau Breyner)..., also very nice.
Não percam! O filme é, absurdamente, lindo e o argumento, quase..., perfeito!
Beijos,
da Princesa!
 
 


Friday, October 17, 2014

Momentos únicos...


Depois de sete semanas fantásticas que passaram a voar, ficam connosco no coração e na memória, os momentos únicos que passámos juntas nestas férias, minha linda Vanessa...
A prática de Ashtanga Yoga, na nossa adorada Casa Vinyasa, os abracinhos e os sorrisos da Isa, da Liz, da Stef, da Ana e da Kailani, o inesperado queixo partido eheheh..., o fim de semana, bem especial, nos Mosteiros (Arronches) com uma família de amigos bem queridos, a semana de praia e de mar quente na costa Alentejana, igualmente, acompanhada da prática de yoga com o Tarik e a Lea, bem cedinho, no início de cada jornada diária, a arrancar a energia positiva das manhãs de Verão, o mar quente de São Julião, as sessões de cinema Português (Os Maias) e não só, a peça de teatro "Pedro Páramo", os jantarinhos a duas, com a malta amiga e com a família linda que temos, o passeio pelos jardins de Monserrate, a visita ao Palácio de Queluz, os pequenos almoços e almoços bem especiais, as conversas longas e animadas, as caminhadas por Lisboa, Ericeira, Sintra e..., tantos outros lugares, as compras, as prendinhas e os abraços e beijos!
Bom regresso a terras Mexicanas!
Adoro-te Vanessa!

Beijos,
da Princesa (e mã)!

Thursday, October 16, 2014

Pedro Páramo..., no Teatro Meridional





Eu e a minha linda Vanessa assistimos ao último espectáculo desta peça de teatro linda, no passado Domingo, no Teatro Meridional, em Lisboa (Rua do Açucar, em Marvila).
Uma adaptação fantástica da obra literária, com o mesmo nome, escrita pelo autor mexicano Juan Rulfo e editada antes de eu nascer (1955).
O jogo entre os actores e actrizes em palco, os diferentes planos de cena, a luz, a proximidade com o publico naquele espaço bem especial, as fabulosas interpretações das actrizes que dão alma às personagens da criada e da segunda mulher de Pedro Páramo e, também, o jovem actor que interpreta a personagem do filho de Pedro Páramo (Juan Preciado) que, após a morte da mãe, parte para Comala, com um só desejo... conhecer o pai.
Não é uma adaptação fácil mas é, sobretudo, uma adaptação muito bem conseguida, pois o espírito da obra está lá, bem presente, naquele jogo de narrativas vivas, fortes e plenas de garra cénica.
Não vou esquecer e aposto que a minha linda Vanessa, também não.
Parabéns a todos os que estiveram em palco e, também, a todos os que colaboram para que o espectáculo aconteça, de forma mágica!

E viva a Cultura, para sempre!

Beijos,
da Princesa!


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Texto Juan Rulfo | Versão Cénica e Encenação Miguel Seabra | Adaptação Natália Luiza | Interpretação António Filipe, Carla Galvão, Ivo Canelas, Natália Luiza , Nuria Mencia, Romeu Costa e Rui M. Silva | Espaço Cénico e Figurinos Marta Carreiras | Música Original e Espaço Sonoro Rui Rebelo | Desenho de Luz Miguel Seabra |  Assistência de Encenação Vitor Alves da Silva |  Fotografia Nuno Figueira | Assistência de Cenografia Marco Fonseca | Montagem Marco Fonseca e Nuno Figueira | Operação Técnica Nuno Figueira | Assistente de Produção Susana MonteiroProdução Executiva Natália Alves |  Assessoria de Gestão Mónica AlmeidaDireção Artística do Teatro Meridional Miguel Seabra e Natália Luiza
 
Coprodução Teatro Meridional e Programa Gulbenkian Próximo Futuro

A escrita que me salve...


A partir de amanhã, a escrita que me salve e me apazigue a saudade que já sinto hoje.
Que bem nos souberam estas últimas semanas juntas...
Abraço meu bem querer e...

Boa viagem!

Beijos,
da Princesa! (e mã...)


Wednesday, October 08, 2014

Turistas "acidentais"...




E se há coisa mais bela nesta vida que duas "tugas felizes" é mesmo, as mesmas tugas, fazerem de turistas na sua própria terra.
Simplesmente lindo, digo eu!
E..., quase aposto a vida que a minha linda Vanessa concorda comigo. Não é meu bem querer?
Soube-nos bem o dia de hoje, ao sabor do vento, ao sabor do tempo "sem tempo" e ao sabor do que o coração nos dita.
Começámos este lindo dia, bem cedinho, cerca das 8:00, na Casa Vinyasa.
Uma bela prática de 2 horinhas de Ashtanga Yoga, seguida de umas doces festinhas da Kailani, de uns belos sorrisos da maestrinha Isa e da mami Vina.
Um belo pequeno-almoço em Lisboa e logo, logo, de seguida, aí fomos nós rumo a Cascais...
Yeeehhhh!
Sol quentinho, mar azul bem calmo e passeata até cansar, pela beirinha da costa, junto ao mar, na direcção do Guincho!
Sempre linda esta vila de Cascais, cheia de Sol e de côr!

Beijos,
da(s) Princesa(s)

Monday, October 06, 2014

O Desemprego..., em "As Nuvens"



http://www.imdb.com/title/tt1193138/

Estou a ver, neste preciso momento, um filme fantástico..., "As Nuvens".

O desemprego abordado numa perspectiva humana e, também, no seu lado mais dorido...
A dureza do sentimento de ser despedido e de pensar no que vem a seguir, as negociações, as cedências, os compromissos e, sobretudo, as contas de cabeça de como sobreviver nos tempos que se seguem...

George Clooney, super, em "Up in the Air" (2009). Sem dúvida, bem melhor que no seu casamento "super mediático",  em Veneza, no último fim de semana, cujo custo global daria, certamente, para pagar umas belas centenas de postos de trabalho já extintos, pelo menos durante um ano ou até dois, diria eu...

Um filme bem interessante sobre a problemática do desemprego e, sobretudo, sobre o desespero de quem perde o seu sustento de vida e a capacidade de cuidar da sua família.

Já passei por isso,  em 1998 e na altura pensei...
"Que se lixe! Tenho dinheiro para viver sete meses e sustentar-me a mim e à minha filha querida. Macacos me mordam se não conseguir arranjar uma alternativa digna, neste espaço de tempo."
E não é que arranjei mesmo?
Um mês e meio depois, estava a trabalhar na empresa que ainda hoje me acolhe de braços abertos e que, acima de tudo, me respeita como pessoa e como profissional das TI, em pleno século XXI.
Um bem-haja à SAP Portugal, pela audácia de contratar uma profissional com 41 anos de idade, em 1998.

Aqui deixo o meu apelo a todas as empresas Portuguesas..., antes de despedirem alguém, pensem nas alternativas possíveis, que vos garanto são imensas.

Neste post o pedido é só meu, trabalhadora a full-time desde há 42 anos (comecei aos 15 anos, acabadinhos de fazer..., incrível não acham?) mas, quase aposto a vida que o pedido terá a aderência e a vontade, de todos os trabalhadores deste fantástico Portugal!

Beijos,
da Princesa!

Sunday, October 05, 2014

Real Companhia, em Sintra...


O "só neste País", do Sérgio Godinho, também funciona pela positiva, porque só neste Portugal temos Música Popular e Tradicional tão bela.

Ontem, em Sintra, tive o previlégio de assistir, com a minha Vanessa, a mana Cristina e mais umas belas centenas de pessoas, a um concerto dos "Real Companhia", que foi um belo tributo ao que temos de melhor na música Portuguesa e de expressão Portuguesa, com cariz popular e tradicional, enfeitada, também, por belas composições de autor do Fernando, do Sebastião e do Zé Fanha.

Excelentes músicos e cantores em palco, a mostrar que a Música é um verdadeiro hino à alegria de viver e ao orgulho, em ser Português.

Um grande abraço aos "Real Companhia": Fernando Pereira, Filomena Pereira, Gui Salgueiro, José Salgueiro, Edu Miranda, João Ramos, Carlos Lopes, Paulo Loureiro e, aos convidados especiais, Sebastião Antunes e Ana Laíns.

A parte cénica inicial foi brilhante e, como se diz por agora em gíria mais contemporânea...
Arrasaram!

Belo espectáculo!

Beijos,
da Princesa!

Saturday, October 04, 2014

Os mistérios da Tecnoforma & PM Passos Coelho

"Passos Coelho já garantiu na Assembleia da República não ter recebido qualquer remuneração enquanto foi deputado em exclusividade, entre 1991 e 1999. O principal mecenas da ONG era a empresa Tecnoforma, para onde Passos Coelho entrou como consultor em 2000, um ano depois de a CPPC fechar a atividade. De 2005 a 2007 o agora primeiro-ministro foi promovido a administrador. A empresa pediu insolvência em 2012."
(in Observador, 3 de Outubro 2014)

Continuo a dizer e não me canso:
- Só me gozam! Certo?

Imaginem se fosse eu a esconder ao fisco uma remuneração secundária, mesmo que fosse daquelas bem pequeninas? Já tinha a Autoridade Tributária à perna há muito tempo e os juros acumulados da verba de impostos em dívida, nem vos digo, nem vos conto...
Seriam, certamente, suficientes para me darem dores de cabeça, por muitos e muitos anos.

Eu cidadã Portuguesa comum me confesso, como "não pecadora" fiscal e, como tal, acima de qualquer suspeita.

Imagino que daria uma excelente carrasca, principalmente de "filhinhos" dos partidos politícos que fossem apanhados a meter as mãos na "massa".

- Queres ir preso? Nem penses! Vais mas é viver uns anos com o ordenado mínimo nacional. Um ano, por cada 1000€ que meteste ao bolso indevidamente, sem declarar ao Fisco!

Qualquer semelhança com a realidade Portuguesa do momento, é mero acaso e talvez seja fruto de muita imaginação ou, até mesmo, de uns laivos de ficção...

Beijos,
da Princesa (do Povo)

Thursday, October 02, 2014

Dedicated to Manju Pattabhi Jois …

(2014, September)
(2012, April)
 
This post is dedicated to a dear Ashtanga Yoga guru, so I will write in English my deepest thanks to Manju Pattabhi Jois, a true example of simplicity, positive energy, calm, kindness, joy and above all, a great spirit and nice humor.

I’ve met him in 2012, for the first time, at Casa Vinyasa, in Lisbon. It was such a great experience to be a part of that group focused on the yoga practice, learning and experiencing the benefits of breeding and pranayama and, above all, listening to Manju’s wise and simple words and advices. His energy passed to us in the postures adjustments and I clearly remember the feeling of the soft touch, that transmitted a rare  energy to my body, just by the simple touch of his hands.

This year, I’ve the pleasure to be with him again, in the same place, whispering the chanting always, while going around between the students.

An extra joy for this 2014 moment…
Yeeehhhhh, that’s it, you are already guessing, I bet…  I’ve been at Manju’s Workshop together with my dear daughter Vanessa, and that was a sweet extra to the practice on last weekend.

Thanks for sharing so much with us Manju!
 
See you again in Lisbon sometime or, in any other place!

Ohhhh... I almost forgot to say that your smile is "unique" and a confort to our souls.
 
Kisses,
from the Princess (and Yogui)

Sunday, September 28, 2014

Os Maias – Cenas da Vida Romântica (2014)


http://www.youtube.com/watch?v=S_hGdGKAkv8

Uma adaptação ao cinema do romance de Eça de Queiroz,  muito bem conseguida. João Botelho, responsável pela direcção e pelos textos dos diálogos.
Foi bom recordar a tragédia romântica de Carlos da Maia e de Maria Eduarda que os enredou nos laços do amor e da paixão e os levou até à consumação do incesto,  os diálogos de Carlos com o seu grande amigo João da Ega, e os meandros daquela sociedade aristocrática, embrulhada em jantaradas, soirés, enredos de mexericos e futilidades, onde quase nunca faltam uns belos “rabos de saias”, para dar um toque picante às intrigas.

Li "Os Maias" por volta dos meus 13 anos e bem mais tarde, já mais perto dos 30.
Duas visões muito diferentes, no entanto, duas visões apaixonadas pelo livro, que adorei ler, em qualquer dos momentos.

O filme, captou o espírito da obra e para além da direcção excelente, também, o trabalho de actores é fantástico e os belos cenários pintados, embora estáticos, enquadram na perfeição com as figuras  em movimento, como se fossem reais.

Vão ver!

Beijos,
da Princesa! 

Tuesday, September 23, 2014

O meu cão "Bolinhas"...



O meu Bolinhas foi recolhido num jardim de rua na Damaia, há cerca de treze anos.
Estava magrinho, mal tratado, carente e com um problema grave numa das patas trazeiras, provavelmente provocado por uma pancada forte. Felizmente superou-o de todo, numa operação de sucesso, há dois anos atrás.
Viveu, feliz e contente todo este tempo na companhia do amiguinho Alex, em Baleia city, até ontem...
A tempestade e a trovoada do início da tarde falaram mais forte que o seu espaço envolvente de ternura e atiçaram o pavor que tinha das trovoadas, da chuva e das tempestades.
O medo enlouqueceu-o e fugiu de casa, onde provavelmente não voltará nunca mais, a não ser que algum milagre aconteça...
No meu coração e na minha memória ficarão sempre o seu cheiro meio rafeiroso, as lambidelas constantes que me dava nas mãos e na face, os seus olhares ternurentos e agradecidos, os latidos de alegria sempre que me via chegar depois de umas horas ou depois de uns meses, as corridas curtinhas seguidas de paragens bruscas e inesperadas aos meus pés, a pedir umas festinhas na barriga, que o faziam sorrir, sempre...
O meu Bolinhas era o companheiro fiel e amigo de coração do meu, também, querido Labrador Alex e adorava fazer umas belas espreguiçadelas e umas valentes sonecas no meu mat, depois da minha prática de yoga no jardim exterior da casa, nos dias de Verão e de Sol quentinho!
Se morreu, espero que tenha sido bem breve o momento da partida...
Se sobreviveu ao pânico, espero que alguém o tenha recolhido e lhe dê o carinho e o bom trato que sempre teve, até que um dia decida partir deste Mundo...

Bolinhas, forever and ever!

És mais um dos meus queridos animais de estimação e de coração, que sempre adoptei, desde criança e bem pequenina, quando implorava à minha mãe para me deixar ficar com aquele gatinho, ou aquele cãozinho, que tinha encontrado na rua...

Beijos,
da Princesa!

Friday, September 19, 2014

Independência na Escócia...



Não: 55,3%
Sim: 44,7%

E desta vez a malta Escocesa pregou um belo susto ao digníssimo Sr. PM Cameron que, quase aposto a vida, de agora em diante vai estar um pouquinho mais atento aos sinais que o rodeiam...
Este, talvez não fosse ainda o momento para a desanexação com a Inglaterra mas, é muito provável que o momento possa estar bem mais perto do que se julga...
Um referendo bem dividido, com uma diferença de votos menor, veio provar mais uma vez que nada, absolutamente nada, pode ser garantido como eterno, em qualquer dimensão social...

Beijos,
da Princesa!

Tuesday, September 16, 2014

Summer time...


Às vezes os intervalos da rotina podem fazer milagres por nós, muito em especial, quando o ano foi duro de roer...
Para ajudar o momento, colinho de filha é tão bom como colinho da mãe...

Beijos,
da Princesa!


Thursday, September 11, 2014

A Viagem dos Cem Passos (2014)



"The Hundred-Foot Journey" (titulo original)

http://www.imdb.com/title/tt2980648/

Eu, pecadora me confesso, amante da preparação de uns belos cozinhados (pelo menos, digo eu...) e de experimentar novas ligações e novos sabores, principalmente com os vegetais, as ervas frescas e as especiarias...
Claro que à medida que a história do filme foi avançando e atravessando o écran do cinema, até ao lado de cá, eu fui-me derretendo na cadeira, deliciando-me com as imagens, sentindo os sabores dos pratos confecionados por Hassan e até os cheiros, sim, sobretudo os cheiros, simplesmente, porque...
"Os cheiros são o retrato das nossas memórias."
Apesar de não ser "Chef", revejo-me neste filme, mais que não seja pela paixão com que sempre cozinho, por mais simples ou singela que seja a refeição...

Os actores mais seniores: Helen Mirren (Madame Mallory) e Om Puri (Papa)
Os actores mais juniores: Manish Dayal (Hassan), Charlotte Le Bon (Marguerite), Amit Shah (Mansur) e Farzana Dua Elahe (Mahira)

Simplesmente, a não perder!

Beijos,
da Princesa!

Saturday, September 06, 2014

A Face Oculta...


E quantas mais "Faces Ocultas" ainda estarão por descobrir nesta terra de gente de bem, onde as minorias, ditas "ocultas", continuam a emergir sistematicamente à superfície, cobertas de fraudes e enfeitadas de dinheiro sujo?

De vez em quando lá se condenam uns quantos idiotas, desde que os ditos condenados não pertençam aos "Clãs das Famílias de Bem" cá do burgo, quase como se desta forma se justificasse a (in)capacidade da nossa Justiça...

- Estão ver Portugueses? Afinal por cá, também, se prendem alguns malandros..., os menos elitistas confessamos mas, lá que são malandros, são! É que os outros estão de férias e não dá par interromper...

Claro que estes gajos merecem ir dentro e muito mas..., e os outros? Andam cá fora a fazer o quê?

Sem mais comentários!

Beijos,
da Princesa!

Tuesday, September 02, 2014

Andar ao sabor do sol, da cidade, do mar e do vento...


Não há coisa melhor que não pensar no que vais fazer mais logo ou no dia seguinte...
Este é um dos raros previlégios dos tempos de descanso e de férias.
Ir à praia, passear por Lisboa sem tempo, cuidar do "look", ver uma exposição, fazer pequenos almoços dignos de hotel *****, and so on, and so on, and so on...
Eu e a linda Vanessa, a deslizar pelo tempo, sem tempo...

Beijos,
da Princesa!