Sunday, July 27, 2014

“Chocolate” (2000)


IMDb


A woman and her daughter open a chocolate shop in a small French village that shakes up the rigid morality of the community.

Director: Lasse Hallström

Writers: Joanne Harris (novel), Robert Nelson Jacobs (screenplay)

Stars: Juliette Binoche (Vianne), Judie Dench (Armande) Carrie-Anne Moss  (Caroline), Alfred Molina (Reynaud), Johnny Depp (Roux)

* * * 

É verdade, 14 anos já se passaram desde a estreia do filme e a história linda, mantem-se viva na minha memória cinéfila.

Já o revi vezes sem conta e nunca me canso de o rever, já que a magia do enredo é inconfundível e eterna.

Além disso, a Juliette Binoche, tem um toque da beleza da Vanessa, n’est ce pas?
 
 

Bons sonhos! Com chocolate, se quiserem…

Beijos,
da Princesa!

Friday, July 25, 2014

Festival ao Largo"..., hoje, com a grande Elisabete Matos!


Não estou presente em corpo mas, estou presente em Alma e Coração!

Juro que vou ver todos os  segundos da sua performance, que vão passar na RTP2, dentro de uns breves minutos!

Sou grande fã e admiradora do seu percurso como cantora lírica, da sua voz e da sua expressão e interpretação dramática.

"Um rodopio de mulheres fortíssimas, personagens imortalizadas por Bizet, Mozart, Puccini, Verdi ou Wagner, vividas em palco com intensidade tamanha que a prestação reclama a lucidez da intérprete."

Está prestes a interpretar a Valquíria, de Wagner! Can’t wait!

Adoro Música, Pintura, Escultura, Leitura…, enfim, qualquer forma de expressão de Arte que me comova… e, mesmo as que não me comovem, procuro, sempre, entender e respeitar.

Não percam! Vai começar!
Adoro Lisboa!  Adoro Portugal! 
Beijos,
da Princesa!

Wednesday, July 23, 2014

Estranha forma de vida – Uma história da Música Popular Portuguesa


Uma séria documental fantástica, agora a passar à noite na RTP2, que nos retrata o panorama da música Portuguesa desde os anos 30 até à actualidade.
E apesar de olhar para as imagens e me sentir, verdadeiramente, jurássica não deixo de sentir que estou a reviver a minha juventude e a recordar momentos e canções fantásticas, das quais ainda hoje me lembro das músicas, melodias e letras, quase sem esquecer nenhuma frase…

Os Conchas, Sérgio Mendes, Simone de Oliveira, Madalena Iglésias, António Calvário, Eduardo Nascimento, Os Sheiks, Carlos Mendes, José Cid, Mike Sargent, Paulo de Carvalho, Fernando Tordo, Ary dos Santos, Tonicha, Sérgio Godinho, Jorge Palma, Rui Veloso, and so on, and so on, and so on…
E se tiverem curiosidade de ver o ultimo episódio, aqui vai…
http://www.rtp.pt/play/p755/e86747/estranha-forma-de-vida

Beijos,
da Princesa!


Sempre a pagar...


Segundo uma recente publicação do "Dinheiro Vivo"...

"A substituição do quociente conjugal por um familiar e a criação de deduções de valor fixo podem aumentar a fatura de IRS dos contribuintes sem filhos ou que já não cabem no conceito de dependente fiscal."

Ou seja, sempre a pagar mais, é o destino da grande maioria dos Portugueses, como é óbvio.

Segundo diz o artigo...

"Os dados da Administração Tributária mostram que a maior parte (70%) dos 5,08 milhões de agregados que entregaram a declaração de IRS em 2012 não têm dependentes - porque não têm filhos ou porque, como acontece com a maioria dos pensionistas, estes já não podem ser considerados para efeito fiscal. Inversamente, os cerca de 809 mil contribuintes com um dependente deverão ter um desagravamento fiscal da ordem dos 65 euros e de 206 euros quando existam dois filhos."

Afinal é simples, só nos resta reconhecer que a Ministra das Finanças, a ilustre Maria Luís Albuquerque é, de facto, uma mente brilhante e, para tal, basta olhar para a cara dela, cuja expressão irradia inteligência e bom senso...

Só me gozam!

Beijos,
da Princesa!

Sunday, July 20, 2014

For Margaretha & Bruno, with all my Love!

This post will be in English language as I know your Portuguese is still, not perfect.
One of the most beautiful things in the World are love, friendship, compromise, simplicity, sense of humour and tenderness and you, my dear friends, have them all.
I loved to be with you, share the moment and wish you both, from the bottom of my heart, at least, 30 years more of love and happiness together and also, 30 years more of happy leaving in this magic country…, Portugal!
Love to be there with you and share that Magic moment!

Kisses,
From the Princess (and always your friend)!

Friday, July 18, 2014

O deserto...


A palavra deserto é muitas vezes aplicada para dar sentido a ideias que nada se relacionam com o lugar físico em si, esse mesmo em que todos os que têm a parrocha de ler o que escrevo, estão a pensar, agora mesmo, neste preciso momento, ao ler esta simples frase introdutória do post de hoje.

A verdade é que um deserto pode ser...
- um deserto de ideias
- um deserto de conteúdos
- um deserto de amores
- um deserto de sentimentos
- um deserto de paixões ou compaixões
- um deserto de emoções, fortes ou fracas, é indiferente
- um deserto de nada ou de vazios, imensos...

estes...e, tantos outros desertos, por aí espalhados..., verdadeiros desertos sem fim.

É que hoje ouvi a palavra deserto, numa frase inserida num contexto bem engraçado e deu-me para aqui, escrever sobre a palavra "deserto".

E não é que de repente me veio à memória o grande filme, "Laurence da Arábia"? Porque será?


Beijos,
da Princesa!

Vidinha escrava...



As semanas passam e o stress não desiste...
O Sol lindo a brilha lá fora, com os raios brilhantes a afagarem os vidros do meu carro, que gira sem parar, não ajuda nadinha.
Reuniões, telefonemas contantes, pedidos "para ontem", urgências, and so on, and so on...
Paragem para almoçar..., 30 minutos, no máximo, levantar entre as 06:30 e as 07:00, dormir entre 6 a 7 horas diárias, arranjar energia e ânimo para o dia desafiante, que me espreita, todos os dias, desde há muito tempo...
E o corpo aguenta? Que remédio...
E a cabeça aguenta? Claro, tem que ser...
E a Alma e a Mente sofrem? Para já não! O Ashtanga Yoga contrabalança o esforço excessivo...
Quando comecei a trabalhar a full-time, aos 15 anos de idade, se querem que lhes diga, nunca pensei que em cima dos 57 anos, estaria a viver neste ritmo alucinante.
É que aos 15 anos de idade, ainda nem sonhava com as Novas Tecnologias, nem com os Sistemas de Informação, nem com a revolução Informática...
Mal sabia eu, quando aos 16 anos comecei a ouvir falar do Spectrum, que a minha vida profissional ia seguir este percurso.
Agora o Mundo virou-se de pernas para o ar e os conceitos de Comunicação já não são o que eram, nem de perto, nem de longe!
Cloud!
Mobile!
End-to-End!
Innovation!
Supportability!
Networking!

Simplesmente, um "Non stop ever"!

Quase tenho saudades da Idade da Pedra, juro!

Quem mais jura, mais mente! Já dizia a minha querida Mãe!

Beijos,
da Princesa!

Monday, July 14, 2014

Sonhar é facil..., concretizar é difícil!

E o ritmo do dia a dia de trabalho que a azáfama louca me impôe, é duro e pouco fácil já que não dá folgas, nem espaços de lazer, nem facilidades.
Trabalho, trabalho, trabalho..., sem parar e, ajusto-me ao ritmo veloz, sem tempo, sem espaço, sem folgaa para parar ou, até para refletir, um pouco que seja.
Hoje, estou um bocadinho cansada, depois de 12 horas de trabalho, quase "non stop"!
E nestes momentos mais duros, contam as Amizades puras, apenas e só.
Porquê? Simplesmente, porque não cobram nada e nos dão o que de melhor têm de si.
As minhas, cabem no palmo de uma mão.
Bem hajam!

Beijos,
da Princesa!

Friday, July 11, 2014

E quando penso que não aguento mais, o Ashtanga Yoga salva-me...


Foi, de facto, uma semana dura de roer, com muitos quilómetros em cima do pelo, reuniões de clientes, conferências, formação remota, and so on, and so on, and so on...
O cansaço quase me venceu mas a teimosia, aquela virtude ou defeito que me persegue sempre, levou-me a Lisboa, nos finais da tarde, até ao meu refúgio preferido, a Casa Vinyasa.
E quando o corpo parece que já não tem força para mais, a energia que o Ashtanga Yoga me transmite, revigora-me o físico e a alma, e acalma a fadiga acumulada. Para além disso, esta semana ainda foi mais especial porque, foram dois em um, ou seja, com o calor que se fez sentir, acabei por praticar Yoga e fazer Sauna, em simultâneo, eheheheh...
Agora, neste final de Sexta-Feira, consegui arranjar ânimo para matar as saudades da escrita.
Bom descanso, também, para vocês!


 
Beijos,
da Princesa!

Tuesday, July 08, 2014

E desta vez, a crise social Brasileira não se vai resolver com Futebóis...


Pois é malta, a Presidente Dilma Rousseff vai ter que "enfrentar o boi pelos cornos", como se diz por cá na Tugalândia..., simplesmente, porque desta vez a crescente agitação social Brasileira, não vai ser apaziguada com o embalo e o biberão do Campeonato do Mundo de Futebol 2014.
Agora a galera Zuca vai atirar pedra sem fim e pegar fogo no pedaço, com muito mais vontade e com muito mais garra.
Não vai ficar pedra sobre pedra, nas ruas daquelas cidades grandes, enquanto o Povo Brasileiro se lembrar dos milhões gastos na organização desta "Copa do Mundo" (em desfavor da Saúde e da Educação) e do resultado memorável destas meias-finais do Campeonato.
Acabou o jogo Alemanha-Brasil e os discípulos de Angela Merkel, com quem também não simpatizo de todo, confesso, ganharam por 7-1.

Ohhhh my God!!!!! Que humilhação histórica! Nada vai ficar como está, quase aposto a Vida, no Futebol do Brasil!

Agora já não podem gozar com a malta Tuga..., afinal só perdemos por 4-0, o que feitas as contas, perante esta catástrofe Brasileira, até parece um resultado razoável, ehehehehe!!!!

Apenas a minha simpatia para o Mr. Scolari, a quem a Seleção Portuguesa de alguns anos atrás, muito deve.

Já dizia a grande letra "Liberdade", cantada por Sérgio Godinho:

Só há liberdade a sério quando houver
A paz, o pão
habitação
saúde, educação
Só há liberdade a sério quando houver
Liberdade de mudar e decidir
quando pertencer ao povo o que o povo produzir
quando pertencer ao povo o que o povo produzir


Beijos,
da Princesa!

Sunday, July 06, 2014

A culpa é das estrelas (2014)



Um filme que aborda o drama do cancro na adolescência, naquele momento em que o sangue ferve e anseia por tudo e por nada, naquele momento em que a vida se estende à nossa frente, até perder de vista.
Sem ser lamechas e sem ser apenas uma história para fazer chorar "as pedrinhas da calçada", a bordagem ao drama de uma mais terríveis doenças deste século e do passado (o cancro), consegue transmitir os sentimentos e o drama dos pais que sofrem e adivinham a perda antes de tempo de um filho e, também, a dos filhos que, apesar da revolta e do sentimento de injustiça (porquê eu? porquê já?), encontram espaço para viver uma vida breve, condenada à morte antes de tempo, de forma bem feliz.


Gostei muito e recomendo!

Beijos,
da Princesa!

Saturday, July 05, 2014

Dino D' Santiago & "Eva"



Um espectáculo excelente, muito acima das expectativas que me levaram até lá, na companhia da minha mana do coração.
Dino D' Santiago, filho de emigrantes Cabo Verdeanos, decidiu cantar crioulo, sem pretenções e com uma roupagem simples, em busca das tradições e das suas raizes primárias, ritmos e vivências da terra "di Cabo Verde".
Uma voz fantástica, uma presença em palco linda e contagiante, enriquecida pelos músicos do outro Mundo que o acompanham.
Um abraço muito especial, para o grande Tuniko Goulart, que não envelhece nunca e que toca guitarra (e não só) p'ra caraças e, também, para o jovem do trompete, simplesmente, brilhante!
Grande noite musical!

Beijos,
da Princesa!


E para vos deixar água na boca...

http://www.youtube.com/watch?v=kWNwgEEsi-Y

https://www.youtube.com/watch?v=Xmy04YmbpAw

Thursday, July 03, 2014

O elo mais fraco, é o dador...


Acabei de ver uma reportagem na SIC sobre o tráfico ilegal de orgãos e percebi que estão à disposição de todos os utlizadores da Internet, através de um simples click nos motores de busca mais populares.

Experimentem fazer uma pesquisa no Google com esta frase: "I need a kidney now"

e...

864 Responses to “I Need a Kidney Donation Now!” às 23:10m, GMT, Lisbon time.
Simplesmente, impressionante!

Algumas das ofertas publicitadas:

lalith says: June 14, 2014 at 2:16 am
sir,i am lalith jain from bangalore,i want to sell my kidney,blood group is ab positive,age 36,healthy fit and fine,num–9972942389,,9341397614,mail–lalith_jain2000@yahoo.comif u are seriuos then only call


vasant says:
June 24, 2014 at 11:53 pm
We will arrange the kidney donors and hospitals for transplantation in India.if any one need the kidney transplantation then contact me on my mail ID:-
Kidney agent@yahoo.com

JOHN says:
June 25, 2014 at 3:59 am
I want to sale my kidney FOR FINANCIAL REASON. I’m 33 years old. weight 70 K.G.,My blood group is O+(O poisitive). Can travel anywhere ( conditional). MAIL ME THROUGH:

garfieldjohn80@yahoo.com

Estou chocada e completamente surpreendida. Juro que não me tinha apercebido que era assim tão fácil e imediato. Ignorância pura, confesso.

Resultado final de quem entra nesta jogada:
Uma fortuna paga a intermediários onde, o dador é quem recebe menos, como é óbvio.
A maior fatia de valores que podem atingir 120.000-130.000 € vão para os intermediários da venda, pessoal médico e hospitais ou clínicas privadas onde são feitas as operações (India, Paquistão, Irão, and so on... and so on...)

Em resumo. muitos dos orgâos traficados estão infectados com Hepatite C, Sida e, outras doenças afins, já que não há qualquer tipo de controlo ou regras de segurança que protejam o dador ou o receptor, no mercado negro da "Saude".

É preciso estar demasiado desesperado para recorrer a estes meios...
Alguns dos tristes resultados, das intervenções efectuadas nos países dos dadores, foram colocados a nu na reportagem, isto é, vários receptores chegaram ao nosso país, após a operação do transplante, efectuada nopaís do dador, com infecções gravíssimas que os obrigaram a depender, para sempre, da hemodiálise e a perder o rim doente "doado"...

Quanto sofrimento e quanto desespero. Oh my God!!!

Não estou aqui para julgar ninguém, apenas para refletir sobre o tema, já que prezo a Saúde, acima de tudo.

Ser saudável é um ponto e partida para ser feliz.

Beijos,
da Princesa!

Wednesday, July 02, 2014

O cansaço e..., a eterna Sophia de Mello Breyner, forever and ever!


Hoje foi mais um dia duro, mas gratificante, confesso. Correu bem!
Ando a despertar com as galinhas, às 06h30m "de la matina" e a chegar a casa à hora em que os lobisomens começam a preparar-se para a noite de assombração, isto é, cerca das 21h00m.
Mesmo assim, consigo arranjar energia, suficiente, para preparar uma refeição "very light" e saudável.
É um dos meus momentos de descontração, quase de meditação, em que a cabeça faz "reset" ao dia e fica limpa, vazia e clara, como a alvorada de um belo dia de Verão.
A minha calma e o meu sentimento de paz, hoje em especial, são uma homenagem à poetisa que tanto admiro e venero, Sophia de Mello Breyner, que hoje chegou ao Panteão Nacional, com toda a justiça.

Beijos,
da Princesa!


Quando


Quando o meu corpo apodrecer e eu for morta
Continuará o jardim, o céu e o mar,
E como hoje igualmente hão-de bailar
As quatro estações à minha porta.

Outros em Abril passarão no pomar
Em que eu tantas vezes passei,
Haverá longos poentes sobre o mar,
Outros amarão as coisas que eu amei.

Será o mesmo brilho, a mesma festa,
Será o mesmo jardim à minha porta,
E os cabelos doirados da floresta,
Como se eu não estivesse morta.

Sophia de Mello Breyner Andresen, in 'Dia do Mar'

Tuesday, July 01, 2014

A teimosia...


Ser teimosa..., será defeito ou virtude?
Cá para mim, confesso, é virtude e daquelas que não podemos desperdiçar, nunca!

Foi a minha teimosia que me deu o que tenho hoje, sobretudo que me deu paz, tranquilidade, algum conforto e capacidade de decidir e de escolher as minhas prioridades de Vida.
Foi, também, a minha teimosia que me levou a investir nas minhas capacidades de absorver novos saberes e a estudar já fora da idade dita ideal e, até me levou a escrever o que me vai no pensamento e até, às vezes, o que me vai na Alma,desde há uns largos anos, neste blog das "Histórias de Encantar".
A teimosia é, sem qualquer margem para dúvida, uma virtude, com "V" grande!
Ah, quase me esquecia foi, também, a minha teimosia que me levou a superar algumas fragilidades físicas e a progredir na prática do Ashtanga Yoga que salvou o meu corpo e a minha energia, do marasmo que ataca forte os 50's e os 60's...
Já a minha querida mãe me dizia:
- Raio da rapariga!!! Parece que foi enxertada em corno de cabra!
Se calhar fui mas..., até que valeu bem a pena, eheheheheh...
E tenho um rebento femenino, a minha linda Vanessa que, como diz a minha mana Cristina,...
"Não sai às pedrinhas da calçada!"

Beijos,
da Princesa!



Monday, June 30, 2014

Coisas da vida...


Por vezes, no nosso dia a dia, confrontamo-nos com histórias inesperadas, de verdadeiro desamor.
Tal dura realidade, obriga-nos a parar para pensar o quanto felizes somos, apesar de algumas adversidades ou contrariedades temporárias e até, de algumas desilusões.
Bem lá no fundo, se pusermos a mão na consciência e, sobretudo, se escutarmos o bater do coração, chegamos à conclusão que são coisas sem importância de maior, comparadas com alguns dramas reais que, por vezes, se cruzam no nosso percurso, apenas por mero acaso, ou não, sei lá eu...
E embora existam coisas que me entristessem, são em muito menor número do que as que me trazem alegrias e me fazem feliz.
Cada vez mais, sou grata ao que a vida me deu até hoje, o que me torna, necessariamente, mais sensível ao que me rodeia e, também, mais atenta ao espaço em que posso intervir socialmente, de forma activa, e fazer a diferença, onde é urgente actuar.
Que se lixem os protagonismos fáceis, os elogios futeis, o enaltecimento do que não tem importância alguma.

Abaixo o desamor e a indiferença social!

Beijos,
da Princesa!

Sunday, June 29, 2014

Cracolândia



Esta semana vi um documentário televesivo sobre o grande reduto do crack da cidade de São Paulo e, confesso, fiquei verdadeiramente chocada.
Uma amálgama de gente que se mistura, diariamente, entre os traficantes da droga que circulam impunes e, os consumidores que se flagelam e se injectam, a céu aberto, para quem quiser ver, ou não.
São às centenas os que gritam e gemem sob o efeito do crack e se movem como zombies, no meio do amontoado de lixo, proveniente dos resíduos do consumo.
Sodoma e Gomorra, estão ali recriadas numa dimensão assustadora, mergulhadas na escuridão daquele centro sujo e negro, plantado no centro de uma das maiores capitais do Mundo. Simplesmente, arrepiante e de cortar a respiração.

Quanto sofrimento, naquele verdadeiro inferno de Dante!

Que alguém os salve!

Beijos,
da Princesa!

Tuesday, June 24, 2014

Ashtanga Yoga, forever...


E cada vez que mergulho, em direcção ao mat, no final da tarde, o meu coração acalma, a minha mente faz “reset” ao dia intenso de trabalho e às adversidades da vida e do pensamento.

Tudo fica calmo, tranquilo e sem referências específicas, do dia duro que já passou. Simplesmente, fico em paz!
A grande beleza da prática do Ashtanga Yoga é a tranquilidade que nos transmite, depois de cansar o corpo e de nos obrigar a desafiar as leis da Física e da Gravidade!

Já me estou a ver aos oitenta anos a praticar os Asanas e tudo mais...

Obrigada Isa, Stefanie, Lizz and Tarik of course!

Ashtanga Yoga, forever and ever!

Beijos,
da Princesa!

Monday, June 23, 2014

Quem é que inventou que os gajos ficavam giros com crista de galo?


Eu não fui, juro, “cross my heart”!

E até parece que a inspiração luminosa se revê naquela crista de galo, bem inestética, diga-se por acaso...
Depois até há feições e traços, quase perfeitos, em que aquele “design” disfarça um pouco mas, em compensação há outras, em que é de fugir, simplesmente horrível, sem mais palavras adjectivantes, eheheheh…
Vejam as imagens que por aqui deixo e digam lá se não concordam?
Ai a escravidão da moda e dos padrões de beleza do momento que, simplesmente, não perdoam e tornam as pessoas, verdadeiramente, cegas.

Bons penteados, malta masculina!

Desinspirem-se e vão ver que tudo vai correr, bem melhor, pelo menos segundo os meus padrões de gosto, mas claro, sem preconceito pois cada um, gosta do que gosta.

Vive la difference! ;)

Beijos,
da Princesa!


Sunday, June 22, 2014

Em Portugal, da política, aos futebóis e à alta finança, venha o diabo e escolha...


Basta dar uma breve vista de olhos pelos periódicos Portugueses da actualidade ou assistir a uns breves minutos de Telejornais e, desde logo, o tédio e o cansaço do discurso e dos níveis de argumentação, instalam-se bem rápido, dando lugar ao sentimento de deja vu.
Ou é do calor em excesso dos ultimos dias ou do desencanto profundo mas, de facto, a falta de qualidade da grande maioria dos meios de Comunicação Social é, absolutamente, assustadora.
Desde as perguntas idiotas às entrevistas de circunstância, à falta de conteudo do discurso de quem pergunta e infelizmente, também, de quem responde, o cenário é deplorável.
O que salta à vista no imediato, ainda antes do discurso, são aquelas barrigonas redondas e grandes, empanzinadas de comida, e as mãos sapudas a segurar as cervejolas, grrrrrhhhhhhhhhh.
No cenário político as tricas entre Seguro e Costa estão ao rubro e a cobertura televisiva da presença da nossa Selecção no Mundial do Brasil, do tipo "agora estão a entrar para a camioneta"... só falta filmar os jogadores a correr para a casa de banho e anunciar o facto com um sorriso aberto e voz entusiástica, do tipo "eis que neste preciso instante, o Ronaldo está prestes a entrar no WC e logo a seguir vem aí o Raul Meireles, em paço de corrida a baixar os calções."

Pelo amor de Deus, poupem-me!

Beijos,
da Princesa!

Saturday, June 21, 2014

Luanda Cozetti



Ontem tive o prazer de a ouvir falar e de a ouvir cantar.
Desafiada pelo moderador da Tertúlia, o querido José Fanha, falou sobre a mãe e sobre o pai, o grande professor Alípio de Freitas, português de origem Transmontana que se naturalizou brasileiro nos anos 60. Combatente e rebelde por natureza e por convicção, vem a tornar-se dirigente do Partido Revolucionário dos Trabalhadores, nos anos 70, no Brasil. Preso e torturado, quando Luana ainda era bem pequenininha, sai no final dessa década do país, expulso como apátrida e vai viver para Moçambique.
Tantas e tantas histórias lindas que a Luana contou e partilhou connosco, de sorriso aberto e brejeiro, sobre o amor, a paixão, os sentimentos e as vivências da sua infância, até à data.
Adorei a forma como falou sobre o Amor e adorei, sobretudo, a sua sensibilidade de comunicação e o seu espírito de análise sociológica, que de facto, mexe com a minha sensibilidade própria.
Juro que estava bem cansada e até hesitei antes de decidir ir vê-la mas, uma vozinha cá dentro segredou-me ao ouvido:
- Vai Isabel! Vai valer a pena!
E não é que valeu?
Abraço Luanda e bem hajas! Deus te conserve assim, de coração grande, cheio de palavras doces e com essa voz linda.
Ahhhh…, quase me esquecia, Deus te conserve com esse maridão baixista que dá p’ra ver que você adora e que, por sinal, toca p’ra caramba ou p’ra cacete, como preferir, eheheeh…
“Foi bonita a festa pá, fiquei contente…” (Chico Buarque)
http://www.youtube.com/watch?v=PsJpeR2K-is

Beijos,
da Princesa!

Sunday, June 15, 2014

Deixem o Pimba em Paz


http://www.youtube.com/watch?v=9AJp_vrPnPQ
http://www.youtube.com/watch?v=LHaamau9Smo
http://www.youtube.com/watch?v=kkxjvhfRFSM&feature=player_embedded

Um projecto sui generis… mas, sinceramente, muito bom e bem divertido.
Comprei ontem o CD e já fiz algumas figuras tristes ao volante do meu carro, eheheheh…
Bruno Nogueira e Manuela Azevedo, dão as vozes ao projecto “Deixem o Pimba em Paz”, com a colaboração de nomes bem interessantes da nossa praça artística, tais como, Nuno Rafael e Filipe Melo, na produção musical.
Uma desconstrução fantástica de temas bem brejeiros da Música Portuguesa, habitualmente, designados “Pimba”.
Como raio é que alguém se lembra de fazer uma coisa destas?
Já fiz esta pergunta a mim própria, várias vezes, e não consigo imaginar bem a razão ou, até talvez consiga, se me lembrar que a ideia saiu da cabeça do Bruno Nogueira. O facto é que resultou na perfeição e o resultado final é muito bom, com arranjos e introdução de instrumentos, completamente, inesperados.

Em suma, uma produção musical, plena de humor e boa disposição. Vale muito a pena ouvir e dar umas belas gargalhadas, já que a vida não é só feita de coisas sérias e de Música Clássica.
Have fun!

Beijos,
da Princesa!

Saturday, June 14, 2014

Maleficent (Maléfica..., em Português)


http://www.imdb.com/title/tt1587310/

Uma outra face da "Bela Adormecida", que chega agora aos grandes écrans, numa bela e fantástica produção da Disney!
Angelina Jolie, encarna a Fada Má, que vem a revelar-se uma verdadeira representante do amor incondicional.
Uma história linda, plena de momentos mágicos e, confesso, algo inesperada.
As personagens animadas são de uma imaginação fora do comum e os efeitos especiais, simplesmente, brilhantes.
Depois de uma manhã de praia suave, o final da tarde virou magia.

Ohhhh! I love Cinema!

Beijos,
da Princesa!

Futebol, um desporto que move milhões...


É incrível a força que o Futebol tem, em momentos como este.
Milhões de Euros e milhões de pessoas, movidos por objectivos que, de todo, não são comuns.
Espanta-me a loucura das multidões, o desejo e luta pelo poder que, embora dito de bastidores, se expõe a nu, sem qualquer pudor.
São impressionantes e, praticamente, incontroláveis, os sentimentos que movem as massas de adeptos mas, sobretudo, são impressionantes as lutas que se travam para conseguir o título tão desejado, o de Campeão Mundial 2014.
É que o peso daquela taça, é demasiado grande, para ser ignorado.

Que ganhe o melhor, por mais que se movam as "forças ocultas".

Cá por mim, nesta altura do ano, é mais praia, sol, águas claras e cheiro a maresia!

Bons futebóis malta!

Beijos,
da Princesa!

Thursday, June 12, 2014

Santo António, de Lisboa...

Claro que não podia deixar passar esta data sem uma homenagem ao Santo padroeiro da minha cidade, a linda Lisboa.
O mais engraçado, é que a sua fama de casamenteiro, também, atravessou o Atlântico e chegou ao México. Lá, fica de pernas para o ar, na janelas das casadoiras que querem noivo, eheheheh...

E que melhor para prestar homenagem a Santo António do que um poema do meu, também amado, poeta Lisboeta, o eterno e imortal, Fernando Pessoa?

Um poema lindo, para o Santo António...

Disfrutem, porque vale bem a pena!

Beijos,
da Princesa!


SANTO ANTÓNIO (Fernando Pessoa)

Nasci exactamente no teu dia —
Treze de Junho, quente de alegria,
Citadino, bucólico e humano,
Onde até esses cravos de papel
Que têm uma bandeira em pé quebrado
Sabem rir...
Santo dia profano
Cuja luz sabe a mel
Sobre o chão de bom vinho derramado!

Santo António, és portanto
O meu santo,
Se bem que nunca me pegasses
Teu franciscano sentir,
Católico, apostólico e romano.

Reflecti.
Os cravos de papel creio que são
Mais propriamente, aqui,
Do dia de S. João...
Mas não vou escangalhar o que escrevi.
Que tem um poeta com a precisão?

Adiante... Ia eu dizendo, Santo António,
Que tu és o meu santo sem o ser.
Por isso o és a valer,
Que é essa a santidade boa,
A que fugiu deveras ao demónio.
És o santo das raparigas,
És o santo de Lisboa,
És o santo do povo.
Tens uma auréola de cantigas,
E então
Quanto ao teu coração —
Está sempre aberto lá o vinho novo.

Dizem que foste um pregador insigne,
Um austero, mas de alma ardente e ansiosa,
Etcetera...
Mas qual de nós vai tomar isso à letra?
Que de hoje em diante quem o diz se digne
Deixar de dizer isso ou qualquer outra coisa.

Qual santo! Olham a árvore a olho nu
E não a vêem, de olhar só os ramos.
Chama-se a isto ser doutor
Ou investigador.

Qual Santo António! Tu és tu.
Tu és tu como nós te figuramos.

Valem mais que os sermões que deveras pregaste
As bilhas que talvez não concertaste.
Mais que a tua longínqua santidade
Que até já o Diabo perdoou,
Mais que o que houvesse, se houve, de verdade
No que — aos peixes ou não — a tua voz pregou,
Vale este sol das gerações antigas
Que acorda em nós ainda as semelhanças
Com quando a vida era só vida e instinto,
As cantigas,
Os rapazes e as raparigas,
As danças
E o vinho tinto.

Nós somos todos quem nos faz a história.
Nós somos todos quem nos quer o povo.
O verdadeiro título de glória,
Que nada em nossa vida dá ou traz
É haver sido tais quando aqui andámos,
Bons, justos, naturais em singeleza, Que os descendentes dos que nós amámos
Nos promovem a outros, como faz
Com a imaginação que há na certeza,
O amante a quem ama,
E o faz um velho amante sempre novo.
Assim o povo fez contigo
Nunca foi teu devoto: é teu amigo,
Ó eterno rapaz.

Qual santo nem santeza!
Deita-te noutra cama!
Santos, bem santos, nunca têm beleza.
Deus fez de ti um santo ou foi o Papa? ...
Tira lá essa capa!
Deus fez-te santo! O Diabo, que é mais rico
Em fantasia, promoveu-te a manjerico.

És o que és para nós. O que tu foste
Em tua vida real, por mal ou bem,
Que coisas, ou não coisas se te devem
Com isso a estéril multidão arraste
Na nora de uns burros que puxam, quando escrevem,
Essa prolixa nulidade, a que se chama história,
Que foste tu, ou foi alguém,
Só Deus o sabe, e mais ninguém.

És pois quem nós queremos, és tal qual
O teu retrato, como está aqui,
Neste bilhete postal.
E parece-me até que já te vi.

És este, e este és tu, e o povo é teu —
O povo que não sabe onde é o céu,
E nesta hora em que vai alta a lua
Num plácido e legítimo recorte,
Atira risos naturais à morte,
E cheio de um prazer que mal é seu,
Em canteiros que andam enche a rua.

Sê sempre assim, nosso pagão encanto,
Sê sempre assim!
Deixa lá Roma entregue à intriga e ao latim,
Esquece a doutrina e os sermões.
De mal, nem tu nem nós merecíamos tanto.
Foste Fernando de Bulhões,
Foste Frei António —
Isso sim.
Porque demónio
É que foram pregar contigo em santo

Wednesday, June 11, 2014

Deixar no papel, a marca do coração...


Na próxima sessão de leitura, vou a caminho da página cento e trinta e sete, do livro da Luisa Castel-Branco, do qual já vos falei há uns dias atrás: "Para ti, do fundo do coração".
Mulher de coragem que permitiu aos leitores a emoção de ler as suas fraquezas, as suas inseguranças, os seus medos mas, também, as suas vitórias.
Tantas vezes que me apeteceu escrever sobre coisaas tão similares e tão diferentes mas, confesso, nunca tive coragem suficiente para me expor assim.
Tantos quadros que desenhei e estruturei na minha cabeça, sobre o que observo  em volta, sobre o que sinto, sobre o que mais me toca, cá dentro, naqueles precisos instantes.
Depois de ler este livro, sou obrigada a assumir que não sou corajosa. Apenas lutadora pelos meus ideais e convicções, o que nem sequer é mau de todo, nem desprestigiante mas, reconheço, às vezes sabe-me a muito pouco.
Pronto, mais umas linhas que escrevi para despejar o que se perde cá dentro e já me sinto melhor!

Boa noite e bons sonhos!

Beijos,
da Princesa!

Tuesday, June 10, 2014

10 de Junho 2014...

Passou-me quase ao lado este 10 de Junho 2014, confesso, embora isso não me traga nenhum sentimento de bem estar, em especial...
O Sol, o mar, o céu Português e o vento suave a refrescar a pele, foram apelos mais fortes que as comemorações desta data linda. É que o contexto político presente, simplesmente, não me entusiasma, nem me desperta nenhum sentimento de cidadania.
Revi, bem há pouco tempo, as imagens do desmaio do PR e reconheço que, embora eu não seja uma pessoa de má fé, não me impressionou particularmente e, até, dei comigo a perguntar a mim própria, quais seriam as razões de tal fraquejo, em cerimónia de pompa e circunstância.
Para além da debilidade física e mental que demonstra, de forma evidente, desde há muito tempo e..., só é cego quem não quer ver, interroguei-me sobre o que o terá obrigado a vergar e a sucumbir em público, numa data tão emblemática...
O enorme peso da consciência? É a primeira, grande, possibilidade.
O mau estar provocado pelos apupos dos manifestantes? É a segunda, grande, possibilidade.
A percepção, bem clara, que ninguém o quer onde está? É a terceira, grande possibilidade.
Desejo-lhe que recupere a saúde já débil e que ganhe energia suficiente para, quando afundar a cabeça no travesseiro, se questionar a si próprio sobre as decisões (ou não decisões) que tomou, nos últimos anos.

Depois de ler o que escrevi, quase me sinto a "Maléfica" mas, declaro aqui, "preto no branco", que a Angelina Jolie é bem mais giraça do que eu, eheheeh...

Um bom resto de semana VIP, é o que vos desejo!

Beijos,
da Princesa!

Monday, June 09, 2014

O meu Mar...


Sim, claro que é o meu Mar...
Este Mar e este Sol Português, são o principal motivo por nunca ter aceite alguns dos convites que já me fizeram para trabalhar no estrangeiro. Podem não acreditar mas, mesmo já quase sexagenária, eheheheh..., recusei dois, muito recentemente, e os destinos até tinham mar e sol que chega e sobra (Africa e América do Sul).
Mas,  o amor que tenho por terras Lusas, a minha idade a rondar os sessenta (daqui a três fugazes anos), o azul deste céu lindo, as minhas prioridades de vida actuais que não passam pelo dinheiro, pelo menos em primeiro lugar, embora não o despreze, de todo, como é óbvio (seria uma hipocrisia dizer o contrário), a família linda e o(a)s amigo(a)s do coração, os meus ritmos e rituais de vida, os meus desejos mais imediatos e, também, os futuros, passam sempre por viver e trabalhar, nesta terra linda e incomparável, que é o meu Portugal.
Sempre que viajo, em trabalho ou em lazer, mais em trabalho confesso, sinto uma alegria imensa quando o avião aterra no aeroporto de Lisboa.
Já a linda Vanessa, não saiu à mãe querida e foi mais aventureira, embora apaixonada pelo seu País, que disfruta ao máximo, quando por cá permanece.
Hoje o Mar inspirou-me, o Sol aqueceu-me a Alma e a cavaqueira com a Zezinha, deixou-me bem disposta!

Viva a Vida, em Portugal e viva o mar, o sol e o azul do céu de São Julião!

Um dia ainda escrevo um livro, já disse..., mesmo que seja para ninguém ler!

Beijos,
da Princesa!

Sunday, June 08, 2014

A ler Luisa Castel-Branco, "Para ti, do fundo do meu coração"


Comprei o livro, por mera curiosidade, há cerca de um mês atrás. Nunca tinha lido nada da Luisa.
Comecei hoje a ler, lá fora, embalada e aconchegada pela brisa suave e pelo quentinho do Sol, do meio da tarde.
Na altura da compra pensei, porque não? A Luisa parece-me ser uma mulher interessante, boa comunicadora e alguém que admiro so...
Let's try!
Estou, ainda, na página 39 e já me apaixonei pelo registo da sua escrita, tão carregada de sentimentos comuns a quase todas nós mulheres.
Estão lá as emoções fortes, os desejos, os amores e os desamores, os momentos de solidão profunda, os filhos, os companheiros, os maridos, as coisas banais do dia a dia em que me revejo, quase na íntegra, na pele desta mulher vulgar que sou e represento, impossível de me destacar na multidão, entre tantas outras tantas mulheres, tão diferentes ou tão iguais, a mim.
E eu que tanto adoro escrever, percebi que também estava ali registado, preto no branco, um desejo igual ao meu, uma vontade e um sonho que nunca morrem, venham as adversidades que vierem.
Um dia vou escrever um livro, seja ele para publicar ou não.

Ora escutem a Luisa, ou leiam..., como preferirem:

"Sei apenas que toda a minha vida foi assim. Esta urgência da escrita que não se destinava a ninguém, que nunca seria lida, mas nada disso importava, eu tinha que passar para o papel o que me ia na alma.

Ao longo da minha vida, vejo-o agora claramente, sempre pedi desculpa por ser diferente, sempre tentei que gostassem de mim, toda a gente, e principalmente aqueles que me eram próximos. Tentei também ser aquilo que me estava destinado, uma menina bem comportada, uma senhora cumpridora das suas obrigações sociais.

Falhei em todos esses objectivos. E fui andando pela vida, com a culpa nas costas e um sorriso nos lábios. Contudo este livro marca uma importante viragem no meu percurso de vida. Porquê agora?"

Não carrego culpas, não procurei comportar-me de forma especial, nunca me achei diferente e sempre segui em frente, sem grandes hesitações ou dúvidas... mas, esta urgência da escrita que não se destinava a ninguém, que nunca seria lida, mas nada disso importava, eu tinha que passar para o papel o que me ia na alma."

Este sentimento persegue-me desde há anos e quando li estas palavras fiquei, profundamente, emocionada. Dei comigo a vestir a sua pele e ela que me perdoe o atrevimento mas, quase me senti a sua alma gémea.
Vou terminar de ler o livro, numa assentada!

Bem haja Luisa Castel-Branco!

Beijos,
da Princesa!

Romeu e Julieta


https://www.youtube.com/watch?v=cnvUmbfs25Q#t=58
Faz algum tempinho que eu a mana Cristina não íamos ao Ballet e hoje, ou seja, ontem... revisitámos, este espectáculo, com "Romeu e Julieta", que subiu ao palco do Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, interpretado pela companhia de dança Russian Classical Ballet.
Não sendo das melhores interpretações que já vimos, foi um espectáculo muito bonito, com belos cenários, um excelente guarda roupa e, para além das boas interpretações dos bailarinos e bailarinas foi, igualmente, um espectáculo cheio de surpresas (ou não) e de ingredientes mágicos, tais como, a menina da fila de trás a sussurrar para a amiga do lado:
- Eu não entendi esta cena...
- Que cena!! Pensava eu a mana...
Mas há mais..., não desistam já da leitura. To soon!!!
No intervalo, a piquena que não entendia aquela cena, debitou a história completa do final de "Romeu e Julieta", plena de detalhes, de convicção e de sabedoria Shakespeariana. Sim senhora! 20 valores!
Aaahhhh, é verdade, quase me esquecia de comentar esta...
Para variar, neste tipo de espectáculos, a primeira fila do CCOC está sempre, completamente, vazia. Nem um lugarzinho ocupado...
Porque será? Adivinhem se quiserem porque eu não vou dizer, nem dar qualquer pista... My lips are sealed. Cross my heart!
Aaaahhhh... Já agora, só para finalizar. Qual foi o momento mágico (meu e da mana) durante a tagarelice do intervalo, qual foi?
- Está aí um filme... (disse a mana)
- "Maléfica"!!!! (disse eu)
https://www.youtube.com/watch?v=m02oVEGrRgc
Gargalhada, só pode! São muitos anos... Não, não é a virar frangos, porque eu não como carne!
Yeeehhhh!!!! Next movie to see! Adoramos as produções da Disney, não é mana Cristina?

Bons espectáculos e, claro...

Beijos,
da Princesa!

Wednesday, June 04, 2014

A foleirada do "Hino Oficial" da FPF, devia pagar imposto, com taxa máxima!





Quem é a Kika? Vocês sabem? Eu também não...
Já estou como diz o meu querido filho adoptivo, o Carlitos, que se voluntarou para fazer uma letra mais fixe mas para cantar não. Me too!!! Cantar não... mas, fazer uma letra bem mais creativa e divertida, sem dúvida!
Como é possível a "digníssima" FPF ter aprovado uma rosqueirice monstruosa destas e elegê-la como "Hino Oficial" do Campeonato Mundial de Futebol 2014?
Até dizem que a festa de apresentação teve pompa e circunstância. Dá para imaginar?
O Director(a) de Marketing e de Comunicação deste digníssimo "Organismo Oficial" só pode ser uma nódoa ou então, tem uma paixãozinha secreta pela Kika ou então, nem me atrevo a dizer mais...
Tanta imbecilidade junta, até me faz ficar com "pele de galinha" e crescer as unhas dos pés.
Onde é que estão as imagens dos grandes momentos protaonizados pelos jogadores da Selecção Nacional que até parece, só por mero acaso, contribuiram para apurar a equipa Portuguesa para o Mundial de Futebol 2014? Eu não vi, nem umazinha só... 
Em contrapartida temos a dita cuja Kika sozinhitaa no meio de um estádio de futebol, o pastor com as ovelhitas, o padeiro e os meninos e as meninas feitos tótós, sentadinhos no banco  a agitar os bracinhos e a fazer lálálá!!!! Até parece que revisitei o imaginário daqueles documentários do Eng. Sousa Veloso, no programa "TV Rural".
Espero que o campeonato corra bem melhor a Portugal, do que o resultado final desta foleirada rotulada de "Hino Oficial" da FPF.
Até aquela canção da "Forza" fez melhor figura, eheheheh...
Oh my GOD!!!!! Só nos gozam!!!
Virámo os bombos da festa, sem dúvida!

Beijos,
da Princesa!

Tuesday, June 03, 2014

Hard day Life!

Sometimes life is not so easy...
Wake up at 06:30am...
Nice quick and fresh shower, dressing accordingly the professional style and, out...
Driving 03:30m to Porto...
Customer meeting at 11:30m...
End meeting 2 hours latter... It was ok!
Driving back to Lisbon and stop about 1 hour latter...
Quick lunch at 15:00m. more or less...
Connecting remotely to the Company, first time...
Five or six calls for solving urgent issues...
Re-start driving to Lisbon...
Second stop for connecting to the Company remotely, again..., oh my God!
Arrived home around 19:00...
Connecting remotely to the Company third time. More customer calls and 2 extra hours work...
Disconnected at 21:15m...
Change for comfortable clothes and prepare nice mini fresh salad & mini vegan taco for dinner...
Now, writing a mini story to share with you my happy day, eheheheh...
Tomorrow I forbidden myself to miss my Ashtang Yoga class. Cross my heart!

What a day!!!!

Kisses,
from Princess!