Monday, April 17, 2017

O Futebol no Banco dos Réus (Patrick Murphy, 1994)


Este livro fez parte das minhas leituras, nos saudosos tempos da Licenciatura, em Sociologia, no ISCTE e… recomendo vivamente que, também, o leiam.

Já o referi por aqui, neste meu espaço de escrita e de desabafo e, de novo veio à minha memória, face aos incidentes de, verdadeiro, mau gosto, violência e anti desportivismo demonstrado, em vários eventos desportivos recentes, de futebol e não só…

E de novo, no centro das atenções, as claques arruaceiras de Grandes Clubes, com responsabilidade desportiva de destaque, neste panorama Nacional.

Confesso que o Futebol não é o meu desporto de eleição mas, o respeito por quem joga e pelo espetáculo, em si mesmo, independentemente dos Clubes em competição, é um sentimento que me acompanha, desde sempre.

Mas pelos vistos, apesar de sermos pequenos, em dimensão geográfica, continuamos a ser grandes em desacatos e atitudes anti desportivas, que em nada dignificam o verdadeiro Desporto. Infelizmente, este é um fenómeno que se repete, desde há anos, e aparentemente nada se faz nada para o impedir. Apenas a bordoada da Polícia, nos momentos de desacato and... that's all!!!

É urgente legislar, penalizar, vigiar e restringir o acesso, desta “gentinha”, a todos os recintos desportivos.

Um Basta, a tanta violência, impõe-se!
 

Beijos,
da Princesa!

 
http://observador.pt/2017/04/13/cantico-da-claque-dos-super-dragoes-gera-polemica/


No comments: