Friday, August 15, 2014

Lauren Bacall & Robin Williams

Dois grandes nomes do cinema que morreram esta semana e que não queria deixar de recordar por aqui, neste meu espaço de escrita e desabafos...


https://www.youtube.com/watch?v=30DSfAA0brs&feature=player_embedded
http://www.imdb.com/title/tt0037382/?ref_=nm_flmg_act_72
https://archive.org/details/The_Big_Sleep_trailer

Parafraseando o título do excelente artigo publicado pelo jornal "Publico", a 13 de Agosto, aqui deixo a frase que é perfeita para descrever esta diva do cinema:

"Morreu Lauren Bacall, a actriz do olhar insolente".

Os seus olhos verdes e seu olhar eram inconfundíveis e brilhavam do lado de lá da tela ou do écran, de uma forma quase mágica, pelo magnetismo que irradiavam e pelo que nos transmitiam, mesmo sem palavras.

Lembro-me dela a contracenar, com a sua eterna paixão, Humphrey Bogart, e a ambiência das cenas tinha uma carga erótica, que imagino fizesse furor, nos anos 40...

Não sou do seu tempo mas, vi os seus dois filmes mais famosos. Guardo ainda, bem presentes na minha memória, as imagens a preto e branco e, também, o som da sua voz grave e um pouco arrastada.

A sensualidade das suas personagens em Ter ou não ter (1944) e em The Big Sleep (1946), serão eternas!


http://www.imdb.com/title/tt0093105/?ref_=nm_flmg_act_83
https://www.youtube.com/watch?v=Erf2iFHG44M
http://www.imdb.com/title/tt0097165/?ref_=nm_flmg_act_78
http://www.imdb.com/title/tt0097165/?ref_=nm_flmg_act_78

Robin Williams, um actor do meu tempo que, simplesmente, adorei e me conseguiu transmitir um prazer redobrado pelo cinema, que venero com paixão.
O que mais me vem à memória e o que mais me encantou foram as suas personagens de DG radio star em Good Morning Vietnam (1987) e de professor de literatura, no Clube dos Poetas Mortos (1989).

"Gooooodddd Moooorrrning Vietnaaaaammmm!"

"Oh Captain my Captain!"

Nunca esquecerei estas frases embemáticas, de ambas as obras, nem o som da sua voz, nem a sua expressividade, verdadeiramente, invulgar.

Partiu cedo demais e em circunstências trágicas, este grande senhor do cinema.

Um adeus sentido, a Lauren e a Robin! Que sejam felizes, onde quer que estejam.

Beijos,
da Princesa!

No comments: