Friday, August 18, 2006

Mais três a caminho …

Nesta primeira década do século XXI destaca-se, agora mais acesa que nunca, a discussão sobre a inexistência de um “verdadeiro” conceito de planeta. Se acordarmos numa definição oficial, reconhecida por todas as mentes brilhantes da comunidade científica, poderá vir a ser reformulado um dos espaços do nosso encantamento: o Sistema Solar.
Recordavam-me ontem os noticiários que se tornará bem mais longa a ladainha que eu entoava na escola: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, … Plutão, … e por aí fora, até ao décimo segundo planeta, se os três novos habitantes do Sistema vierem a ser integrados: o Charon, o Xena e o Ceres.
E como todos já sabem, grandes revoluções dão sempre lugar a grandes polémicas, principalmente, porque o acordado como cientificamente correcto é, também, fonte de protagonismo e sinónimo de ascensão ao poder.
Aguardemos, então, o próximo dia 24… e até lá, lembrem-se que o espaço celeste, independentemente do número de planetas, estrelas e cometas será, sempre, palco das mais belas histórias de encantar.
De braço dado com a nossa imaginação os livros de contos, assim o podem provar.
Beijos, da Princesa

No comments: